Pular para o conteúdo principal

Caso Maciel e cartas de Wanda não impedem a beatificação de JP 2º

JP 2º, Wanda, 'amiga do coração', e Maciel, o devasso
O papa João Paulo 2º será beatificado no dia 1º de maio, informou o Vaticano. Bento 16 reconheceu hoje oficialmente um milagre que teria ocorrido com a intercessão de JP. A beatificação só é concedida a quem a igreja atribuir ao menos um milagre.

Ao assumir o Vaticano, Bento 16 prometeu que o processo de beatificação do papa polonês Karol Wojtyla (1920-2005) seria rápido. Os procedimentos foram abertos em junho de 2005, antes, portanto, da espera de cinco anos da morte de Wojtyla, que é o prazo fixado pelo Código de Direito Canônico. Mas o papa pode abrir exceção.

Houve especulação de que a beatificação sairia com atraso por causa da repercussão na imprensa da proximidade de João Paulo com Marcial Maciel (1920-2008), o fundador da ordem Legionários de Cristo que se notabilizou por ser o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Era pedófilo e viciado em cocaína, entre outras coisas.

A intensa correspondência entre a polonesa Wanda Poltwska, hoje com 89 anos, e João Paulo 2º também estaria emperrando o processo de beatificação. Os dois se conheceram na juventude e mantiveram contato mesmo após ela ter se casado e ele se tornado papa.

Em 2009, um porta-voz do Vaticano atribuiu à imprensa sensacionalista as insinuações de que entre os dois tenha havido algo mais do que um relacionamento fraterno.

A própria Wanda deu uma entrevista para dizer ter sido apenas uma “amiga do coração” de Wojtyla. Ela foi uma das poucas pessoas que acompanharam de perto a lenta morte de Wojtyla. Consta que, quando ele morreu no dia 2 de abril de 2005, ela estava no quarto papal. Antes, em 1981, quando o papa sofreu um atentado na Praça de São Paulo, Wanda acompanhou a recuperação de sua saúde do lado dele.

Wanda chegou a anunciar que publicaria um livro com a transcrição de algumas das cartas que recebeu de Wojtyla. Aparentemente, o Vaticano a convenceu a desistir da ideia ou adiar a publicação, para não atrapalhar as providências da beatificação.

Sacerdote Wojtyla com a já casada
Wanda: joelho com joelho
Dos 251 milagres ocorridos supostamente por intercessão de Wojtyla, a igreja, para a beatificação, escolheu a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença que acometeu o papa nos últimos anos de sua vida.

Com informação das agências e do arquivo deste blog.

O diário secreto de Wanda: ‘Entre eu e Wojtyla, amizade pura’.  fevereiro de 2010

Processo de beatificação do papa João Paulo 2º

Comentários

Anônimo disse…
Esse cidadão! Se é que posso chamar esse facínora de cidadão. Será que o papa nazista pensa que o mundo ainda vive a era do nazismo???

Sei não! endeusar Wojtyla é a mesma que endeusar um Lula da vida.

O pior é que tem gente que não enxergar um palmo além do.

Bom! A história é cruel. Hoje você pode ser considerado um santo, amanhã você pode ser desmascarado!!!
Sr. Diabo disse…
JP II é gente boa, tá aqui comigo curtindo um calorzinho, esperando para breve a chegada do chico bento 16.
Marlize Dias da Costa disse…
Parece baile FUNk, MC JP dois e Wanda Popozão.
Vai popozuda vai popozuda vai....
Apenas amizade, safado tarado na esbórnia com uma mulher casada.O cargo não permite esse tipo de "amizade" se acontecia é porque tinha muito sexo,liberação de taras tudo o que o ser humano comum gosta,mas o papa não pode, quer ser normal,largue a mordomia da batina,casa,comida,viagens,despesas pagas etc.
Anônimo disse…
Bando hipócrita de PROTESTANTES, não sabem o que fazem e falam.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.