Pular para o conteúdo principal

Juiz autoriza transfusão contra vontade de fiel da TJs



O juiz Paulo Marques Vieira, da 2ª Vara Cível de São José do Rio Preto (SP), concedeu liminar a um hospital determinando que “se faça a transfusão, mesmo havendo discordância dele [paciente] ou de seus familiares”, que são da religião Testemunhas de Jeová. A cidade tem 410 mil habitantes e fica a 454 km de São Paulo. 

O Hospital de Base (foto) recorreu à Justiça porque o paciente de 86 anos -- com hemorragia no estômago -- corria risco de morte caso não recebesse transfusão. O procedimento foi realizado no começo da noite de ontem, quinta-feira (3).

Das religiões que seguem Bíblia, a Testemunhas de Jeová é a única que proíbe a transfusão de sangue por acreditar que se trata de uma substância sagrada e quem dela tomar perderá o reino do céu.

Até a primeira metade do século passado, a TJs tinha outros dogmas polêmicos, como a de que o transplante de órgãos era canibalismo e a vacina invenção do Satanás.

O paciente idoso já tinha sido submetido no mês passado a uma cirurgia para estancar o sangramento. Na época, como agora, parentes dele e um advogado deram plantão no hospital para impedir a transfusão.

As duas filhas dele acusam os médicos de se recusarem a adotar um tratamento com eritropoetina, um medicamento que, segundo elas, pode substituir a transfusão.

O hospital não fez nenhuma declaração à imprensa. Pelo Código de Ética Médica, os médicos não podem aceitar a interferência de crenças religiosas em seus procedimentos.

Jefferson Liebana, ancião das Testemunhas de Jeová, defendeu o direito de o paciente não aceitar a transfusão. O sacerdote disse que, no caso, houve agravamento da doença por causa da contaminação hospital.

“Não queremos nos tornar mártires, nem somos suicídas, apenas temos a convicção de obedecer às leis de Deus”, disse Liebana.

A advogada e espírita kardecista Sandra Zonari, 42, disse não entender como um procedimento para salvar uma vida pode ser considerado “algo ruim para a espiritualidade”.

Com informação do Bom Dia.

TJs consegue que Justiça feche site que relata seu tenebroso passado.
março de 2011

Fanatismo da TJs.    Mais fanatismo religioso.   



Comentários

Anônimo disse…
Essas testemunhas de jeová são uns bandidos.
Anônimo disse…
Bandidos são esses juizes ateus que não respeitam a nossa crença. Meu sangue é único e pertence ao nosso Senhor.
Anônimo disse…
Pela lógica deles o certo é deixar o paciente morrer quando existe um tratamento para reverter o problema que seria a hemotransfusão.
Anônimo disse…
as TJ acreditam que mais vale morrer respeitando a "lei de Deus" de não usar sangue e ressussitar numa nova ordem do que viver agora com a transfusão e ser condenado a destruição eterna no armagedom...algo medieval! Uma Religião que segue as leis de Deus e segue os passos de Jesus Cristo sabe que Deus é amor e jamais desejará um mártir em seu "pretesto nome"...a vida na Terra é a oportunidade da evolução do Espírito, cabe aos médicos e todos os segudores de Cristo preservá-la. O grande problema das TJ é a INTERPRETAÇÃO dos palavras da Bíblia para justificar suas crenças medievais!
Eu sou Umbandista!
Abç a todos!
Lucas disse…
Pois é e Deus condena o Espiritismo e vc ainda quer falar em Deus. vcs da Umbanda são puros endemonhados falam pessoalmente com o kapeta,jogam katiça nos outros pros outros sofrerem e querem dizer que as pessoas tem de ser tratadas bem,ahhhh vai se ferra seu macumberoo endemonhadoo,vai se apresenta ai seu anonimo do kapetaaa
Vicente disse…
Olha o preconceito religioso moço...Nenhuma religião é melhor que a outra.
Anônimo disse…
lucas, antes de você mostrar o seu preconceito na rede mundial que é a internet, você devia ver primeiro o que diz a lei. ''A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias''.de acordo com a Lei Caó, uma lei federal que determina pena de um a três anos de prisão para quem praticar o preconceito de raça, cor, etnia ou religião.
Obs. lucas preconceito é crime.
Anderson Souza disse…
Hipocrisia... é o maior legado TJ aos seus fiéis. Me lembro que a alguns anos era "crime" dentro da seita o transplante de órgãos. E hoje? Hoje pode, né? E as pessoas que morreram por se recusar a transplantar um orgão? Amanhã muda de novo, talvez até liberem a transfusão. São volatéis. Tenho dó é do paciente, que provavelmente será mal visto dentro da seita.
Falando em preconceito, tá ae, Lucas, o espelho do preconceito dessa seita. Ainda quero conhecer um povo tão preconceituoso como eles. Lamentável!
Anônimo disse…
em primeiro lugar lucas nehuma religiao é melhor que a outra em segundo tj nao é religiao é uma SEITA
Anônimo disse…
Esquecem e desconhecem muitos membros dessa seita que a tranfusão só foi proibida em 1950, e nesse periodo até agora, houve 3 reviravoltas de interpretações sobre repermitir a transfusão e proibir novamente, ao bel prazer dos lideres que está no comando da seita no momento. Afirmam que é canibalismo por associar transfusão com alimentação, similar a digestão, utilizando premissas de um "médico" do séc 16...
Daí já se vê que não há uma verdade imutável nessa afirmativa.
Anônimo disse…
Se Jesus deu seu próprio sangue aos apóstolos beberem na santa ceia, e se todos somos feitos a sua imagem e semelhança, porque acreditam que o sangue de um IRMÃO está impuro? Como está escrito na Bíblia, o pecado é o que sai da boca, não o que entra por ela (e vai até o estômago).

Por quê essas pessoas se acham tão superiores? Acham que seu sangue é melhor e que o sangue dos outros é inferior (impuro)?

Quem pensava dessa forma era o Hitler, e vejam no que deu!
Anônimo disse…
Eu queria ver se fosse um familiar de um lider dessa seita. Certamente essa regra poderia ser interpretada de outra forma.
Anônimo disse…
A BURRICE DAS TJS É ACHAR QUE QUEM FAZ

TRANSFUSÃO DE SANGUE ESTA BEBENDO O MESMO,

INTERPRETAM UM TRECHO DE ATOS DOS APOSTOLOS ONDE

SE FALA EM ABSTER DE SANGEU E ACHAM QUE ISSO SE

REFERE A TRANSFUSÃO, POR ISSO ERRONEAMENTE

PREFEREM A MORTE DO QUE SE SUBMETEREM A

TRANSFUSÃO, ATE PARA UM IMPLANTE DE ORGÃOS É

POSSIVEL QUE SE COLOQUE UM POUCO DE SANGUE PARA

QUE O ORGAO FUNCIONE.


SE UM TJ COMER UM BIFE MAL PASSADO É CAPAZ DE SE

SUICIDAR,É UMA PENA QUE AS TJS SEJAM TÃO

IGNORANTE NA INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA SAGRADA,

MAS ELES SÃO ESCRAVOS DO CORPO GOVERNANTE QUE

DITA AS REGRAS QUE ELS TEM QUE SEGUIR,MAS NÃO

SEGUEM A JEOVÁ
Analista Man disse…
Desse jeito parece que Deus é a constituição e o pecado é o crime.
Anônimo disse…
Porque levaram ao hospital, sabiam o que aconteceria. e agora quem errou o medico o juiz ou o paciente? lembrem-se somos culpados pelo que fazemos, pelo que não fazemos e pelo que deixamos fazer, e agora.vejo e penso que o bem maior é a vida, então é pela vida o maior esforço, dificil é permanecer na vida, mas não é dificil é facil se querermos.
Sou da União do Vegetal
Anônimo disse…
Anônimo7 de março de 2011 10:50 , as regras da sua religião não estão , acima das leis do estado laico e , não tem valor jurídico algum no br .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo