Pular para o conteúdo principal

O diário secreto de Wanda: ‘Entre eu e Wojtyla, amizade pura’

por Andrea Tornielli, do Il Giornale, em 10 de fevereiro de 2010

A mulher polonesa tocada pelo milagre do padre Pio através da mediação de João Paulo IIesteve em Milão, nesta semana, para a apresentação do seu livro. “Antes de morrer lhe perguntei: devo queimar as nossas cartas? E ele: seria um pecado”.

“Eu não me esqueço de João Paulo II, pois, em um certo sentido ainda estou em contato com ele, pois com os santos se pode dialogar. Acredito que também neste momento ele esteja aqui, atrás de mim”.

O sacerdote Wojtyla com a já casada
Wanda: joelho com joelho
Wanda Poltawska, a amiga de Karol Wojtyla, tem 88 anos, é uma mulher pequena, mas robusta como um carvalho. Tem o rosto sulcado de rugas e o olhar que sabe ser duro quando lembra dos anos difíceis passados no campo de concentração em Ravensbrück na Alemanha, onde aos 18 anos passou por experimentos cirúrgicos e onde viu morrerem tantas crianças recém nascidas. Para ela, que adoeceu de câncer em 1962 quando as filhas ainda eram bem pequenas, o bispo Wojtyla pediu a intervenção do Padre Pio da Pietrelcina, que quando recebeu a carta do jovem prelado polonês, comentou: “Para este não se pode dizer não”. E a cura veio.

A encontramos na sede de Milão da Paulus, aonde veio apresentar a edição italiana do seu livro “Diário de uma amizade” (640 páginas), o diário espiritual de uma alma e de uma relação com aquele que ela chama de “o grande irmão” Karol, um volume contendo muitas coisas inéditas sobre o futuro Papa que reconstroem a ligação profunda de Wojtyla com a família Poltawski.

No diário se conta o horror do campo de concentração, os anos difíceis que seguem a liberação, quando Wanda, profundamente marcada por aquela experiência, estuda medicina e psiquiatria tentando entender como é possível que um homem chegue a estes ápices de desumanidade. Um dia, em uma igreja, vê entrar um jovem sacerdote e vai se confessar com ele: “Me entendia, lembro daquela sensação de incrível alívio pelo fato de que existia alguém que finalmente me entendia”.Dom Karol se tornou o seu diretor espiritual e daquele dia em diante todas as manhãs ele dava a Wanda um trecho das Escrituras lidas durante a missa para que meditasse sobre eles.

Ele a chama por um apelido, “minha caríssima Dusia”, ela o chama “irmão”. O futuro Papa se torna um grande amigo de Wanda, do marido Andrzej, e das filhas do casal. A sua família se torna a família dele. Uma amizade verdadeira, profunda, pura, que suscitou algumas preocupações nos últimos meses – depois prontamente sumiu – naqueles que temiam que a publicação das cartas e do diário pudessem danificar a causa da beatificação do Pontífice polonês.

O marido de Wanda Poltawska, na introdução do livro, escreve: “Foi o encontro de duas fortes personalidades, que tinham entre si, mesmo na diferença substancial, muito em comum; foi o encontro de um homem muito viril, no sentido mais profundo da palavra, com uma mulher muito feminina, no melhor sentido da palavra: sensível, com uma rica dinâmica de sentimentos, capaz de trabalhar com extrema doação aos outros”. Pedimos à protagonista para falar desta relação, relembrando como a história da Igreja está cheia de exemplos de fortes ligações espirituais como aquela que emerge das páginas do livro. “Também hoje – explica – é possível viver uma amizade pura entre um homem e uma mulher. Jesus disse: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Se pode e se deve amar todas as pessoas como irmãos e irmãs, indo além do amor pelo próprio marido e mulher, com a qual há uma ligação especial abençoada por Deus que os torna uma só carne”.

«O Papa – conta doutora Poltawska – convidava sempre os jovens e crianças a serem disciplinados, a manterem os olhos da alma abertos e não os do corpo. E eu me deparei com tantos sacerdotes santos, não somente Wojtyla, que fiéis ao celibato sabiam cultivar relações de amizade puras e fraternais com mulheres. A Igreja católica precisa de testemunhos, que façam ver como é possível o amor casto. Não é complicado, basta converter-se...”

Quando perguntada quais as recordações que tem de Karol Wojtyla, Wanda responde com um sorriso: “Não me lembro dele, estou em contato com ele. Uma vez, falando de um lugar em especial, em um bosque no sul da Polônia, de onde se tinha uma vista belíssima e por onde passamos mais de uma vez durante as excursões guiadas por ele, me disse que toda vez que voltasse ali, nunca estaria sozinha, ele estaria lá.

Também agora estou certa de que ele está aqui, atrás de mim. Com os santos se pode falar, se pode estar em contato com eles”. Wanda contou da colaboração de Wojtyla, antes sacerdote, depois professor, bispo, cardeal e Papa.

Uma colaboração que tinha como terreno comum exatamente a família, a sua salvaguarda, a tutela da vida humana nascente. “Encorajou-me a fundar um instituto para a família, uma casa para acolher jovens mães. Deixou-me à disposição uma sala do seu apartamento para usar como consultório onde ajudar a casais em crise que quisessem se separar. Queria educar os jovens ao amor responsável”. Tem tanto sobre João Paulo II nas páginas de Wanda Poltawska. Um pouco antes que o Papa morresse, em janeiro de 2005, a amiga pediu se deveria queimar as cartas e suas anotações. Wojtylarespondeu: “Seria um pecado”.

Com tradução de Alessandra Gusatto para IHU Online.

janeiro de 2011

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...