Pular para o conteúdo principal

Jornal pede o fim do proselitismo religioso nas escolas públicas

A Folha de S.Paulo afirma em editorial ser “descabido” o fato de as religiões se insinuarem nas escolas públicas por intermédio do ensino religioso.  O que tem permitido isso, segundo o jornal, é uma ambiguidade da legislação.

O artigo 19 da Constituição Federal veda que a União, Estados e municípios tenham qualquer tipo de relacionamento com instituições religiosas, mas o 210 admite o ensino religioso, com matrícula facultativa, no horário normal das escolas de nível fundamental.

De acordo com uma reportagem do jornal, em todo o país pelo menos metade das 196 mil escolas públicas e particulares tem ensino religioso.

No Acre, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro, o ensino é abertamente confessional.

Nos demais Estados é interconfessional, permitindo que denominações predominantes transmitam aos estudantes valores que nem sempre se enquadram no pluralismo religioso determinado pela Constituição.

Para o jornal, o ideal seria a aprovação de uma emenda constitucional que acabasse com a ambiguidade.

Como isso não ocorrerá por causa do lobby religioso, a Folha espera que o STF (Supremo Tribunal Federal), ao examinar uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público Federal, invoque o princípio de que o Estado é laico e acabe com o proselitismo religioso nas escolas.

Pesquisa revela que metade das escolas tem ensino religioso.
fevereiro de 2011

Proposta contra ensino religioso é ‘imperdoável’, diz ex-ministro do STF.
fevereiro de 2011

Religião no Estado laico.   

Comentários

Yuri S. C. disse…
A folha de domingo fez bem em abordar esse assunto.
Anônimo disse…
É a velha folha de sempre. Queria saber se nas escolas ensinasse o Talmud, a folha continuria com essa opinião...
Anônimo disse…
Muito boa essa reportagem, aliás, lendo VATICANO S.A., ainda consegui ficar mais estarrecida do que estava com a Máfia do Catolicismo, tão evidente após a descoberta de que se trata de uma escola de pederastia e pedofilia...Agora estouram as provas que é também uma lavanderia de dinheiro sujo, a maior do mundo, e isso desde há cinquenta anos.
Anônimo disse…
Religião é uma coisa nojenta.Todas elas.
Anônimo disse…
Proselitismo religioso em escolas é a coisa mais nojenta,nauseabunda,ilégitima e injusta imposição que pode haver.
Concí Sales disse…
Vivi a época de ouro das explosões de licenciaturas em ciências religiosas, para diretoras de escolas , sobretudo das escolas públicas. O arcebispo da cidade onde moro, um Cardeal, conseguira mediante acordo com o governo estadual, reconhecer o curso na época chamado teologia, espécie de cabide de diplomação para uma legião de dondocas alienadas, e que não conseguiam ser aprovadas no vestibular para Serviço Social. O resultado foi obviamente um desastre; o trampolim foi usado para formar professores de religião, uma matéria que constava de uma aula semanal, onde conteúdos cívicos, morais, - leia-se conservantistas, demagógicos-; eram misturados aos sermões da montanha, bem-aventuranças e outras historietas evangélicas e sagradas. Agora ressurge a obrigatoriedade e com ela a chancela oficial para uma plêiade de semi-pedagogos mal formados; cientificamente e historicamente despreparados; desconhecedores das teorias psicológicas e educativas clássicas; com formação inferior às das universidades públicas e particulares, já avaliadas no circuito das Humanidades como precárias. Lamentável, pois uma aula semanal que melhor seria aproveitada se ensinassem botânica ou ecologia, educação sexual ou até auto-estima; será dedicada ao debate do eterno conflito territorialista entre padres, pastores, e outros presuntivos intérpretes da Bíblia; e uma pequena fatia para religiões afro e orientais. Nada, porém, evidentemente, sobrará para o debate crítico, reflexivo, filosófico, acerca das questões atuais, urgentes e emergenciais para a humanidade e o planeta. Governo e Igreja em acordo juntos, Estado e Vaticano novamente unidos, o que poderíamos esperar?
Anônimo disse…
Tah muito certo. Escola pública só vai quem vai pelo lanche, e a religião completa: pão e circo.
Anônimo disse…
Religião é a maior fraude que o ser humano já inventou.
Anônimo disse…
A escola tem de ser laica.
Anônimo disse…
Quanta estupideza meu Deus.
Anônimo disse…
Eu sou prof. de ensino religioso em duas escolas públicas, tenho formação o suficiente para lecionar alunos de diferentes religiões simultaneamente sem ferir a quaisquer crença. O plano de curso é baseado em ensinamento de valores morais e éticos que desde sempre foi e é abordado por órgãos religiosos, a exemplo da igreja católica através do seu lendário CIC. Acho e sempre achei o ensino religioso de extrema importância para a formação de ótimos cidadão, o que falta ainda é capacitação para os professores.
Anônimo disse…
Ensino religioso deveria ser laico e não teologia cristã fundamentalista fanática. Mas como são poucas pessoas que seguem a lei...
FISBLOG disse…
Valores morais e éticos podem ser ensinados sem recorrer ao ensino religioso. São valores universais, e não propriedades desta ou daquela religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...