Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica de Portugal defende diálogo com ateus e agnósticos

O diretor da Pastoral da Cultura da Igreja Católica de Portugal, padre José Tolentino Mendonça (foto), elogiou o diálogo que o Vaticano está iniciando com os ateus e não crentes em geral e disse que a igreja do seu país deve fazer o mesmo.

“É preciso substituir o confronto pelo encontro e diálogo”, disse. “A apologética feroz e a dessacralização devastadora têm de ser superadas.”

Termina hoje em Paris o primeiro encontro de representantes do Vaticano com não crentes.

A igreja elaborou para o encontro uma ampla pauta de temas, que inclui o papel dos crentes e descrentes na sociedade, economia, direito e arte. Mas não estava previsto nenhuma abordagem de assuntos sensíveis à igreja, como o uso da fé por padres para violentar crianças.

O padre Mendonça disse que o “grande desafio” do momento é acabar com a “cultura de acusação e de suspeição” entre crentes e descrentes.

Ele reconheceu que ateus, agnósticos e não crentes “têm muito a ensinar aos crentes”. Mas em contrapartida, argumentou,  os descrentes precisam reconhecer e aceitar a espiritualidade dos católicos como “uma experiência humana legítima”.

“Precisamos confiar uns nos outros.”

Com informação da Agência Ecclesia.

Cardeal revela os temas da igreja no diálogo com os ateus.
março de 2011

Ateu português pede anulação do seu batismo. (vídeo)
junho de 2009

Ateísmo.   > Notícias de Portugal.

Comentários

Anônimo disse…
"Uma experiência humana legítima". Não precisa pedir, qualquer ateu reconhece suas "experiências humanas legítimas" pelo que elas são: uma perda de tempo, recursos, ameaça à liberdade, respeito e ao livre arbítrio

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Ateus gostam mais de gato que religiosos, conclui pesquisador americano

Nala Gnirut