Pular para o conteúdo principal

PM da Paraíba afronta Constituição ao celebrar culto dentro de quartel

Site oficial da Paraíba deu a notícia do projeto evangélico
Desde o dia 1º deste mês, a 2ª Companhia do 7ª Batalhão da Polícia Militar da Paraíba promove na tarde das terças-feiras culto evangélico dentro do seu quartel, atropelando a Constituição Federal, cujo artigo 19 determina que repartições públicas não podem se envolver com qualquer atividade religiosa. O quartel fica em uma cidade litorânea de 42 mil habitantes, Mamanguape, a 50 km de João Pessoa, a capital.

Os cultos -- celebrados pelo pastor e cabo Marcílio -- receberam o nome de “Projeto Resgatando Vidas”, implantado pelo capitão Fabian, comandante do batalhão.

Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas.

Para Marcílio, que é da Igreja Batista Renascer, já se pode notar uma grande mudança de comportamento dos soldados, embora até agora tenha havido apenas três cultos. Ele informou que a cerimônia está aberta à população. Fabian, diante das primeiras críticas ao projeto, declarou que os soldados não são obrigados a participar dos cultos.

O culto inaugural foi prestigiado pelo major Almeida (subcomandante do 1º BPM) e pelo major Lúcio Domingos da Silva, presidente da Umeal (União dos Militares Evangélicos da Paraíba).

O governador do Paraíba é Ricardo Coutinho (PSB). Durante a campanha eleitoral, ele se queixou da “infâmia” dos adversários que o apontaram como ateu. A cerimônia de sua posse incluiu uma celebração ecumênica. Em um dos seus discursos na época, disse: “Governarei a Paraíba para todos, independente da sua opção religiosa”.

SUMIU  - atualização em 18 de fevereiro de 2011

O governo da Paraíba deletou do seu site a notícia do projeto evangélico do Batalhão da PM, talvez porque tema uma denúncia do Ministério Público.

Com informação do site do Governo da Paraíba e da imprensa da região.

Bombeiros de Tatuí abolem crucifixo; comando manda recolocá-lo.
novembro de 2010

Religião no Estado laico.     > Posts deste mês.

Comentários

Paulo Lopes disse…
O que esperar de uma instituição criada para impor a lei que desrespeita a mãe de todas as leis, a Constituição?
Anônimo disse…
Não concordo, Paulo. A CF não diz que não se pode realizar cultos, aliás, ao contrário,o artigo 5º,VII dispõe: - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
O que se proibe é beneficiar uma religião em detrimento da outra, ou permitir que se professe apenas uma religião.No caso, ninguém está financiando religião,o que é proibido por lei.
Sou católica e considero que a boa palavra, vinda de qualquer religião é um bálsamo no meio de tanta intolerância.O que pode uma palavra boa ter de tão horrível a ponto de se achar que deve proibi-la?
Que miséria humana é esta que, para respeitar o que pensa um ateu, é necessário desrespeitar quem crê em Deus?? O que há de tão maléfico nas palavras que dizem "não matarás", "ame seu próximo como a ti mesmo", "seja correto"? O que eu vejo é que quem deseja atropelar os valores morais, caríssimos a toda sociedade, precisa destrui-los a fim de que os seus próprios valores possam ter existência.
É uma pena que essa gente esteja tomando conta do mundo.
Cordiais saudações
Ju
Anônimo disse…
Mas os Batalhões Militares são instituições públicas, portanto, devem se manterem LAICAS. Se querem culto ou missa, que vão aos templos.
Paulo Lopes disse…
É isto aí, Ju, o Estado é laico (ou deveria ser, de acordo com a Constituição).

No mais, as religiões não detêm o monopólio dos tais de "valores morais". É possível fazer o bem sem ter religião alguma.

Abs.
P. Lobo disse…
Com ainda tem gente que desconhece o art. 19 da Constituição, transcrevo-o: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança".
Anônimo disse…
Anônimo das 23:36 (Ju)


A religião é uma coisa inventada pelo homem para mascarar suas hipocrisias!!!

Se religião fôsse de Deus vc acha que haveria guerras?

Muitas guerras travadas desde o inicio da humanidade sao feitas em nome de Deus ou de religiões.

Porque?


ja que a paz que tanto precisamos está justamente em Deus?

a Bíblia diz: “Se alguém fizer a declaração: ‘Eu amo a Deus’, e ainda assim odiar o seu irmão, é mentiroso.”((1 João 4:20)

Jesus até mesmo disse: “Continuai a amar os vossos inimigos.” (Mateus 5:44)

Quantas religiões você conhece cujos membros participam em guerras?
Anônimo disse…
Isso é inconstitucional sim pois desrespeita o art 19 da constituição brasileira totalmente.Eles estão transformando uma repartição pública em uma espécie de igreja e não uma simples prestação de serviços religiosos.ABSURDO.
Anônimo disse…
Meu Deus, vão procurar o que fazer! De preferência ler a bíblia, que é a LEI MAIOR que Deus deixou e não papel e tinta (CF) que o homem pecador fez.
QUE DEUS ABENÇÕE E PERDOE VOCÊS!
Anônimo disse…
Paulo Roberto Lopes,

Nesse caso o sr. foi infeliz.

Em quase todas as forças armadas e forças auxiliares do mundo inteiro, há assistência religiosa para quem quer que dos seus quadros se interesse ou procure tal assistência.

No Brasil não é diferente, como bem lembrado pelo JU, a despeito do Art. 5º, inc. VII da CF/88.

Veja bem que, o inciso refere a instituições de internação coletiva, que por ser em regime de internação ou DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, não seria possível aos que se submetem a essa condição, terem assistência religiosa, a não ser enquanto ali estão.

A CF/88 não se contradiz, apenas visando assegurar esse direito a quem professa sua fé religiosa, é que se abriu essa exceção no Art. 5º inc. VII.
Anônimo disse…
querem rezar??... vão rezar dentro das igrejas, parem de atormentar os ouvidos de quem não crê nas historinhas da Bíblia. Mas que encheção de saco!

Cada um cuida da sua vida e tudo ficaria numa boa. Querem se salvar?..pois que se salvem mas deixem os que preferem o inferno poxa, escolhas são escolhas!!
Procurador do que fazer disse…
Achei o que fazer: digitar no blog. Os deputados que fizeram a Constituição é que tem que ler a Bíblia primeiro ou então rasgá-la.
Analista Man disse…
Vamos esperar a criação de uma nova Constituição: a Bíblia.
Analista Man disse…
Quando se fala em Deus, não bastam apenas palavras, é necessário também o poder.
Constituição Federal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Matheus disse…
O simples fato de orarem e tudo mais, exercendo uma religião, em nada fere a Carta Magna. Mas usar um Batalhão da PM para fazer proselitismo, realizar culto e disseminar textos bíblicos é uso do Estado para pregação do Cristianismo, e isso não só fere, como é um tiro no coração da CF/88.
Chris ZeroUm disse…
"Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas."

Dados estatisticos mandaram saudações... até qd ?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...