Pular para o conteúdo principal

'Atea parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes'



Título original: Ateísmo e delírio

por Fernando de Barros e Silva, da Folha

As imagens de Charlie Chaplin e de Adolph Hitler estão lado a lado. Abaixo do criador de Carlitos está escrito "não acredita em Deus"; abaixo do líder nazista, "acredita em Deus". No alto, o slogan: "Religião não define caráter".

Essa é uma das quatro propagandas que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) estaria veiculando, desde ontem, em ônibus de Porto Alegre e de Salvador.

Poderíamos logo brincar e dizer: nos ônibus brasileiros, talvez seja melhor ir na companhia de Deus... Piada à parte, seria fácil inverter a lógica da propaganda, opondo, por exemplo, Madre Teresa de Calcutá (a religiosa) a Joseph Stálin (o ateu).

A Atea argumenta, em seu site, que pretende diminuir "o enorme preconceito que existe contra os ateus e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas". Certo.

Mas a Atea, com sua campanha, parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes, de igrejinha dos sem fé. Mais do que isso, ao copiar um tipo de propaganda que teve início na Inglaterra, em 2009, a associação de ateus importa para o país um problema postiço, que não é nosso, pelo menos nesses termos.

Isso fica muito claro numa das peças publicitárias, especialmente agressiva. A imagem mostra o avião mergulhando, prestes a se espatifar contra uma das torres gêmeas, enquanto a outra já está em chamas. Ao lado se lê: "Se Deus existe, tudo é permitido" -inversão da frase famosa de Dostoiévski, nos "Irmãos Karamazov" ("Se Deus não existe, então tudo é permitido").

O 11 de Setembro foi obra de extremistas religiosos, todo sabemos. Mas também sabemos que quase todas as pessoas que acreditam em Deus reagiram ao ataque com horror indignado. Será que precisamos desse ateísmo apelativo, subsidiário da doutrina bélica de Bush?

Não vamos, por favor, transformar a descrença em Deus num delírio, para parafrasear Richard Dawkins. Quem fala aqui é um ateu convicto, que convive muito bem com o fato de pertencer a uma minoria.

> Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu.
dezembro de 2010

Comentários

Adolfo disse…
nota-se a idiotice do autor quando faz comparação de Stalin (que seria o mau) contra Madre Teresa de Calcutá (que seria a "boa")... A tal Madre Teresa já esteve envolvida em casos de desvios de verbas para instituições de caridade e de santa não tinha absolutamente nada, tendo proferido discursos machistas ao longo de toda a vida... enfim, mais um texto de um religiosos co raivinha...
Breno Peck disse…
Que parte, sr. Troll de 12/12/10, de "Quem fala aqui é um ateu convicto" você não entendeu?
Anônimo disse…
"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS.
Anônimo disse…
O ateísmo deveria sim ser transformado em uma religião de descrentes. Seria ótimo não pagar impostos, ter proteção contra discriminação e ter poder de influência sobre o governo, só pra sentir o gostinho do que é ter uma religião hoje em dia e lutar com as mesmas armas que eles.
Lobaum disse…
Pelo o que entendi, em nenhum momento a ATEA afirmou que religiosos são maus. Apesar de nao me considerar Ateu (sou agnostico), acho sim que existe preconceito da parte dos Católicos.

A grande massa religiosa tem uma crença de que aqueles que não tem Deus no coração, não podem ser bons e/ou ter caráter. Acho que é esse preconceito que a ATEA quer quebrar. Não querem julgar os religiosos, querem é ter o direito de NÃO serem julgados pela propria "religião"(ateísmo) e tambem que esses religiosos que possuam esse tipo de crença(muitas vezes inconsciente) passem a julgar por um critério mais crítico do que a religião do outro. Do mesmo modo que um ateu pode ser bom e justo, muitos cristãos apresentam condutas irrepudiantes, inclusive no meu público e ainda assim mantém seus fiéis!
Eu acho MUITO mais digno um ateu bom do que um religioso bom, já que a religião força muitos a manter um caráter por MEDO de uma punição futura. Um ateu convicto, quando bom, o é por uma propria dignidade e por uma vontade muito mais nobre e consciente. Vontade pura de fazer o bem ao proximo!


No máximo, um outro intuito da campanha poderia ser a provocação de um questionamento nos outros em relação à propria religião, mesmo processo que provavelmente os tornaram ateus. Se isso for verdade, isso só os aproxima ainda mais dos outros grupos religiosos, já que a toda hora vemos mensagens pró-Deus.
Adolfo disse…
Olá Breno, não sou Troll não, e a parte que não entendi foi nde está a "convicção" do autor do texto, que se diz ateu, mas parece a minha avó carola falando...


"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS. [2]
Tudo que Quiser disse…
Dawkins geralmente argumenta que ele prega a pessoas que estao em cima do muro, eu acho uma boa estratégia para os ateus e acho que este tipo de propaganda não ajuda muito, embora em si ache os questionamentos reais. "Radicalismo" nesse sentido deve servir como 'defesa' e não propaganda, como por exemplo quando alguém alegar que outrem é imoral só por que é ateu.
Anônimo disse…
Ateus nao tem ponto de referencia para valores morais,querem aparecer,arrogantes,nao respeitam,difamam os q professam uma fe,sao amorais caluniadores...
Anônimo disse…
anonimo de cima, sou ateu e tive pais. Estudei em uma boa escola, por isso não venha copm essa historiazinha besta.
Anônimo disse…
Esta querela é muito antiga. Ateus versus crentes. E sempre foi material para boa literatura e piadas. E precisamos , pra viver, tanto de uma , quanto de outras...Entre umas e outras, que eu como boa atéia, não dispenso uma pinga, e comecei a beber no colégio batista, com meus amigos protestantes, onde estudava; resolvi entrar meio que sem ser convidada para o debate, pra dizer que ESSE PROBLEMA NÃO É IMPORTADO, E FAZ TODO SENTIDO DISCUTIRMO-LO, porque os ateus são discriminados, e pior, estigmatizados. Eu não acuso a religião em si, nem as autoridades religiosas, em sua grande maioria atéias, pelo menos no nível pragmático - e no sentido pejorativo que se dá ao termo ateu-; eu acuso a falta de educação, à falta de leitura, de civilização, esse espírito materialista, grosseiro, vulgar, que é pseudo-espiritualismo dos falsos crentes. Ninguém foi mais espiritualista do que Marx. E ninguém mais materialista do que essas pessoas que dizendo acreditarem em Deus, só pensam em coisas materiais: dinheiro, negócios da família indo bem, casas, veículos, empregos, concursos e vestibulares...rsrs. Eis o que pedem a Deus os que dizem seguirem o Filho de Deus, que pressupostamente os pediria renunciarem a essas coisas, pois SEU reino não é DESSE mundo...Mas os pseudocrentes, míopes, acham que o ruim, o feio do mundo, são os ATEUS, OU os CRENTES DE CRENÇA CONTRÁRIA...Verdadeiros crentes são tão críticos quanto os ateus, angustiados com sua incoerência, com a insustentabilidade de suas crenças; verdadeiros ateus respeitam a espiritualidade , a fé, os SÍMBOLOS da alma humana, cultural e artística e religiosa. Agora, existem crentes de merda e ateus pulhas, como alguns que escrevem ridiculices ali, alhures, aqui...Eu prefiro a literatura e as piadas, entre umas e outras, também com minhas amigas pinguças, algumas inclusive freiras, vou enchendo a vida daquela arte como diz Sartre, sem a qual a existência pesa. Com, ou sem crença.
Anônimo disse…
Você é ateu?AHAM, SENTA LÁ.
Anônimo disse…
Pequeno Manifesto Agnóstico/Ateu

Um dia, todos serão ateus ou agnósticos. Será um Mundo com mais tecnologia, mais burocracia, mais suicídios, mais progresso de toda ordem. Será um Mundo equilibrado, não necessariamente justo. Não haverá racismo nem machismo, pois as leis morais que os incentivam serão banidas. A Pobreza será tratada com programas de distribuição de renda e qualificação, e não com esmolas. As tragédias não serão atribuídas ao demônio, pois nem esta nem nenhuma outra divindade será alimentada com louvores, portanto, morrerá, como Apólo, Zeus, Mitra e etc.
Anônimo disse…
Péssimo exemplo de caráter ateu, se não me engano Chaplin tinha uma quedinha por meninas muito jovens.
Anônimo disse…
Duvido muito que quando todos forem ateus ou agnósticos haverá mais burocracia e suicídio. Eu diria que haverá menos burocracia e menos suicídio. Não vejo como poderia qualquer aspecto piorar em uma sociedade sem religião. Na verdade, em uma sociedade formada por ateus ou agnósticos, qualquer problema que existisse seria ou inevitável(desastres naturais), ou muito pouco preocupante e importante.
Anônimo disse…
num sociedade de ateus não existirá homens-bomba.
Anônimo disse…
O fato de haver um grupo de pessoas juntas e com os mesmos princípios, não cria uma religião, cria no máximo um clube...

