Pular para o conteúdo principal

Homens que chamam as mulheres de 'vítimas sociais' são frouxos

Título original: "Femmes aux hommes"

por Luis Felipe Pondé para Folha

Muitas leitoras se queixam de que nunca falo sobre os males masculinos. Hoje, vou pagar uma parte desta dívida. Como todo homem que gosta de mulher, sou um escravo do desejo de deixá-las felizes. Que inferno...

Recentemente, numa entrevista, uma jornalista me perguntou se acredito que os homens tenham medo de mulheres inteligentes. E também o que seria mais importante numa mulher, beleza ou inteligência.

Antes de tudo, um reparo. Neste assunto, não consulte as feministas porque elas não entendem nada de mulher. Tampouco pergunte aos homens que chamam as mulheres de "vítimas sociais", porque são frouxos. Pobres diabos: mulher não gosta de covarde, mesmo que seja covarde em nome dos "direitos femininos".

A segunda pergunta (o que é mais importante numa mulher, a inteligência ou a beleza?) é fácil: a beleza vem em primeiro lugar, nunca a inteligência. Quando um homem disser pra você que ele prefere mulheres inteligentes, ele quer te pegar. Ou, pior, ele tem medo do patrulhamento das feias e das chatas, que no Brasil, graças às deusas, não crescem em número porque as mulheres brasileiras são como dizem os franceses "femmes aux hommes" (mulheres para os homens).

Por que é necessário ter coragem pra dizer que a inteligência feminina não é erotizada pelos homens? Ora bolas, porque atualmente falar para as mulheres que inteligência vale mais do que a beleza é um "dever de todo cidadão".

Uma mulher poderá fazer uma queixa contra você na delegacia da mulher caso você não diga para ela que inteligência numa mulher é fundamental. Não se engane: inteligência nunca é fundamental. Mas, não exagere para o outro lado: as burrinhas enchem o saco depois de duas horas de sexo.

Quanto à primeira questão (os homens têm medo de mulheres inteligentes?), a resposta é simples: sim, sempre; só os mentirosos e medrosos negam este fato. Melhor dizendo, o homem sempre tem medo da mulher, principalmente quando está interessado nela.

Segundo os darwinistas, esta seria uma característica atávica, desde a savana africana. Medo da infidelidade, medo da impotência, medo do ridículo.

Mas há sutilezas nisso tudo. O homem prefere a beleza, mas num relacionamento de longo investimento, outras característica pesam, às vezes, mais do que a beleza pura e simples. Por exemplo, evidências de que ela seja fiel, boa mãe para seus futuros filhos, generosa, doce (coisa rara em mulheres excessivamente competitivas, como é comum em cidades do tipo São Paulo, mas menos comum em outras regiões, como Minas Gerais ou Nordeste onde elas são mais "sorridentes").

Beleza demais pode dar medo quando ela é sua mulher. Garanhões costumam rondar mulheres bonitas demais. Se você só quer "pousar de poderoso" com uma gostosa, tudo bem, mas se quiser viver com ela, aí a coisa pega. Para pilotar um Boeing você tem que ser competente em muita coisa, e nem sempre dá, num cenário violento e volátil como o mundo contemporâneo, onde as mulheres têm mais opção de escolha afetiva e profissional.

Por que, muitas vezes, é tão difícil para as mulheres aceitarem que a inteligência numa mulher não seja essencial? Porque, ao contrário dos homens (esses seres primitivos, insensíveis e promíscuos... risadas...), as mulheres erotizam a inteligência no homem, às vezes, mais do que a beleza pura e simples.

Eu arriscaria dizer que a inteligência quando associada à coragem (virilidade) pode ser um afrodisíaco imbatível para as mulheres numa noite de calor.

Resumo da ópera: a inteligência numa mulher é um risco interno à relação porque o homem pode se sentir "menor" do que ela.

Já a beleza feminina é sempre um risco externo porque o cara sente medo de perdê-la porque sabe como os outros caras pensam.

Já a inteligência num homem nunca é um risco interno à relação porque as mulheres dão nó em qualquer homem. Mas é sempre um risco externo porque as mulheres sabem como suas parceiras pensam: se, além da inteligência, o cara tiver "atitude" (a soma disso dá em charme), aí, meu bem, se prepare para a cobiça de suas amigas.

dezembro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
Pondé é a reencarnação de Schopenhauer, nota -se perfeitamente a semelhança!
Ricardo disse…
Eu li. Reli. Refleti. Mas não consegui chegar a uma conclusão sobre o que esse cara quis dizer com "pousar (sic) de poderoso". O correto não seria "posar de poderoso"? Ou será que ele quis se referir à metàfora da "mulher-Boeig", logo em seguida?
Fico imaginando o marmanjo pousando (aterrissando) com sua mulher-avião, para inveja e ressentimento de seus colegas e amigos...
Será que foi isso que o pós-doc, Phd, poliglota e membro da elite intelectual Luiz Felipe Pondé quis dizer? Ou foi só um escorregão de gramática mesmo?
Ricardo disse…
O Sr. Luis Felipe Pondé merece parabenizações por ter conseguido algo que nenhum colunista de jornal jamais conseguiu (pelo menos que eu saiba). Ao usar sua exígua coluna semanal para exorcisar seus demônios e conseguir convencer a maioria do público leitor que é uma "provocação" de um intelectual gabaritado, o Sr. Pondé conseguiu a inédita proeza de SER PAGO para fazer análise! E isso usando um espaço público em um veículo de grande circulação, como a FSP! É realmente uma estratégia de tirar o chapéu. Pena que eu não a "compre", se é que me entendem. Mas eu sou apenas um. Os fãs (que crescem a cada dia) compram e revendem a preço de ouro, pelo que vejo internet afora.
Não deveria me dar ao trabalho de comentar. Cada pessoa vive enfim daquilo em que acredita, ainda que negue. Hoje em dia se acredita que sejamos apenas um corpo como um manequim de cera na busca de um ideal de beleza que contraria, dentre outras coisas, o tempo e o fato inegável de que estamos todos sujeitos a ele, o que gera angústia e frustração.
Quanto aos homens, aprendem a ser boçais assim com as mulheres como se fosse o exclusivo modo de vida possível. O único meio de se provar que algum instinto é da natureza de um ser é isolando-o da cultura e outras coisas que formam as personalidades, e não acho que alguém já tenha conseguido tal façanha impossível.
Por fim, lembro-me de Pessoa:
"Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?"
É preciso de alguma loucura, que não deixa de ser a sensibilidade e a inteligência, para ser mais que um cadáver adiado que procria. Mas não tenho esperanças de que muitos homens possam compreender isso.
Anônimo disse…
[b][i]"Será que foi isso que o pós-doc, Phd, poliglota e membro da elite intelectual Luiz Felipe Pondé quis dizer? Ou foi só um escorregão de gramática mesmo?"[/i][/b]

Pode ter sido um erro de digitação do Paulo Roberto Lopes ao reproduzir o texto do Pondé aqui no blog.
Ricardo disse…
Não foi anônimo. Na versão on-line e impressa da Folha também estão assim. Eu conferi.
Anônimo disse…
Nossa, como um dito "doutor", faz um texto tão medíocre. Ou é sinal de uma inteligência superior, que está além do que eu vou conseguir entender em toda minha vida ou é só imbecilidade.
Mas, sinceramente que sejá a segunda.
Anônimo disse…
Não li e não gostei.
Ricardo disse…
E o pior é que estão aparecendo clones do dito cujo pelos blogs da vida.
Fico imaginando o moleque chegando em casa e a mãe: “Onde aprendeu a falar assim, menino?”. E o moleque: “Foi com o filósofo Pondé, da Folha de São Paulo, sua velha feia, chata e mal-comida. Nem ouse contradizê-lo”.
Anônimo disse…
você não vai nunca entender seu casamento e relacionamentos de uma forma coerente e enxergar homens e mulheres com os mesmos males e inseguranças? todos temem perder blz, tanto feminina qto amsculina, qlqr um dá nó em qlqr um. estamos em 2011, tio.
Anônimo disse…
Acho que foi o estagiário que assinou e filósofo e editores estão de férias, certeza.
Anônimo disse…
As chateações que mulher burra promove depois do sexo não me incomadam, tenho o sonho pesado. A desgraça são as outras, que dias depois ainda lembram de tudo.
Há algum tempo tenho lido textos e artigos de L.F. Pondé. Não expressarei, neste momento,opiniões à respeito deste artigo ou qualquer outro. Farei apenas algumas observações. A primeira delas:realmente Pondé errou ao digitar ou escrever pousar ou invés de posar. Mas, e daí...? Uma forma de reforçar o pensamento do próprio Pondé quando diz não acreditar em "pessoas melhores" ou "boas consciências" é o acusar de um erro banal de português como se um PHD não pudesse errar ao invés de comentar e rebater o conteúdo do artigo? Segunda: sempre que leio algo, e este algo me incomoda, procuro, no meu íntimo, encontrar os motivos da minha inquietação. A minha experiência pessoal diz que, muitas vezes o incômodo foi pelo texto representar uma distorção de uma visão muito fixada na minha mente ou mesmo quando me tira das águas tranquilas nas quais singra o barco da minha consciência... Mas, obviamente, há incômodos por não concordar, em absoluto, com nada do que fora escrito. No entanto procuro rebater com certa argumentação baseada em encadeamentos lógicos. Não adianta apenas esbravejar... No presente texto, por exemplo, não há nenhuma contra argumentação diante de qualquer postulado exibido por L.F. Pondé. Seria interessante algum homem (já que o texto é dirigido para eles, segundo o autor) que refutasse a afirmação: "homens que dizem que as mulheres são 'vítimas sociais' são frouxos". Eu mesmo fico a pensar: o que seria uma "vítima social" e a "frouxidão" enquanto conceitos segundo L.F. Pondé. Ao explorar-se estes conceitos teríamos um debate muito mais prolífico em idéias e pobre em palavras vãs. Como exemplo de uma boa resposta cito a internauta "Clarissa de Beaumont" que embora não tenha refutado idéias e/ou conceitos, abriu margem à discussão.
Zeca disse…
O texto é repetitivo e não fala nada de novo do que é dito por aí. E é uma verdade machista, verdade mesmo, que para um provocador soa muito bem, mas é pequeno e perda de tempo. De conversa de boteco, todo brasileiro é Phd.
Ricardo disse…
Luiz Alberto,

Infelizmente, não consigo observar nenhum sentido nos textos do Pondé que não seja o de aparecer pura e simplesmente. Ou melhor, "provocar", como ele mesmo gosta de dizer por aí, e ainda por cima usando a própria autoridade de intelectual, o que, supostamente, daria mais credibilidade às esbravejadas dele. Para que procurar rebatê-lo com argumentos lógicos quando, claramente, não os há? Quando o cara fica vomitando "verdades" que são a mais pura expressão do senso comum, usando um espaço público e sendo pago para destilar suas neuroses?
Anônimo disse…
Pondé é verdadeiro, cruel e real como a vida. Infelizmente nós homens estamos cada vez mais medrosos, paralisados pelo medo de parecermos preconceituosos.
Sati Sukalpa disse…
Apenas um pensamento me veio a cabeça durante esse "texto" todo.

Quanta INSEGURANÇA.

E já deu né? Esse estereotipo mulher bonita-burra, e mulher inteligente-feia.
Anônimo disse…
O "chato" do sr. Pondé acertou de novo! E para as criticas quanto ao "erro" gramatical,os que o comentaram, por gentileza e favor de sua compreensão semântica, releiam trecho ("pousar de poderoso" ... Para pilotar um Boing precisa ser competente em muita coisa" - Pousar no sentido de pouso mesmo e não no sentido de pose como muitos entenderam). ('magina se Pondé ia "comer barriga" tão crassamente assim)
Ricardo disse…
Anônimo das 13:54

Só para constar, quanto à confusão entre pousar/posar, eu mandei um e-mail para o Pondé e... ele ADMITIU que foi uma comida bola, dele e do editor! Nada que os desmereçam, talvez fosse implicância minha mesmo.

Mas o que mais me espanta é o malabarismo mental que você fez para não admitir que ele pudesse estar errado... Se você faz isso para justificar um erro gramatical, imagina o que deve fazer para justificar todo um conjunto de ideias.
maniacsT disse…
A verdade é apenas uma, todo mundo quer alguém belo e poderoso, mas tem medo de alguém tomar isso de você, então pensamos" somos medíocres"
Ernestico Lufran disse…
Ricardo, até para usarmos a terminologia do Pondé, ou seja, a terminologia filosófica, aquilo ao qual não podemos argumentar para provar a existência ou refutar é algo evidente. Atentemo-nos para a palavra: e-vidente, aquilo a qual é 'visto', posto que existe. Sem ficar "viajando na maionese", vamos admitir aqui que as coisas existam antes de mim ou de você ou de qualquer outro ser humano, ou seja, há uma pedra antes do Luiz ou do Ricardo,a qual eu e o Ricardo reconhecemos como pedra, embora talvez tenha significados que a mente minha ou a sua produza. Portanto só aquilo que é evidente não necessita de demonstração ou argumentação lógica. Quando você diz que não há argumentação lógica ou um contra argumento, você admite que o que ele diz é verdade nua e crua, evidente! Portanto para que você diga que o que ele diz é um absurdo você deve demonstrar porque o é. Sim, admito, o Pondé também não tenta demonstrar as teses dele,não sei o motivo, talvez ele saia pela tangente dizendo não ser este o objetivo em um artigo publicado em um jornal de circulação nacional. Talvez não seja uma "saída" pela tangente e realmente seja isso. Eu já li o livro dele "Contra um mundo melhor" e é o ele afirma com relação aos ensaios que lá se encontram.Por fim, quero dizer que acho legal este nosso diálogo. Acho que o objetivos dos comentários não deveria ser apenas mandar as pessoas "pro inferno" ou "pra puta que pariu", pois isso é fácil, e sim escrever sobre as idéias minhas, suas e, obviamente, do autor!
Ivan disse…
“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”.
Vinícius de Moraes
Anônimo disse…
Machista!
Gilberto disse…
Primeiramente acho que você deveria parar de escrever coisas como se fossem verdades únicas, isso da a impressao de que com esses textos você expõe as justificativas da sua cabeça por voce ser tudo isso que diz como por exemplo 'Só os mentirosos e medrosos negam o fato de ter medo de mulher' nao acha essa uma posiçao mto cômoda ? Se eu nego, logo sou chamado de mentiroso e medroso pelo seu texto, sem argumento algum. Voltando, nao é por que você se sente assim que tenha que colocar todos os homens nessa posição junto com você pra voce se sentir um poco menos solitario na imbecilidade, talvez essa sua afirmação seja realmente um simples jeito de confirmar que vc eh mais um covarde defensor dos direitos femininos, disfarçado de colunista agressivo e 'engraçadinho pra alguns' que deve conquistar leitores colocando frases em francês ou então proclamando textos óbvios que ja passaram por reflexão até na cabeça de uma criança de 10 anos. Você entao é um escravo do desejo de deixa-las felizes ? não sei se é só comigo, mas isso me soa um poco estranho vindo de alguem que mal conheço e que simplismente senta e escreve o que quer, fica dificil de acreditar, na prox. vez tenta ser um poco menos engraçadinho e um pouco menos julgador pqe vc nao sabe ;) ... Eu poderia ficar aqui um dia, criticando frase por frase do seu texto, mas vai só mais uma ... Amigo é ÓBVIO que um homem tem medo qnd esta interessado por uma mulher, mas nao medo DA mulher medo das reações e medo do diferente, se fosse medo da mulher obviamente ele rejeitaria tal sentimento, a não ser que o medo TE fascine, e faça você sentir desejo, ai ja é um problema da TUA cabeça. Você me diz que o homem tem medo da mulher, e quando vai justificar , apenas cita situações que não envolvem a mulher em si, mas a fidelidade em relação a sua beleza. O que é pior, é que alguem que faz um texto desse é colunista e assediado por jornalistas, quanto lamento, dou razão a todos a cima, agora Caio Nijam, como você pode conhecer a realidade nua e crua ? se você realmente conhece favor passe o seu contato e me explique, acho algo mt complexo para se entender com esse texto. Bom, CHEGA fica a dica, apenas julgo o teu texto porque voce colocou e publicou ou seja, ele esta exposto a publico, caso na goste, vá escrever no diário!
Muito razo seu texto, se é que vc me entende.
Eu acho que voce disse…
a origem dos frouxos, segundo teoria do frando, teoria biológica e genética....
http://euachoquevoce.blogspot.com
Anônimo disse…
Ri muito dos comentários! Rs, rs, rs.
Áurea Barbosa disse…
Pondé é feliz porque pode desabafar e ainda ganha para isso!
Gênio!
Anônimo disse…
Sou mulher, sou muito bonita, muito inteligente (só tenho coragem de escrever essas coisas pretensiosas pq estou anônima aqui, mas é verdade) e concordo com o Pondé em quase tudo. Realmente a mulher erotiza a inteligência masculina. Inteligência com coragem é o mix perfeito para me enfeitiçar completamente, e o Pondé tem esses dois atributos de maneira transbordante. Sorte tem a mulher dele! MUITA sorte!
Jaciara Santos disse…
O texto é mediocre. Simples assim.
Jaciara Santos disse…
Fez bem!
Jaciara Santos disse…
boa rsrss
Jaciara Santos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaciara Santos disse…
"Machista" e "conversa de boteco" são palavras chave no texto do PhD LF Pondé.
Simplesmente medíocre.
Jaciara Santos disse…
Como o Zeca ja havia postado. O que ele escreve é "conversa de boteco" e nisso ele é PhD.
Anônimo disse…
Ele realmente parou no tempo.O que mais se vê hoje em dia é mulher que colocam a beleza como característica fundamental na hora de escolher um homem, inclusive as muito inteligentes.
Anônimo disse…
Desculpe-me pela franqueza, mas você não me pareceu muito inteligente não.
NINAZINHA31 disse…
AMEI VC AMOR...MUITO DETALHISTA E CORRETO EM SEU PONTO DE VISTA APLAUSOSSSSSSSS....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih