Pular para o conteúdo principal

Jornal pede o fim do proselitismo religioso nas escolas públicas

A Folha de S.Paulo afirma em editorial ser “descabido” o fato de as religiões se insinuarem nas escolas públicas por intermédio do ensino religioso.  O que tem permitido isso, segundo o jornal, é uma ambiguidade da legislação.

O artigo 19 da Constituição Federal veda que a União, Estados e municípios tenham qualquer tipo de relacionamento com instituições religiosas, mas o 210 admite o ensino religioso, com matrícula facultativa, no horário normal das escolas de nível fundamental.

De acordo com uma reportagem do jornal, em todo o país pelo menos metade das 196 mil escolas públicas e particulares tem ensino religioso.

No Acre, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro, o ensino é abertamente confessional.

Nos demais Estados é interconfessional, permitindo que denominações predominantes transmitam aos estudantes valores que nem sempre se enquadram no pluralismo religioso determinado pela Constituição.

Para o jornal, o ideal seria a aprovação de uma emenda constitucional que acabasse com a ambiguidade.

Como isso não ocorrerá por causa do lobby religioso, a Folha espera que o STF (Supremo Tribunal Federal), ao examinar uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público Federal, invoque o princípio de que o Estado é laico e acabe com o proselitismo religioso nas escolas.

Pesquisa revela que metade das escolas tem ensino religioso.
fevereiro de 2011

Proposta contra ensino religioso é ‘imperdoável’, diz ex-ministro do STF.
fevereiro de 2011

Religião no Estado laico.   

Comentários

Yuri S. C. disse…
A folha de domingo fez bem em abordar esse assunto.
Anônimo disse…
É a velha folha de sempre. Queria saber se nas escolas ensinasse o Talmud, a folha continuria com essa opinião...
Anônimo disse…
Muito boa essa reportagem, aliás, lendo VATICANO S.A., ainda consegui ficar mais estarrecida do que estava com a Máfia do Catolicismo, tão evidente após a descoberta de que se trata de uma escola de pederastia e pedofilia...Agora estouram as provas que é também uma lavanderia de dinheiro sujo, a maior do mundo, e isso desde há cinquenta anos.
Anônimo disse…
Religião é uma coisa nojenta.Todas elas.
Anônimo disse…
Proselitismo religioso em escolas é a coisa mais nojenta,nauseabunda,ilégitima e injusta imposição que pode haver.
Concí Sales disse…
Vivi a época de ouro das explosões de licenciaturas em ciências religiosas, para diretoras de escolas , sobretudo das escolas públicas. O arcebispo da cidade onde moro, um Cardeal, conseguira mediante acordo com o governo estadual, reconhecer o curso na época chamado teologia, espécie de cabide de diplomação para uma legião de dondocas alienadas, e que não conseguiam ser aprovadas no vestibular para Serviço Social. O resultado foi obviamente um desastre; o trampolim foi usado para formar professores de religião, uma matéria que constava de uma aula semanal, onde conteúdos cívicos, morais, - leia-se conservantistas, demagógicos-; eram misturados aos sermões da montanha, bem-aventuranças e outras historietas evangélicas e sagradas. Agora ressurge a obrigatoriedade e com ela a chancela oficial para uma plêiade de semi-pedagogos mal formados; cientificamente e historicamente despreparados; desconhecedores das teorias psicológicas e educativas clássicas; com formação inferior às das universidades públicas e particulares, já avaliadas no circuito das Humanidades como precárias. Lamentável, pois uma aula semanal que melhor seria aproveitada se ensinassem botânica ou ecologia, educação sexual ou até auto-estima; será dedicada ao debate do eterno conflito territorialista entre padres, pastores, e outros presuntivos intérpretes da Bíblia; e uma pequena fatia para religiões afro e orientais. Nada, porém, evidentemente, sobrará para o debate crítico, reflexivo, filosófico, acerca das questões atuais, urgentes e emergenciais para a humanidade e o planeta. Governo e Igreja em acordo juntos, Estado e Vaticano novamente unidos, o que poderíamos esperar?
Anônimo disse…
Tah muito certo. Escola pública só vai quem vai pelo lanche, e a religião completa: pão e circo.
Anônimo disse…
Religião é a maior fraude que o ser humano já inventou.
Anônimo disse…
A escola tem de ser laica.
Anônimo disse…
Quanta estupideza meu Deus.
Anônimo disse…
Eu sou prof. de ensino religioso em duas escolas públicas, tenho formação o suficiente para lecionar alunos de diferentes religiões simultaneamente sem ferir a quaisquer crença. O plano de curso é baseado em ensinamento de valores morais e éticos que desde sempre foi e é abordado por órgãos religiosos, a exemplo da igreja católica através do seu lendário CIC. Acho e sempre achei o ensino religioso de extrema importância para a formação de ótimos cidadão, o que falta ainda é capacitação para os professores.
Anônimo disse…
Ensino religioso deveria ser laico e não teologia cristã fundamentalista fanática. Mas como são poucas pessoas que seguem a lei...
FISBLOG disse…
Valores morais e éticos podem ser ensinados sem recorrer ao ensino religioso. São valores universais, e não propriedades desta ou daquela religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa