Pular para o conteúdo principal

TRF decide não haver prova de que Record foi comprada pela Universal

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo, decidiu ontem não haver provas de que o bispo Edir Macedo (foto) tenha comprado a TV Record com dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual é o fundador. O que existe nesse sentido, segundo Tribunal, são “apenas indícios tênues”.

Em ação civil pública que tramita há dez anos, o MPF (Ministério Público Federal) acusa de ilegal a venda em 1989 da Record de Sílvio Santos e Paulo Machado de Carvalho para Macedo por R$ 45 milhões porque o dinheiro veio da igreja.

O negócio, portanto, no entender do MPF, não poderia ser concretizado porque, pela Constituição, somente pessoas físicas podem ter concessões de rádio e de TV. Por isso, segundo os promotores que formularam a acusação, a Justiça deveria cancelar, sem indenização, a concessão da Record.

O pedido foi negado porque, de acordo com o juiz convocado Leonel Ferreira, relator do caso, “não há como atestar que os contratos de mútuo [de compra e venda] tenham sido simulados”.

Ele julgou que a transferência da concessão ocorreu com a apresentação dos documentos necessários. Lembrou que na época o Ministério das Comunicações instaurou processo administrativo para apurar denúncias de que houve irregularidades e nada ficou comprovado.

A ação tem 2.500 páginas nas quais também são citados pelo MPF como participantes do suposto negócio irregular, entre outras pessoas, a mulher de Macedo, Ester Eunice Bezerra, e o seu sobrinho Marcelo Crivella, atualmente senador pelo PRB-RJ, e a mulher dele, Sylvia. Ainda fazem parte do processo a rádio Record de São Paulo e as TVs Record de Franca e Rio Preto, ambas as cidades do Estado Paulo.

O Ministério Público poderá recorrer da decisão.

Com informação do Tribunal Regional Federal.

> Íntegra da sentença.    > Edir na mira da Justiça.   > Religião na TV.

Comentários

Renato disse…
Simplesmente nao entendo como não provam, pois me lembro naquela época que muitas pessoas da IURD doavam seus carros e bens de valor pra comprar essa bagaça da Record.
Camila Leitão disse…
Tá! Agora me fala de onde vieram os U$45 milhões de 1989(hoje seria algo emtorno de U$200 milhões) dessa familia mafiosa macedo?Da venda dos cds da bichinha crivela?Das economias do macedo?Qual a origem dessa dinheirama?De onde veio,começo,meio e fim.A bolada já constava nas declarações do imposto de renda do macedão pata do demo? E hoje de onde vem esse rio de dinheiro para tanto investimento na record, os helicópteros, os prédios?????
Anônimo disse…
Paulo fala sobre tudo,menos sobre a ditadura da OAB com a reserva de mercado na advocacia.
Sr. Diabo disse…
A record é minha, mas meu camarada macedo tá tentendo me dar um tombo. A GRANA É MINHA MACEDÃO!!!!!
Melissa Camargo disse…
Paulo o que acontece você tem algum cargo na OAB é presidente de alguma das milhares de comissões,sem salário mas com:cartão de crédito,depesas pagas,reembolso de combustível,celular para falar a vontade,viagens pagas,vagas para empregar parentes e outros mimos,mas,sem salário.Tudo pago com as anuidades dos pobres advogados escravos dos faraóis da OAB.
Barão disse…
Ok,eu sei que o post é antigo mas,uns anos atrás eu estava em uma reuniãoda igreja e o Edir confirmou com tom de 'glorias à Deus'' a façanha de comprar a Record.Ele contou que na épocada venda,haviam dois possiveis compradores mas,ele ''não '' tinha o dinheiro suficiente. Como faltava algumas para fechamento do negocio,el-Edir- orou à Deus...e bam! O Collor bloqueia todo o dinheiro do país. Ninguem podia sacar uma quantia significativa,e como o dinheiro dos possíveis compradores estavam em banco,no dia do acerto ninguem possuia condiçoes de aquisição; exceto Edir,que mantinha seus dólares em mãos(talvez por isso tenha entortado tanto)e pôde pagar a metade à vista aos antigoa donos da emissora.
Essa é a história. Milhares de pessoas estavam lá naquela tarde e ficaram extasiados com esse testemunho do bispo.

Só o TRF mesmo pra não encontrar evidencias que são mais sutis que um búfalo no shopping.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça