Pular para o conteúdo principal

TJ-RS condena Iurd por ter coagido bipolar a pagar dízimo

A 9ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a pagar à ex-fiel Silvia Massulo Wolkweis indenização por danos morais de R$ 20 mil por ter coagido-a a doar 10% de tudo que tinha em uma época em que sofria de Transtorno Afetivo Bipolar. A igreja informou que vai recorrer.

A decisão reformou a sentença de 2010 da Justiça de Esteio (cidade da Grande Porto Alegre), que tinha negado a indenização.

Nos autos do processo, Silvia afirmou que deu à igreja um patrimônio estimado em R$ 292 mil. Informou que penhorou bens, incluindo joias, para poder pagar os 10% cobrados pelos pastores. Hoje, disse, ela está na miséria.

A ex-fiel argumentou que fez as doações por estar com o seu senso crítico prejudicado por causa do transtorno de humor, como é classificado esse tipo de comportamento.

Falou que, como contrapartida, os pastores ofereceram recompensas divinas e a solução de uma crise conjugal. Não houve nenhum milagre e o seu casamento naufragou de vez.

Em sua defesa, a Universal alegou não haver provas das doações, mas o TJ recusou esse argumento porque as declarações do Imposto de Renda de Silvia registram a perda de patrimônio. O valor total das doações foi calculado pelo próprio Tribunal.

A igreja também argumentou que não obriga ninguém a pagar o dízimo, até porque a Constituição garante a todos a liberdade de crença.

A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, relatora do caso, disse, na sentença, que a liberdade de culto não significa que “atos praticados pela igreja estejam isentos do controle da Justiça”. Lembrou que existem “outras garantias jurídico-constitucionais” que também precisam ser respeitadas.

O desembargadores Túlio Martins e Leonel Pires Ohlweiler acompanharam o voto da relatora pela condenação.

Para Ohlweiler, a igreja abusou da liberdade de crença, porque impôs à fiel uma condição de fé quando ela estava comprovadamente fragilizada pela doença psiquiátrica.

Comentários

Anônimo disse…
TRANSTORNO BIPOLAR é um grave e complicado quadro de disturbio mental ....
Mas creio eu que toooodos os individuos que frequentam seitas crentes como a IURD por exemplo , e 110% das outras tambem sofrem de algum transtorno mental , sem falar o maior e mais visivel deles :

´´A BURRICE EXTREMA´´

Como fazer um crente enxergar que a função do pastor crente é aplicar 171 biblico-religioso nos fiéis para tirar de forma brutal o dinheirinho suado do Fiel trouxa !!!!
Anônimo disse…
Nem Jesus Salva

Ao modificar a sentença da primeira instância, a Des.ª Iris H. M. Nogueira está criando uma jurisprudência para esses casos de roubo abençoado pelas igrejas evangélicas.
Se todos os freqüentadores dos cultos do money, portadores de distúrbios, procurarem a justiça terrena, com base na sentença que deverá ser confirmada nos tribunais superiores, o cofre sem fundo da IURD será esvaziado em tempo “Record”.
O big boss, bispo televisivo, após fornecer procuração e tomar uma bela rasteira do seu parceiro, o Bispo Panceiro, terá que acionar o Banco Renner para socorrer a mãe de todas as tormentas: a própria IURD.
Para não provocar mais falências no mercado financeiro, a Dona Dilma, cumprimentada pelo Grande Irmão durante a sua posse, dará “aquela mãozinha”, usando, inclusive, a nossa sofrida contribuição através dos ultrajantes impostos para impedir a falência de Edir, o Grande Impostor.
Voando no seu jatão e orando no Templo de Salomão, o Macedão ainda vai mandar um “bananão” para todos os comentaristas, blogueiros e outras pobres vítimas que, indiretamente, pagam as rapinagens da galera dos pastores universais cujos tentáculos não perdoam nem os doentes psiquiátricos.
Nem Jesus nos salvará desses vampiros...
Bella Dourado disse…
Acredito nos milagres; na fé dos frequentadores,na ação de Jesus, na manifestação de graça.

Sou totalmente contra os métodos de extorção desteas igrejas da moda.

Conheço crente que abandonou um tratamento por acreditar em "toalhinha ungida" , resultado o problema ta um problmão.

As pessoas tem que ter conciências que os milagrs são obras fa fé, (Se for da vontade de Deus que eles aconteçam); que mandinga nas religiões afros; maços de vela no catolicismo; envelopes de votos $ no protestantismo é tudo a mesma coisa: Tentativa de comprar Deus. Deus não se vende.

Que sirva de alerta para que as pessoas estudem a bíblia, comparem seus textos e percebam, que médicos, advogados, juízes e outros tantos tem seus talentos segundo a vontade de DEUS!

Por hora paz a todos e que Deus tenha misericórdia; antes que algum "caudilho" entre de chicote tomado pelo exemplo de Jesus dentro dos templos profanados.
Anônimo disse…
gozado né, quando eles se ferram vão buscar a justiça dos homens, pq não cobram da justiça divina heim???????
Anônimo disse…
Chuta essa, santa!

Os pastores da IURD não precisam da assessoria do Banco Renner para realizar a simplória contabilidade que resulta em lucros fantásticos para a cúpula da igreja.
Roubaram 292 mil reais da evangélica amalucada para devolver apenas 20 mil reais por ordem da justiça.
Usando esta aritmética simples, qualquer falastrão, com a bíblia na mão, fica rico em pouco tempo, obtendo um lucro de 272 mil reais em cada “pernada” que ele aplicar no irmão da sua igreja com a ajuda dos juízes e dos desembargadores atarefados com a busca do sucesso na carreira profissional.
Porque não foi determinada a devolução de todo o capital surrupiado pela IURD devidamente corrigido para a autora da ação judicial de perdas e danos morais?
Será que a igreja que anuncia, orgulhosamente, ex-drogado, ex-assassino, ex-viado, ex-pinguço, ex-aidético e ressuscita defunto irá apregoar a incômoda recuperação da ex-doida varrida, a Dona Silvia Massulo Wolkweis que está correndo atrás do seu prejuízo?

Chupem essa manga, irmãos!
Anônimo disse…
MISSIONARIA DO DEMO

Meus tempos zun-zun, acompanhei muito bebum. Nessa época (maravilhosa!) não havia essa PATA DO DEMO, a IURD e Don Macedão, Filho-do-Cão.
Missionária era coisa séria, crentes, geralmente americanas, senhoras vestidas com decência, não essas peruas, essas galinhas com óculos escuros de griffe, espertas prostitutas cultuais que vivem do charlatanismo barato, do fanatismo explorado pelo materialismo mais grosseiro e vulgar.
A missionária do DEmo, sobrevivendo às custas do 171, que é a máfia do dízimo, que sustenta zilhões de vagabundos no mundo inteiro, inclusive ela; defende o protestantismo correto, o evangélico correto, o crente correto. O que essa safada não revela, é que TUDO É A MESMA COISA, capitalismo puro e selvagem. Nenhuma destas sinagogas de satanás é representante de Deus, nem de Jesus nenhum na terra. Nem ela. Se o Vaticano, fundamentado sobre as sete colinas de Roma, que foi fundada oito séculos antes de Cristo, é UMA MENTIRA; esta missionária de Lúcifer vem nos convencer que a verdade está com ela. E HÁ MILAGRES, E HÁ CURAS, mas não com as toalhinhas ungidas, da seita contrária, inimiga da dela, obviamente. Porque na seita dela, as orações são assépticas, DIRIGIDAS AO NADA, E NÃO PASSAM DAS PAREDES DO TETO. Não chegam a Deus nenhum, porque as ondas do rádio e da televisão não deixam. Ora, missionária do Demo, maço de vela é comprar Deus? Pois tome um banho de descarrego, macumbeira de araque!
Anônimo disse…
Quando eles vão depor nos muitos inquéritos que respondem? Eu quero ver o macedão se defendendo.
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade a Assembleia de Deus recebe dízimo de aposentados por distúrbios mentais(3 casos que eu sei mais um que já morreu)e não tem nada a fazer, os responsáveis legais de essas pessoas são da igreja e não vem nada de mais em aposentado/a por distúrbios mentais dar dízimo
VOZ DO BRASIL disse…
A solução é aplicar a lei que hoje rege na Alemanha e em muitos países europeus:

O otário (digo: fiel) deposita seu dízimo numa conta do governo em nome de sua igreja.
O governo registra a doação e repassa para a respectiva igreja, descontando o imposto devido, é claro... Assim o Estado tem pleno controle de tudo o que as igrejas recebem e ainda tributa esses lucros do comercio da fé.

Só que aqui no Brasil, maior pais corrupto do mundo, não é assim.
A bandalheira das igrejas deitam e rolam sobre a economia, sobre a mídia, sobre o estado e sobre as leis, com suas bancadas políticas eleitas nos seus respectivos currais eleitorais.

Resta agora tentar impedir que esses inescrupulosos empresários da fé não tomem o poder de vez e transforme nosso Brasil numa teocracia fundamentalista com domínio total sobre nossa economia, nossas tradições, nossa fé, nossa ciência, nossas artes e nossa política, para criminalizar aqueles que são contra seus princípios medievais ou que não comunguem com seus dogmas.

Um grande perigo para a sociedade em transformá-la numa ditadura com as ferramentas das complacências democráticas.
Anônimo disse…
Prezado Amigo Paulo Lopes, peço que modifique um pequeno trecho do seu texto, onde informa "transtorno afetivo bipolar" como doença. É classificado, segundo o DSM-IV e pelo CID-10, transtorno de humor e não doença. Se puder substituir uma expressão pela outra, seria muito instrutivo para os outros leitores. Veja o artigo na wikipedia
Paulo Lopes disse…
Mudei o texto. Abs.
Anônimo disse…
No final de 2012 teve um video do Pastor Waldomiro sobre os fiéis doarem 10% sobre o salário que elas gostariam de ganhar. Pergunto: Ao final de 2013 se a pessoa não estiver ganhando o tal salário ela pode entrar na Justiça contra a igreja do Waldomiro?
VOZ DO BRASIL disse…
Cara Missionária.

Apesar de eu ser Ateu, concordo plenamente com a senhora. A fé é uma manifestação de foro íntimo das pessoas, portanto não deve-se atrelar á materialidade do dinheiro, nem vice-versa.

O Estado por ser laico já garante a liberdade de culto, mas isso não quer dizer que o estado deva permitir a comercialização do produto da fé.

Por ser a fé, algo "divino e sagrado" entre os crentes, deveria ser por eles mesmos mais respeitado no campo do seu conceito de "sagrado".

Os atuais sacerdotes, notadamente os neo pentecostais e os que pregam a duvidosa "teologia" da prosperidade não passam de mercadores de discursos infames isentos de impostos. - Estes merecem o peso da lei do Estado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...