Para ser religião é necessário mentir para os membros falando que representa um ser mágico e sobrenatural...

Dizer que um grupo de ateístas é uma religião... é como dizer que um grupo de eunucos é uma suruba...
Anônimo disse…
Acho q o autor escreveu um absurdo: `` desse ateísmo apelativo, subsidiário da doutrina bélica de Bush?`` PUtz.. amigo pelo amor.. quem subsidiou a doutrina bélica de Bush foi exatamente os extremistas cristãos. Não lembra mais q ele inclusive chamou de guerra Santa contra os Mulçumanos.. q isso. O argumento do ônibus, mesmo invertendo no seu entender os personagens continua valendo.. se nem todos ateus são bos e nem todos teístas tb o são, logo religião não define carater. A questão 11 de setembro é fora da nossa realidade? quem dera.. pais cheio de gente pobre, na miseria e precisando de tudo... e o povo recolhendo dinheiro no Brasil pras familias das vitimas do atendado. Ou não é nosso problema ou então é. Não da pra usar 2 pesos, 2 medidas. Pra ajudar e sensibilizar e ter solidariedade e fazer campanhas nacionais na rede globo é problema, mas quando usamos como argumento não é? Quase todos os reliosos repudiaram o atentado? e o Islamismo..? e grande parte dos Mulçumanos? realmente lamentaram.. uma das maiores se não a maior religião do Mundo em territorio e em numeros de fies, acredito. Como a maioria? tu quer dizer os cristão ficaram horrorizados né? claro.. ataque religioso islã; quero ver toda essa sensibilização desse ``quase todos os religiosos`` quando os EUA mentem pro mundo inteiro so pra caçar o desafeto do pai do presidente. Fora as guerras q se mete, matando milhares de pessoas, por territorios no oriente medio, pra defender os amigos judeus e atras de petroleo. Dae os atentados la, os ``quse todos religiosos`` nem tomam conhecimento. Claro, são cristãos e querem mais colocar gasolina no carro deles.
Unknown disse…

Como sempre Crentes começam sem saber nem escrever e muito menos argumentar. caluniadores por que? me prove que existe deus e que a igreja não é preconceituosa que me calo.
Unknown disse…

Piores são os padres e pastores, um por meninos e outro pelas irmãs casadas.
Anônimo disse…
Sou agnóstico (não possuo e rejeito ter uma religião) me afino com o discurso laico dos ateus porque eles oferecem argumentos interessantes e a maioria das pessoas deveria aprender a raciocinar mais e repensar muito do que meramente repetem de forma automática.

Embora eu creia sim, em Deus e em Cristo. Sem deixar que padres, pastores, xamãs, ou qualquer outro tipo de intermediário venha me cobrar financeiramente para me explicar a sua visão das coisas.

No entanto, como já disse algumas vezes aqui, da mesma forma que pessoas deturparam as palavras de fé para fazerem uso delas de acordo com suas conveniências e destruíram sua real aplicação e sentido, pessoas que se dizem ateus deveriam aprender com os religiosos e não cometerem os mesmos erros.

O mesmo discurso de ódio dos religiosos é usado, com outros argumentos, pelos ateus.

Assim, quem ganha são os religiosos que ensinaram a como lidar com quem é diferente.

Ateus tem obrigação de ser melhores que os xiitas e fundamentalistas porque os religiosos poderão, no futuro, alegar que estavam seguindo orientações de suas religiões. E os ateus?

Como explicarão seus erros e seus excessos?

Não somos nós, plenamente responsáveis pelos nossos atos bons e maus?

Se Deus nos ajudar (¹), cresceremos em número e importância neste país.

Ocuparemos vagas em casas legislativas e faremos a bancada laica em oposição à bancada teocrática.

Mas, não podemos perder o foco e entrar na luta com as mesmas armas que os outros.

*(¹) Como disse, não sou ateu.....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...