Pular para o conteúdo principal

Céticos vão denunciar enganação da homeopatia tomando uma overdose

Protesto de 2010 em Londres
Céticos de vários países – incluindo o Brasil – vão tomar no começo de fevereiro frascos inteiros de remédios homeopáticos para chamar a atenção da opinião pública de que essas substâncias não têm nenhuma base científica e são inócuos. 

O protesto chama-se Desafio 10:23, em referência a uma constante apurada em um teste do químico italiano Amadeo Avogadro (1776-1856) que provou ser nulo o princípio ativo da homeopatia. A constante 6,02x1023 prova que diluições superiores a 12C apresentam condições de não ter nenhuma molécula do princípio ativo da substância diluída.

A primeira overdose (foto) ocorreu em 2010 em Londres com cerca de 400 participantes. Eles fizeram o protesto diante de lojas de uma rede de remédios homeopáticos, a Boots.

Neste ano, houve grande adesão ao movimento anti-homeopatia, não só na Inglaterra, mas também em países como Holanda, Bélgica, Hungria, Austrália, Espanha e Portugal.

Desta vez, no próximo dia 6, às 10h23, a QED (Question, Explore, Discover, ou em português Questione, Investigue, Descubra), a entidade britânica que promove o Desafio, divulgará em Manchester vídeos de ativistas de vários países. Por isso os brasileiros vão tomar o porre de medicamentos no mesmo horário do dia 5 para poder mandar as imagens.

Michael Marshall, coordenador internacional do protesto, disse que as pessoas precisam ser alertadas de que já gastaram dinheiro demais com supostos remédios que não têm nenhuma eficácia.

“Em duzentos anos de homeopatia, não surgiu nada que sugira que esses medicamentos funcionem, porque se trata de água com açúcar”, afirmou. “Quando as pessoas são informadas como são feitos esses produtos,  ficam chocadas.”

No Brasil, onde é forte a tradição de remédios caseiros, o CFM (Conselho Federal de Medicina) reconheceu em 1980 a homeopatia como especialidade médica, apesar da inexistência de comprovação científica. Existem vários cursos dessa especialização.

No ano passado, representante no Brasil da Boiron, laboratório francês que é líder mundial em medicamentos homeopáticos, disse que a empresa aposta no potencial do mercado do país. Não há um levantamento confiável sobre quantos brasileiros são adeptos da homeopatia.

Quando questionados sobre a eficácia da homeopática, é comum os adeptos no Brasil recorreram ao argumento de que, se esses medicamentos não fazem bem, tampouco são prejudiciais à saúde.

Mas quem se medica só com homeopatia muitas vezes permite a persistência ou o avanço de doenças que poderiam ser tratadas com os medicamentos tradicionais.

Locais onde haverá o protesto


Com informação do QEC e do The Telegraph.

1023 Homeopatia.   1023 Homeopathy    Constante de Avogadro.

Homeopatia é uma fraude que já dura 200 anos?
agosto de 2010

Ceticismo e crendice.

Comentários

Anônimo disse…
haha Muito bom! Pessoas que valorizam a razão não só são inteligentes como também criativas e bem humoradas! Esses tratamentos alternativos são uma piada. Há um documentário ótimo do Richard Dawkins para a BBC sobre o assunto. É impressionante mesmo quando você descobre como são feitos e os princípios em que se baseiam (além da falta total de provas, testes e controles). A indústria farmaceutica não é a coisa mais bonita do mundo, mas isso é uma questão mais complicada, envolvendo muito dinheiro. Mas mesmo assim, na teoria ela é a mais correta, seguindo padrões de qualidades, testes cegos etc.
Unknown disse…
Buenas.

Sei lá se pode fazer "merchandising". Eu tenho uma comunidade no orkut que talvez seja o único espaço regular a permitir uma absolutamente livre troca de ideias sobre homeopatia.

Trata-se da "Homeopatia não merece crédito." . Quem uiser um bom debate com gente qualificada, dê uma chegada lá!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1647571
Anônimo disse…
Ataque a homeopatia é motivado por motivos espúrios
http://loboreporter.blogspot.com/
Anônimo disse…
Aff... Sempre tive problemas com remédios normais, acabei passando para a homeopatia, sempre uso, sempre funciona, nunca precisei utilizar outros remédios! (e nem venham dizer que é efeito placebo)
Anônimo disse…
É efeito placebo.
Anônimo disse…
DIZER QUE A HOMEOPATIA NAO FUNCIONA PORQUE NAO HA MATERIA PRESENTE NESTA DILUICAO NAO É UM BOM ARGUMENTO PARA OS HOMEOPATAS PORQUE ELES DIZEM HAVER A CURA PELA ENERGIA DESTA SUBSTANCIA TAO DILUIDA
GOSTARIA DE UM DEBATE COM UM HOMEOPATA OU ALGUEM QUE ESTUDOU DE FATO A HOMEOPATIA:
Flora disse…
bom, me trato com homeopatia desde sempre. Minha homeopata salvou minha vida quando eu era pequena e ninguém resolvia um caso severo de diarréia. minha irmã tratou infecção urinária exclusivamente com homeopatia depois que o tratamento alopático (extenso e com mais de um médico) não funcionou. Sem recaídas desde então.

A única coisa que não trato é cólica menstrual, porque exige uma disciplina que eu não tenho pra tomar remédio todos os dias por meses. e claro, as vacinas em dia.

como cientista, confesso que analisando friamente parece loucura, mas funcionou pra mim até agora. eu prefiro ser louca que doente XD

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica