Pular para o conteúdo principal

Homens fracassados não pegam ninguém ou só as feias

Título original: As feias e os covardes

por Luiz Felipe Pondé
para Folha

feiaAs pessoas não são todas iguais, umas são melhores do que outras, mais inteligentes, mais bonitas, mais generosas. Sinto muito se isso é duro de ouvir. O hábito de matar o mensageiro é antigo como a roda. Normalmente as menos dotadas odeiam as mais dotadas.

Nenhuma sociedade pode mudar isso, e as que tentaram apenas multiplicaram o número das pessoas mais feias e menos inteligentes e mais pobres e menos generosas e mais miseráveis e menos capazes.

Mulheres feias detestam mulheres bonitas (lembremos do maravilhoso filme "Malena" de Tornatore: as mulheres a odiavam porque todos os homens a queriam), homens com menos sucesso invejam homens de grande sucesso (inclusive porque as mulheres não resistem a homens de sucesso, e fracassados não pegam ninguém ou só pegam as feias).

E mais: a acusação de que toda mulher bonita seja burra é a esperança das feias, sua pequena vingança contra a beleza que não têm. Não é apenas o homem inseguro que teme a inteligência numa mulher bonita, as feias também temem. Elas, as feias, ficam, à noite ou pelos cantos do escritório, tramando como jogar sobre a bela e inteligente colega a suspeita de que a inteligência reconhecida no trabalho se deve à cama.

Vale notar que, ao contrário do que as mulheres supõem, nem todo homem suporta muito tempo uma mulher burra, mesmo que bonita. Se for por uns 30 minutos, aí tudo bem.

Ela é feia e sozinha e invejosa e raivosa? Ela desejará destruir sua colega bonita e inteligente e doce e cheia de namorados. Ele é pobre e sozinho e azedo e medroso? Ele desejará destruir seu colega bem sucedido e charmoso e bem humorado e cheio de namoradas. Se o fantasma da mulher é a falta de beleza, o do homem é a falta de coragem. Banal assim.

Existe uma série de códigos para homens e mulheres, e esses códigos sempre determinam o sucesso da relação entre sexos. Existem exceções? Claro que sim. São os famosos milagres, e eu acredito neles, mas nunca serão produzidos em massa através de políticas públicas. Uma das causas da raiva dos ateus contra Deus é porque Ele não é mais democrático na distribuição de milagres.

O ódio pela beleza é
um fato científico. Não
é ideologia, é ciência
Esse ódio não é causado pela miséria social (que apenas cria condições para que ele se desenvolva mais ainda). Ele é causado pela insegurança estrutural do ser humano e pelo fato de que a beleza (como signo do que desperta a inveja) é sempre minoria no mundo, e todo mundo quer destruí-la por que não a tem. O ódio pela beleza é um fato científico. Isso não é ideologia, é ciência.

Uma mentira comum cresceu nos últimos anos. Qual? A de que dizer esse tipo de coisa que estou dizendo significa que "não respeito as pessoas feias e bobas". É claro que as pessoas podem ser o que quiserem ser, inclusive bobas. Ninguém tem obrigação de entender que o mundo não é o que ele gostaria que fosse em sua cabecinha. O problema é o risco que elas dominem o mundo...

A afirmação dos mentirosos é que quando se dizem coisas assim, se peca contra a humildade. É claro que estou levantando o nível do debate e o afastando dessa tagarelice sobre "direitos de sermos bobos e iguais".

Mas a mentira está no fato de que a preocupação dos mentirosos não é com a humildade, mas sim com a repressão da diferença que faz diferença, ou seja, a diferença que cria hierarquias entre as pessoas.

Pensemos no caso da beleza das mulheres ou do sucesso profissional entre os homens, ambos objetos claros de inveja: um dia desses, os mentirosos inventarão uma lei que proibirá as mulheres de serem bonitas em nome da autoestima das feias e proibirão os homens bem-sucedidos de terem carros caros em defesa da dignidade do metrô.

Duvida? Basta algum mentiroso inventar que isso é "necessário para um justo convívio democrático".

A ditadura "dos ofendidos" é um dos maiores instrumentos contra a inteligência pública e livre em nossos dias.

Humildade é como coragem, só se mede coragem diante da morte ou de algo parecido. A mesma coisa com a humildade: só se mede humildade quando você tem razões objetivas para não ter humildade. Assim como a coragem não brota entre covardes, a humildade é uma agonia apenas para quem tem razões de ser orgulhoso.

Fazendo um giro teológico no argumento (em nome do espírito natalino): Cristo não é grandioso em sua humildade porque era um pobre miserável filho de carpinteiro (isso seria fácil, logo não seria virtude nenhuma), mas porque era Deus, o "Cara".





'O politicamente correto é coisa de retardado'

Artigos de Pondé.

Comentários

Texto bacaninha. Eu acho o seguinte: A Beleza tem sim certa influência nas coisas, mas eu acho que o grande problema das pessoas é que elas esperam que boas coisas (Bom emprego, carros, etc...) aconteçam do nada. Não têm estima o suficiente para tomar uma iniciativa e "Superar" aquilo que tanto inveja.

Daí então inventam suas infinitas desculpas de quê "Não fala mal de mim", "Não aceito críticas". Como querer ser melhor no que faz se não TENTA FAZER ALGO?

FUCK!
Anônimo disse…
Adorei o texto, tem muita gente mal amada e mal comida por aí, e cada dia mais tenho certeza de que são extremamente perigosos...

Mas mesmo assim devo dizer que a beleza privilegia quem a possui. Não sejamos hipócritas de dizer que numa seleção de emprego entre uma linda desqualificada e uma mediana qualificada a primeira fica com o emprego...

Conheço pessoas que não são lindas, mas estão de bem com a vida, 'felizes', bem amadas, bem, comidas; por isso creio não tem tanto a ver com a beleza, que é bastante subjetiva, mas com autoestima...
Anônimo disse…
Esse cara ta de brincadeira!!! deve ter uma filha bonita, gostosa, inteligente que está dando para um traficantezinho de merda por que está revoltada com a vida, triste sem crença, sem perspectiva, sem Deus! Porque sai tanta merda de uma cabeça vazia?
Anônimo disse…
O erro é que no médio prazo, o que determina o sucesso periférico é apenas a mera aparência/demonstração de sucesso central.
Anônimo disse…
Cristo é "grandioso" porque os feios, fracassados e burros invejosos, etc. fizeram uma "lei" dizendo que a feiura, o fracasso e a burrice são padrões universais divinos.
Renato Corrêa disse…
Eu finalmente entendi o por quê de uma lindíssima modelo paranaense ser namorada de um traficante.

Esses fracassados da "justiça" morrem de inveja dele.

O mecanismo do mundo é tão simples...
Anônimo disse…
É deplorável a ignorância de quem pensa assim. Tanto a beleza, quanto a feiúra, são ridículos padrões, e acima delas paira o gosto, a mais subjetiva e incontrolável das arbitrariedades...A SUBJETIVIDADE. A mesma que levou uma bela, ESTA SIM, UMA AUTORIDADE PRA FALAR DE BELEZA, a pronunciar seu veredito irrevogável: A BELEZA É A PIOR das injustiças...Concordo com o Jairoluix(como sempre este comentador tem curtas impagáveis) quando identificou o que Nietzsche classifica como o veneno moral do julgamento...O RESSENTIMENTO. A força do cristianismo vem justamente daí, da sua negação do eros em favor de uma moral da fraqueza. Sem esquecer que o eros não se resume na beleza, ou na atratividade sexual...Quanto à uma modelo ter optado por um traficante aí entra em questão outra coisa...a violência simbólica da qual já era vítima, como objeto-beleza, a alienação diante da ditadura da forma, a ausência de leitura, de senso crítico e sobretudo valores...deixa-a em pé de igualdade com a mentalidade de um criminoso, afinal, são ambos excluídos da liberdade de espírito, da autonomia moral e intelectual que só o conhecimento e o desenvolvimento humano sadio podem trazer. Talvez tenha a mesma idade mental dele, ou a mesma ganância.
Ricardo disse…
Anônimo disse:

"O erro é que no médio prazo, o que determina o sucesso periférico é apenas a mera aparência/demonstração de sucesso central."

E o problema é que no longo prazo estaremos todos velhos e acabados. Ou mortos.
Anônimo disse…
Sei que as opiniões estão bem em estilo de "papo cabeça", mas deixem-me contar algo.
Estava em casa com minha sobrinha de 06 anos e assistíamos a um desses programas da tv com mulheres quase nuas e balançando suas bundas na câmera.
Minha sobrinha disse:
-Legal né?
Ao que prontamente argumentei:
-Legal não, amor. Essas mulheres mostram a bunda porque não têm cérebro prá mostrar.
Meu irmão que passava pela sala naquele momento interveio:
-E as que mostram o cérebro é porque não têm bunda prá mostrar.
Confesso que não ri na hora prá não amolecer perante minha sobrinha, mas ri muito depois.
Preciso parar com esses comentários "inteligentes" prá não cair na própria rede.
Luiz Eduardo disse…
Concordo com uns 70% - Quero acrescentar o seguinte: adoro a beleza e a presença de mulheres atraentes por perto. Na academia, só frequento nos horários que elas vão...
Por outro lado, beleza é um conceito humano, e só existe em oposição à feiúra. "O Sol não existe sem a Lua". Além do que, existem vários tipos de beleza, principalmente a natural e a fabricada (nada contra, mas que existe, existe)
Passando ao mundo corporativo, quantas vezes nos deparamos com pessoas bonitas, que ganham vantagem na largada, mas que empacam na superficialidade, falta de conteúdo e de criatividade? Aliás, estes são uma praga no Brasil de hoje, frutos que são da falta de leitura e de uma escola/universidade bem feitas.
Qualquer idiota identifica uma pessoa bonita, mas talento não é tão fácil de enxergar.
Anônimo disse…
Texto politicamente incorreto 100%.
Cuidado com as ONGs das minorias.
Anônimo disse…
Impagável. Me senti na aula de filosofia do professor Evaldo, lendo a genealogia da moral , de nietzsche. Esse Pondé é phoda com ph de farmácia! Que sujeito inteligente...deve ser o maior ganhão, pois nesse território (obviamente ele não esqueceu mas omitiu para não ser copiado) PALAVRAS ainda contam muito...E ele sabe muito bem utilizá-las (deve ser feio pra caramba, com todo respeito, hehehe; e quando fala dos malsucedidos com as mulheres pela baixa atratividade, deve legislar em causa própria); garanto que casou com uma mulheraça. Isso se ele for corajoso quanto prega que deve ser um homem de sucesso, hehehe, como o perdão das analogias.
Anônimo disse…
Texto forte, doloroso, mas necessário. Não sou bonito nem rico,9mas também não sou muito feio) sobrou-me a inteligência, é com ela que me armo diante do mundo. Sorte que há muitos burros e tomara que eles se multipliquem. Sempre consigo pegar umas gatas depois que elas convivem comigo e passam a ter alguma admiração pelo que eu falo. Agora, alguém ser inteligente, bonito e rico é um crime. Devia ter uma lei que condenasse à pena de morte estes tipos.
Anônimo disse…
Então quer dizer que "Uma das causas da raiva dos ateus contra Deus é porque Ele não é mais democrático na distribuição de milagres."???... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...
Anônimo disse…
Pelo Menos Nos Homens(Feios Ou Bonitos Bonitos) Podemos melhorar o Sucesso com as mulheres evoluindo financeiramento e amadurecendo Já as coitadas das mulheres feias.....!!!!!!!
Matthaeus disse…
Hoje em dia se você tem capacidade, experiência e formação, mas é feio, perde oportunidade para um que sabe 10% do que você sabe e é bonito. Falo do mercado de trabalho mesmo. Não outra coisa.
James disse…
Antes de discutir sobre bonito ou feio me digam: O que é beleza para vocês?Será que o conceito de beleza não é implantado de alguma forma em nossa cabeça pela sociedade?Porquê ser gordo é feio, ou ser musculoso é bonito?
lOXA disse…
Nossa, nem acredito que quase debati sobre o tema, mas tenho que tecer um comentário, que textinho mais babaca esse. Cara vai estudar, se espiritualizar ou sei lá o que, você parece ser uma pessoa bem vazia.
Anônimo disse…
Cara, não conhecia esse site, mas gostei muuito desse post, afinal concordo plenamente com o que foi dito. É fato sim muitos se ofendem por não ter o que se queria, e por isso querem eliminar, as feias tentarem destruir a beleza já é um fato, e se escondem em nome de um movimento que tinha um outro intuito, esse movimento é o feminismo, mal interpretado de propósito, com o objetivo de criar hierarquias. Pobre feminismo!
Anônimo disse…
gostei muito desse texto cara, sou adimirador nato da beleza e sou chamado de machista por isso. Não se pode nem ser realista mais.
Ted Duke disse…
O texto não é dos melhores, mas valeu a pena ler esse trecho, que é um FATO universal:

