Pular para o conteúdo principal

PM da Paraíba afronta Constituição ao celebrar culto dentro de quartel

Site oficial da Paraíba deu a notícia do projeto evangélico
Desde o dia 1º deste mês, a 2ª Companhia do 7ª Batalhão da Polícia Militar da Paraíba promove na tarde das terças-feiras culto evangélico dentro do seu quartel, atropelando a Constituição Federal, cujo artigo 19 determina que repartições públicas não podem se envolver com qualquer atividade religiosa. O quartel fica em uma cidade litorânea de 42 mil habitantes, Mamanguape, a 50 km de João Pessoa, a capital.

Os cultos -- celebrados pelo pastor e cabo Marcílio -- receberam o nome de “Projeto Resgatando Vidas”, implantado pelo capitão Fabian, comandante do batalhão.

Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas.

Para Marcílio, que é da Igreja Batista Renascer, já se pode notar uma grande mudança de comportamento dos soldados, embora até agora tenha havido apenas três cultos. Ele informou que a cerimônia está aberta à população. Fabian, diante das primeiras críticas ao projeto, declarou que os soldados não são obrigados a participar dos cultos.

O culto inaugural foi prestigiado pelo major Almeida (subcomandante do 1º BPM) e pelo major Lúcio Domingos da Silva, presidente da Umeal (União dos Militares Evangélicos da Paraíba).

O governador do Paraíba é Ricardo Coutinho (PSB). Durante a campanha eleitoral, ele se queixou da “infâmia” dos adversários que o apontaram como ateu. A cerimônia de sua posse incluiu uma celebração ecumênica. Em um dos seus discursos na época, disse: “Governarei a Paraíba para todos, independente da sua opção religiosa”.

SUMIU  - atualização em 18 de fevereiro de 2011

O governo da Paraíba deletou do seu site a notícia do projeto evangélico do Batalhão da PM, talvez porque tema uma denúncia do Ministério Público.

Com informação do site do Governo da Paraíba e da imprensa da região.

Bombeiros de Tatuí abolem crucifixo; comando manda recolocá-lo.
novembro de 2010

Religião no Estado laico.     > Posts deste mês.

Comentários

Paulo Lopes disse…
O que esperar de uma instituição criada para impor a lei que desrespeita a mãe de todas as leis, a Constituição?
Anônimo disse…
Não concordo, Paulo. A CF não diz que não se pode realizar cultos, aliás, ao contrário,o artigo 5º,VII dispõe: - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
O que se proibe é beneficiar uma religião em detrimento da outra, ou permitir que se professe apenas uma religião.No caso, ninguém está financiando religião,o que é proibido por lei.
Sou católica e considero que a boa palavra, vinda de qualquer religião é um bálsamo no meio de tanta intolerância.O que pode uma palavra boa ter de tão horrível a ponto de se achar que deve proibi-la?
Que miséria humana é esta que, para respeitar o que pensa um ateu, é necessário desrespeitar quem crê em Deus?? O que há de tão maléfico nas palavras que dizem "não matarás", "ame seu próximo como a ti mesmo", "seja correto"? O que eu vejo é que quem deseja atropelar os valores morais, caríssimos a toda sociedade, precisa destrui-los a fim de que os seus próprios valores possam ter existência.
É uma pena que essa gente esteja tomando conta do mundo.
Cordiais saudações
Ju
Anônimo disse…
Mas os Batalhões Militares são instituições públicas, portanto, devem se manterem LAICAS. Se querem culto ou missa, que vão aos templos.
Paulo Lopes disse…
É isto aí, Ju, o Estado é laico (ou deveria ser, de acordo com a Constituição).

No mais, as religiões não detêm o monopólio dos tais de "valores morais". É possível fazer o bem sem ter religião alguma.

Abs.
P. Lobo disse…
Com ainda tem gente que desconhece o art. 19 da Constituição, transcrevo-o: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança".
Anônimo disse…
Anônimo das 23:36 (Ju)


A religião é uma coisa inventada pelo homem para mascarar suas hipocrisias!!!

Se religião fôsse de Deus vc acha que haveria guerras?

Muitas guerras travadas desde o inicio da humanidade sao feitas em nome de Deus ou de religiões.

Porque?


ja que a paz que tanto precisamos está justamente em Deus?

a Bíblia diz: “Se alguém fizer a declaração: ‘Eu amo a Deus’, e ainda assim odiar o seu irmão, é mentiroso.”((1 João 4:20)

Jesus até mesmo disse: “Continuai a amar os vossos inimigos.” (Mateus 5:44)

Quantas religiões você conhece cujos membros participam em guerras?
Anônimo disse…
Isso é inconstitucional sim pois desrespeita o art 19 da constituição brasileira totalmente.Eles estão transformando uma repartição pública em uma espécie de igreja e não uma simples prestação de serviços religiosos.ABSURDO.
Anônimo disse…
Meu Deus, vão procurar o que fazer! De preferência ler a bíblia, que é a LEI MAIOR que Deus deixou e não papel e tinta (CF) que o homem pecador fez.
QUE DEUS ABENÇÕE E PERDOE VOCÊS!
Anônimo disse…
Paulo Roberto Lopes,

Nesse caso o sr. foi infeliz.

Em quase todas as forças armadas e forças auxiliares do mundo inteiro, há assistência religiosa para quem quer que dos seus quadros se interesse ou procure tal assistência.

No Brasil não é diferente, como bem lembrado pelo JU, a despeito do Art. 5º, inc. VII da CF/88.

Veja bem que, o inciso refere a instituições de internação coletiva, que por ser em regime de internação ou DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, não seria possível aos que se submetem a essa condição, terem assistência religiosa, a não ser enquanto ali estão.

A CF/88 não se contradiz, apenas visando assegurar esse direito a quem professa sua fé religiosa, é que se abriu essa exceção no Art. 5º inc. VII.
Anônimo disse…
querem rezar??... vão rezar dentro das igrejas, parem de atormentar os ouvidos de quem não crê nas historinhas da Bíblia. Mas que encheção de saco!

Cada um cuida da sua vida e tudo ficaria numa boa. Querem se salvar?..pois que se salvem mas deixem os que preferem o inferno poxa, escolhas são escolhas!!
Procurador do que fazer disse…
Achei o que fazer: digitar no blog. Os deputados que fizeram a Constituição é que tem que ler a Bíblia primeiro ou então rasgá-la.
Analista Man disse…
Vamos esperar a criação de uma nova Constituição: a Bíblia.
Analista Man disse…
Quando se fala em Deus, não bastam apenas palavras, é necessário também o poder.
Constituição Federal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Matheus disse…
O simples fato de orarem e tudo mais, exercendo uma religião, em nada fere a Carta Magna. Mas usar um Batalhão da PM para fazer proselitismo, realizar culto e disseminar textos bíblicos é uso do Estado para pregação do Cristianismo, e isso não só fere, como é um tiro no coração da CF/88.
Chris ZeroUm disse…
"Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas."

Dados estatisticos mandaram saudações... até qd ?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Delírios bolsonaristas