Cem fiéis hindus morrem na Índia após ver a estrela da sorte

A peregrinação é uma das maiores do mundo
Mais de cem fiéis hindus morreram pisoteados e pelo menos 50 ficaram feridos na noite de sexta-feira (14) ao sul da Índia quando desciam de uma colina onde foram observar a luz de uma estrela para que tenham sorte. O governo contou 102 mortos, mas jornais indianos publicaram que são 104, no mínimo.

A reverência a Makarajyoti (ou Makara Jyoti), a luz de uma estrela, é historicamente recente na tradição do hinduísmo na Índia. Os devotos acreditam que essa luz é uma manifestação do deus Ayyappan e quem a testemunhar terá o benefício de milagres, além de sorte. A cada ano cresce o número dos adeptos ao culto.

A subida à colina ocorreu no último dia de uma peregrinação a Pulmedu, uma região de floresta e montanhas onde fica o templo de Sabarimala, da deidade Ayyappan. Estima-se que a peregrinação tenha reunido mais de 200 mil devotos.

Os tumultos que causaram as mortes foram deflagrados por uma disputa entre peregrinos e  motoristas, taxistas entre eles, pelo espaço para transitar.

O hinduísmo é a religião de 80% da população de 1,2 bilhão de pessoas da Índia. As aglomerações religiosas ocorrem sem nenhum planejamento e infraestrutura. Já tinham morrido na mesma região 52 peregrinos em 1998 por causa da desorganização.

Com informação e foto do The Hindu.





Mulher do Sudão leva 50 chibatadas por usar calça
dezembro de 2010

Casos de fanatismo religioso.


Comentários

Anônimo disse…
Makarajyoti

A cada ano cresce o número dos adeptos ao culto a Makarajyoti que vai participar da parada gay em São Paulo.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
falar o que sobre o fanatismo e a burrice, só nos resta rir muito!!!!!!!! hahahahahahahahahahahah
Anônimo disse…
O número não participa

Após esfriar o meu fervor religioso com vários canecos de soro gelado durante o culto do irmão Chris Fletcher em Minnesota cometo mais erros bizarros ao comentar neste blog do que quando não bebo.
Ou seria o contrário?
Sei que os visitantes do post "leram" ADEPTOS PARTICIPANDO.
A fatídica frase, “NÚMERO VAI PARTICIPAR” é outra das minhas NUMEROSAS falhas.
Vou diminuir a freqüência aos cultos em Two Harbors.
Ou a quantidade de chope.
Não muito...