"Se o fantasma da mulher é a falta de beleza, o do homem é a falta de coragem. Banal assim."
Anônimo disse…
Rapaz... quanta besteira!! Hhauehauehuaheuae
É realmente incrível imaginar que alguém pense assim.. e que outros concordem!
Hauehuaheuahuehuaheuaheuahea
Fazer o que né? Se querem tanto ter um nível moral e espiritual tão baixos.. Que fiquem com essa opnião de donos da verdade pra vocês, mas, não venham querer que todo mundo seja ridículo assim!
Anônimo disse…
Por isso agradeço por ser podólatra. A mina pode ser feia de cara, mas se tiver o pezinho dos sonhos tá tranquilo. Já que não sou bem sucedido mesmo, e talvez nunca seja, as feias de pés lindos servem muito bem. hauahauahauahauaha
Anônimo disse…
Tem muito comentário hipócrita.
Beleza não é questão de gosto. Pessoas belas são assim reconhecidas por qualquer um, em qualquer cultura.Não é atoa que os galãs de Hollywood são considerados bonitos no mundo inteiro.
Anônimo disse…
- “Mulheres bonitas e homens bonitos são julgados mais talentosos, honestos, gentis e inteligentes que seus colegas. Estudos controlados mostram que as pessoas se esforçam mais pra ajudar pessoas atraentes – do mesmo sexo e do sexo oposto – porque elas querem ser aceitas e amadas pelas pessoas bonitas.”

- Há perdas salariais pra pessoas feias e ganhos salariais pras bonitas. Pessoas feias ganham menos que o salário médio e pessoas bonitas ganha mais que o salário médio. A “penalidade” por ser feio pros homens é de 9% enquanto o prêmio por ser belo é de 5% . Pras mulheres, a feiúra prejudica em –5% e a beleza aumenta em +4%. Isso nos EUA.

- Na Inglaterra homens feios e mulheres feias tem –18% e –11% respectivamente no salário, e bonitos e bonitas ganham um prêmio de 1% pela beleza. Na China é o contrário: a feiúra prejudica mais as mulheres feias, porém a beleza é maior premiada também nelas.

- Aparentemente em todas as ocupações de emprego, a penalidade por ser feio é maior nos homens que nas mulheres.

- Estudantes bonitos recebem melhores avaliações e atenção dos professores.

- Criminosos mais bonitos recebem menores sentenças. Suspeitos feios tem mais trabalho pra provar sua inocência

- Pacientes bonitos recebem tratamento mais personalizado de seus médicos.

- Em outro estudo, pessoas avaliadas como muito atraentes ganham 12% até 15% mais que aqueles não bonitos. Pessoas moderadamente bonitas ganham 7% menos que os mais bonitos.

- Pessoas bonitas são dadas características positivas automaticamente: Elas já são vistas automaticamente como mais cooperativas e ajudantes não importa o que façam. Pessoas bonitas são mais bem sucedidas e populares que as pessoas feias.

- “As pessoas bonitas confiam mais em suas próprias habilidades em entrevistas de emprego e, portanto, têm mais sucesso que os feios na hora de brigar por vagas que oferecem salários maiores. Quando os empregadores avaliaram apenas o currículo dos candidatos, a aparência física não influenciou a estimativa. Mas, quando entrevistas cara-a-cara e conversas telefônicas apresentaram resultados positivos para os mais belos.”

Tá gostando de apanhar de mim? Eu tenho mais porretadas pra dar na sua cara. Vamos observar características físicas famosas que são fatores de beleza universais e como elas influenciam positivamente.

- Pessoas obesas ganham menos e têm mais dificuldade para arrumar trabalho e ganham até 40% menos em casos extremos.

- Mulheres gorduchas tem mais chances de estarem desempregadas e as que estão empregadas ganham 5% menos que as magras

- Aparentemente, mulheres com melhor dentição ganhavam 4% mais com as que tinham pior dentição.

- Homens e mulheres com a voz considerada atraente tendem a ter uma vida sexual mais ativa e tem mais parceiros ao longo da vida. Também foi constatada uma relação entre a voz e o tipo físico de seu dono. Vozes mais sedutoras correspondiam, em geral, a pessoas tidas como mais bonitas.

- Homens altos ganham mais que homens baixos. Um ano de experiência no mercado de trabalho equivale a 50mm de altura. Uma das razões é que homens mais altos invocam MAIS RESPEITO.

- Pessoas altas ganham mais durante suas carreiras e cada centimetro corresponde a mais $789 doláres anuais no pagamento.

- O salário médio inicial dos estudantes mais altos recém-formados era 12% maior que o dos baixinhos.

- Quase todos os presidentes americanos eleitos eram mais altos que os candidatos rivais.

- Mães que tem bebês bonitos passaram mais tempo carregando-o no colo, fazendo carinho, conversando com ele, e olhando nos olhos do que mães com bebês horrorosos.

- Pessoas bonitas encontram parceiros sexuais mais facilmente.

- Pessoas bonitas tem um QI maior.

- Pessoas bonitas tem melhores genes, menos problemas na coluna e apresentam desenvolvimento mais saudável.

- Homens mais fortes e musculosos tem mais parceiras sexuais e perdem a virginidade mais cedo

- Homens bonitos fazem mais sexo casual e tem mais casos fora do relacionamento fixo.
Anônimo disse…
bem meu caro seu texto tem uma certa verdade mas passa muito longe de esta perto da verdade, por exemplo não existe feiura completa e muito menos beleza tem muita mulher que vc olhando é um bucho mas dando um trato fica tão gata quanto a gizele beache alem doque a sorte influencia sim no sucesso que comparar alguem que nasceu em familia rica em São Paulo com um que nasceu em uma família pobre no Seara que vc acha que tera mas oportunidades é tudo uma questão de posiçao geografica e orientaçao o meio faz o idividuo tem muita gente bonita e rica que se diz generosa que não vale uma pipoca não existe ninguem mas nem ninguem menos pois ate quem tem tudo se sente incopleto e invela alguem somos assim vc não é diferente é só vc analizar sua propria vida para ver o quanto seu texto esta equivocado
Anônimo disse…
Gostei!
filosofia nietschiniana!
Anônimo disse…
Que estúpido! E qual o padrão deles, o padrão americano? se hollywood os leva para todo o mundo através da imposição cultural yanke, é claro que eles serão de certa forma um dos padrõe. Mas vc esqueceu dos japoneses, que preferem relacionamentos entre eles por questão de gosto estético( e um tanto cultural)? Qual é o tipo estético feminino que o japonês mais adora? as kawaiis, garotas magras, infantis, com roupas estravagantes, timidas,doces! eles preferem elas às ocidentais sexys e de batons vermelhos. ( é pesquisa feita com homens japoneses). E quanto a isso?, será que a belaza não é de certa forma relativizada pelo contexto social?
será que o que vc imagina quando pensa em uma pessoa bonita não está limitado apénas à beleza europeia, anglo-saxã? o pondé mesmo não cita a quetão da beleza do homem na hora da escolha da mulher porque isso convém a ele; afinal, ele pode esfregar na cara dos outros homens o seu sucesso; mas ele pode esfregar sua bela? ele mesmo mostra que é uma vitima da teoria que propaga. Ele fala com conhecimento de causa a respeito dos feios( segundo toria dele), e compensa o senão apoiando-se no seu sucesso proficional..................perdão dos erros do português escrito às pressas. pondé, tranveste seu machismo na forma de um femismo de consumo, apenas para se divertir... éssa defesa da beleza acima de tudo deve-se ao fato de suas leitoras da elite serem bonitas na moioria, simples assim
Jeferson silva disse…
Tem coisa aí que é verdade mais a maioria depende do ponto d vista uma pessoa pode achar vc lindo e a oltra horrível blz e relativo ñ concordo com todo testo ñ
Anônimo disse…
Resumindo , vire um estuprador e transe com a mulher que der na sua telha.
Anônimo disse…
Casamento é coisa de gente trouxa. Parem de casar mulher só serve pra sexo e nada mais. Deixa de ser gado seu corno.
Anônimo disse…
Os invejosos não aguentam a verdade e ficam incomodados. São esses que reclamam do texto. Existem até estudos com bebês e eles preferiram o belo em detrimento do feio.
"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental!" - vale para os homens também. É muito mais agradável aos olhos defrontar-se com o belo. O feio causa aversão, admitam ou não.
https://www.newscientist.com/article/dn6355-babies-prefer-to-gaze-upon-beautiful-faces/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira