Pular para o conteúdo principal

Caso Maciel e cartas de Wanda não impedem a beatificação de JP 2º

JP 2º, Wanda, 'amiga do coração', e Maciel, o devasso
O papa João Paulo 2º será beatificado no dia 1º de maio, informou o Vaticano. Bento 16 reconheceu hoje oficialmente um milagre que teria ocorrido com a intercessão de JP. A beatificação só é concedida a quem a igreja atribuir ao menos um milagre.

Ao assumir o Vaticano, Bento 16 prometeu que o processo de beatificação do papa polonês Karol Wojtyla (1920-2005) seria rápido. Os procedimentos foram abertos em junho de 2005, antes, portanto, da espera de cinco anos da morte de Wojtyla, que é o prazo fixado pelo Código de Direito Canônico. Mas o papa pode abrir exceção.

Houve especulação de que a beatificação sairia com atraso por causa da repercussão na imprensa da proximidade de João Paulo com Marcial Maciel (1920-2008), o fundador da ordem Legionários de Cristo que se notabilizou por ser o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Era pedófilo e viciado em cocaína, entre outras coisas.

A intensa correspondência entre a polonesa Wanda Poltwska, hoje com 89 anos, e João Paulo 2º também estaria emperrando o processo de beatificação. Os dois se conheceram na juventude e mantiveram contato mesmo após ela ter se casado e ele se tornado papa.

Em 2009, um porta-voz do Vaticano atribuiu à imprensa sensacionalista as insinuações de que entre os dois tenha havido algo mais do que um relacionamento fraterno.

A própria Wanda deu uma entrevista para dizer ter sido apenas uma “amiga do coração” de Wojtyla. Ela foi uma das poucas pessoas que acompanharam de perto a lenta morte de Wojtyla. Consta que, quando ele morreu no dia 2 de abril de 2005, ela estava no quarto papal. Antes, em 1981, quando o papa sofreu um atentado na Praça de São Paulo, Wanda acompanhou a recuperação de sua saúde do lado dele.

Wanda chegou a anunciar que publicaria um livro com a transcrição de algumas das cartas que recebeu de Wojtyla. Aparentemente, o Vaticano a convenceu a desistir da ideia ou adiar a publicação, para não atrapalhar as providências da beatificação.

Sacerdote Wojtyla com a já casada
Wanda: joelho com joelho
Dos 251 milagres ocorridos supostamente por intercessão de Wojtyla, a igreja, para a beatificação, escolheu a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença que acometeu o papa nos últimos anos de sua vida.

Com informação das agências e do arquivo deste blog.

O diário secreto de Wanda: ‘Entre eu e Wojtyla, amizade pura’.  fevereiro de 2010

Processo de beatificação do papa João Paulo 2º

Comentários

Anônimo disse…
Esse cidadão! Se é que posso chamar esse facínora de cidadão. Será que o papa nazista pensa que o mundo ainda vive a era do nazismo???

Sei não! endeusar Wojtyla é a mesma que endeusar um Lula da vida.

O pior é que tem gente que não enxergar um palmo além do.

Bom! A história é cruel. Hoje você pode ser considerado um santo, amanhã você pode ser desmascarado!!!
Sr. Diabo disse…
JP II é gente boa, tá aqui comigo curtindo um calorzinho, esperando para breve a chegada do chico bento 16.
Marlize Dias da Costa disse…
Parece baile FUNk, MC JP dois e Wanda Popozão.
Vai popozuda vai popozuda vai....
Apenas amizade, safado tarado na esbórnia com uma mulher casada.O cargo não permite esse tipo de "amizade" se acontecia é porque tinha muito sexo,liberação de taras tudo o que o ser humano comum gosta,mas o papa não pode, quer ser normal,largue a mordomia da batina,casa,comida,viagens,despesas pagas etc.
Anônimo disse…
Bando hipócrita de PROTESTANTES, não sabem o que fazem e falam.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'