Pular para o conteúdo principal

Caso Karadima se assemelha com o do padre devasso Marcial Maciel

do Religión Digital

Karadima e Maciel: violentadores de crianças
A condenação do sacerdote mexicano Marcial Maciel (foto, à direita), em 2006 – em processo movido pelo Vaticano e com penas que incluíam o abandono do sacerdócio e da vida pública após ser declarado culpado por abusos sexuais de menores –, representou um duro golpe à Igreja católica. E cinco anos depois, a Igreja católica chilena vive seu próprio capítulo obscuro com a atual situação do sacerdote Fernando Karadima (foto).

A sentença lida no dia 18 de fevereiro pelo arcebispo de Santiago, monsenhor Ricardo Ezzati, informou que a Congregação para a Doutrina da Fé culpava o ex-pároco da paróquia do Sagrado Coração de El Bosque por “abuso de ministério”, e o condenava a “uma vida de oração e penitência”.

E ainda que a situação local esteja longe daquela que ocorreu com o fundador dos Legionários de Cristo – que, além disso, está sendo acusado de ter tido até seis filhos e de ser usuário de drogas –, há várias semelhanças que se acentuam à medida que se toma conhecimento de mais antecedentes do que aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de El Bosque.

A jornalista Andrea Insunza, que escreveu junto com Javier Ortega o livro "Legionários de Cristo no Chile. Deus, dinheiro e poder", acredita que uma das principais semelhanças está em que a persistência dos denunciantes permitiu que se conhecessem e indagassem os abusos, diante da total inércia das autoridades eclesiásticas.

“Poder-se-ia dizer que no caso de Maciel foi o papa João Paulo II quem mais resistiu em assumir que estes testemunhos tinham que ser levados a sério, e no caso de Karadima a figura que mais resistiu é o cardeal (Francisco Javier) Errázuriz”, disse ao portal Terra do Chile a professora da Universidade Diego Portales.

Uma característica comum entre Maciel e Karadima era o enorme apego que ambos despertavam entre seus próximos, e que no caso do falecido sacerdote mexicano levou João Paulo II a declará-lo um “modelo para a juventude”.


Livro revela que João Paulo 2º sabia das denúncias contra padre devasso.
janeiro de 2011


O pároco chileno, por sua vez, foi formador de sacerdotes e estabeleceu uma relação muito estreita com seus fiéis, muitos dos quais ainda não acreditam nas acusações feitas contra ele.

“Em ambos os casos estamos falando de personagens que têm uma posição de primus inter pares (primeiro entre iguais), estão imersos em um contexto em que há um forte culto à personalidade e geram lógicas em que há muito segredo, onde há outros que observam, são testemunhas ou inclusive são vítimas e ficam calados diante do que acontece”, assinalou Andrea Insunza.

Semelhante visão tem o sacerdote jesuíta Marcelo Guidi, que disse ao Terra.cl que “em nível de personalidades há muita semelhança porque eram ponto de referência religioso de pessoas e ponto de referência religioso para a própria Igreja, que os tinha e os propunha como modelos e confiava neles para muitos de seus trabalhos apostólicos”.

“São estas personalidades carismáticas, que se deixam endeusar, e me chama a atenção quando o promotor da Justiça disse que muitos dos fiéis que buscavam acompanhamento espiritual com Karadima e vários dos sacerdotes, eram seus súditos psicológicos, isso é muito forte”, remarcou o especialista em direito canônico.

Quando a Congregação para a Doutrina da Fé estabeleceu que ambos os acusados eram culpados, a sentença foi muito semelhante: Maciel foi convidado a se retirar a “uma vida reservada de oração e penitência e a abandonar seu ministério público”, assim como Karadima.

Para Andrea Insunza, o agir da Igreja é louvável quando é comparado com as omissões cometidas no passado, mas ainda é necessário ir mais longe nas indagações e condenações.

“A investigação não estabelece as responsabilidades daqueles que encobriram estes fatos, nem no caso de Maciel com os Legionários de Cristo, nem no caso de Karadima com quem o acompanhou na paróquia. Em ambos os casos, a igreja pediu de uma ou de outra maneira perdão às vítimas, e o Papa Bento XVI o fez, mas a Igreja se detém claramente ao sancionar o abusador e não chega aos encobridores”, expressou.

Em ambos os casos, as denúncias de abusos sexuais se arrastaram durante anos, e o último testemunho contra Karadima – tornado público na segunda-feira por Francisco Gómez – dá conta de que em 1984 comunicou os fatos ao então cardeal Juan Francisco Fresno, e que este não lhe deu atenção.


Pervertido se passou por santo com as bençãos do Vaticano.
maio de 2010

Ainda que a história de Marcial Maciel continue cheia de dúvidas e obscuridades, o que acontece no Chile deve ser esclarecido para o bem da Igreja, segundo enfatizou o jesuíta Marcelo Guidi.

“As confianças, com o passar do tempo vão se recuperando, mas sempre que se vê que a autoridade eclesiástica competente, todo o resto do clero e os leigos, comecemos a nos olhar novamente com confiança, e dando mostras com fatos concretos e pontuais de que isto não vai se repetir. Oxalá, aprendamos que não podemos continuar a fazer isso”, indicou.

O sacerdote mexicano passou os seus últimos dias na localidade azteca de Cotija de La Paz e morreu nos Estados Unidos no dia 30 de janeiro de 2008, não sem antes ser acusado de desrespeitar as punições impostas pela Santa Sé e viver junto com sua amante e a filha de ambos.

Ao passo que o sacerdote chileno se encontra no Convento das Servas de Jesus da Caridade, em Providencia, onde deve cumprir com as determinações do Vaticano: evitar o contato com seus ex-fiéis, com integrantes da União Sacerdotal ou com qualquer um que queira se dirigir a ele para solicitar direção espiritual.

Livro revela vida do padre Marcial Maciel com sua amante e filha.
março de 2011

Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
´´PORQUE A RELIGIÃO que se autopropaga a escolhida por Deus , que prega o amor ao proximo , a castidade , os bons costumes e a retidão moral , esta tão envolvida em escandalos de pedofilia e as mais nojentas atitudes ????´´

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

57% desses paladinos da moralidade alheia têm pendência na Justiça Os deputados federais evangélicos são de diferentes partidos, mas em questões que envolvem comportamento e moralidade — como o casamento de gays — agem como se fossem de uma única agremiação que se norteia pelos textos bíblicos. São da base de apoio do governo, desde que o governo siga a agenda cristã-conservadora deles. Discutir a liberação do aborto, por exemplo, não pode. Tampouco distribuir nas escolas públicas kit contra a homofobia. A maioria desses paladinos da moralidade alheia responde a processos na Justiça Eleitoral e no foro privilegiado do STF (Supremo Tribunal Federal). Dos 56 deputados que o blog Frente Parlamentar Evangélica lista como da bancada de evangélicos, 32 (57%) têm pendência na Justiça. Os processos apuram acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal e formação...

Estudo revela que cultura de fumo contamina água e agricultores em SC

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...