Pular para o conteúdo principal

Céticos vão denunciar enganação da homeopatia tomando uma overdose

Protesto de 2010 em Londres
Céticos de vários países – incluindo o Brasil – vão tomar no começo de fevereiro frascos inteiros de remédios homeopáticos para chamar a atenção da opinião pública de que essas substâncias não têm nenhuma base científica e são inócuos. 

O protesto chama-se Desafio 10:23, em referência a uma constante apurada em um teste do químico italiano Amadeo Avogadro (1776-1856) que provou ser nulo o princípio ativo da homeopatia. A constante 6,02x1023 prova que diluições superiores a 12C apresentam condições de não ter nenhuma molécula do princípio ativo da substância diluída.

A primeira overdose (foto) ocorreu em 2010 em Londres com cerca de 400 participantes. Eles fizeram o protesto diante de lojas de uma rede de remédios homeopáticos, a Boots.

Neste ano, houve grande adesão ao movimento anti-homeopatia, não só na Inglaterra, mas também em países como Holanda, Bélgica, Hungria, Austrália, Espanha e Portugal.

Desta vez, no próximo dia 6, às 10h23, a QED (Question, Explore, Discover, ou em português Questione, Investigue, Descubra), a entidade britânica que promove o Desafio, divulgará em Manchester vídeos de ativistas de vários países. Por isso os brasileiros vão tomar o porre de medicamentos no mesmo horário do dia 5 para poder mandar as imagens.

Michael Marshall, coordenador internacional do protesto, disse que as pessoas precisam ser alertadas de que já gastaram dinheiro demais com supostos remédios que não têm nenhuma eficácia.

“Em duzentos anos de homeopatia, não surgiu nada que sugira que esses medicamentos funcionem, porque se trata de água com açúcar”, afirmou. “Quando as pessoas são informadas como são feitos esses produtos,  ficam chocadas.”

No Brasil, onde é forte a tradição de remédios caseiros, o CFM (Conselho Federal de Medicina) reconheceu em 1980 a homeopatia como especialidade médica, apesar da inexistência de comprovação científica. Existem vários cursos dessa especialização.

No ano passado, representante no Brasil da Boiron, laboratório francês que é líder mundial em medicamentos homeopáticos, disse que a empresa aposta no potencial do mercado do país. Não há um levantamento confiável sobre quantos brasileiros são adeptos da homeopatia.

Quando questionados sobre a eficácia da homeopática, é comum os adeptos no Brasil recorreram ao argumento de que, se esses medicamentos não fazem bem, tampouco são prejudiciais à saúde.

Mas quem se medica só com homeopatia muitas vezes permite a persistência ou o avanço de doenças que poderiam ser tratadas com os medicamentos tradicionais.

Locais onde haverá o protesto


Com informação do QEC e do The Telegraph.

1023 Homeopatia.   1023 Homeopathy    Constante de Avogadro.

Homeopatia é uma fraude que já dura 200 anos?
agosto de 2010

Ceticismo e crendice.

Comentários

Anônimo disse…
haha Muito bom! Pessoas que valorizam a razão não só são inteligentes como também criativas e bem humoradas! Esses tratamentos alternativos são uma piada. Há um documentário ótimo do Richard Dawkins para a BBC sobre o assunto. É impressionante mesmo quando você descobre como são feitos e os princípios em que se baseiam (além da falta total de provas, testes e controles). A indústria farmaceutica não é a coisa mais bonita do mundo, mas isso é uma questão mais complicada, envolvendo muito dinheiro. Mas mesmo assim, na teoria ela é a mais correta, seguindo padrões de qualidades, testes cegos etc.
Unknown disse…
Buenas.

Sei lá se pode fazer "merchandising". Eu tenho uma comunidade no orkut que talvez seja o único espaço regular a permitir uma absolutamente livre troca de ideias sobre homeopatia.

Trata-se da "Homeopatia não merece crédito." . Quem uiser um bom debate com gente qualificada, dê uma chegada lá!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1647571
Anônimo disse…
Ataque a homeopatia é motivado por motivos espúrios
http://loboreporter.blogspot.com/
Anônimo disse…
Aff... Sempre tive problemas com remédios normais, acabei passando para a homeopatia, sempre uso, sempre funciona, nunca precisei utilizar outros remédios! (e nem venham dizer que é efeito placebo)
Anônimo disse…
É efeito placebo.
Anônimo disse…
DIZER QUE A HOMEOPATIA NAO FUNCIONA PORQUE NAO HA MATERIA PRESENTE NESTA DILUICAO NAO É UM BOM ARGUMENTO PARA OS HOMEOPATAS PORQUE ELES DIZEM HAVER A CURA PELA ENERGIA DESTA SUBSTANCIA TAO DILUIDA
GOSTARIA DE UM DEBATE COM UM HOMEOPATA OU ALGUEM QUE ESTUDOU DE FATO A HOMEOPATIA:
Flora disse…
bom, me trato com homeopatia desde sempre. Minha homeopata salvou minha vida quando eu era pequena e ninguém resolvia um caso severo de diarréia. minha irmã tratou infecção urinária exclusivamente com homeopatia depois que o tratamento alopático (extenso e com mais de um médico) não funcionou. Sem recaídas desde então.

A única coisa que não trato é cólica menstrual, porque exige uma disciplina que eu não tenho pra tomar remédio todos os dias por meses. e claro, as vacinas em dia.

como cientista, confesso que analisando friamente parece loucura, mas funcionou pra mim até agora. eu prefiro ser louca que doente XD

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Escola Estadual Igreja Evangélica muda de nome e deixa de afrontar o Estado laico

Evangélico, chefão do tráfico no Rio manda fechar igrejas católicas

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Essência do totalitarismo é querer fazer o 'bem para todos'

Título original: Tentação totalitária por Luiz Felipe Pondé para Folha Você se considera uma pessoa totalitária? Claro que não, imagino. Você deve ser uma pessoa legal, somos todos. Às vezes, me emociono e choro diante de minhas boas intenções e me pergunto: como pode existir o mal no mundo? Fossem todos iguais a mim, o mundo seria tão bom... (risadas). Totalitários são aqueles skinheads que batem em negros, nordestinos e gays. Mas a verdade é que ser totalitário é mais complexo do que ser uma caricatura ridícula de nazista na periferia de São Paulo. A essência do totalitarismo não é apenas governos fortes no estilo do fascismo e comunismo clássicos do século 20. Chama minha atenção um dado essencial do totalitarismo, quase sempre esquecido, e que também era presente nos totalitarismos do século 20. Você, amante profundo do bem, sabe qual é? Calma, chegaremos lá. Você se lembra de um filme chamado "Um Homem Bom", com Viggo Mortensen, no qual ele é um cara

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro ministro do Supremo, já

Intel deixa de ajudar escoteiros que discriminam gays e ateus

Arcebispo afirma que vida dos descrentes não tem sentido

Para Battisti, o sentido da vida está no sobrenatural  O arcebispo Anuar Battisti (foto), 59, de Maringá (PR), escreveu um artigo onde aborda um tema recorrente por parte de religiosos, o de que não há sentido na vida dos descrentes em Deus. “Este ambiente de descrença, misturado com ateísmo, leva a pessoa a viver no deserto da vida sem gosto, sem rumo, vagando em busca de um sentido”, escreveu dom Battisti no artigo publicado no Diário.com. “A ausência de Deus cria na alma humana um vazio de sentidos que leva ao desespero, à negação de tudo o que diz respeito ao sobrenatural”, acrescentou. A americana Paula Kirby, consultora de organizações seculares, escreveu recentemente no Washington Post que quem precisa de Deus para que a sua vida tenha um significado é porque a sua família e amigos, em tese, não têm nenhum valor. O que, obviamente, é um absurdo. Ninguém precisa de Deus, por exemplo, para amar seus filhos. Kirby argumentou que é o cristianismo que tenta tirar todo

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch