Pular para o conteúdo principal

Vaticano mudará nome da ordem fundada por padre devasso

O Vaticano decidiu mudar o nome da Legionários de Cristo e uma das opções é Congregação do Reino de Cristo. A ordem foi fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), foto, que foi talvez o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Ele teve amantes, explorou viúvas ricas, estuprou seminaristas e pelo menos dois de seus filhos e era viciado em cocaína.

A ordem encontra-se sob intervenção do Vaticano. O arcebispo italiano Velasio de Paolis, 74, o interventor, tem encontrado resistência para refundar a Legionários. Tanto que ele foi nomeado “delegado pontifico” em julho deste ano e até agora não teve acesso à contabilidade da ordem.

O padre Álvaro Corcuera, diretor-geral da ordem, e Luis Garza, vigário-geral, não têm se submetidos a Paolis. Mas não só eles. Muitos sacerdotes se mantêm fiéis ao carisma de Maciel com o argumento de que, se o padre pecou (o que é humano, dizem), também construiu uma obra que a igreja agora não deveria desprezar.

Uma obra que inclui um patrimônio de milhões de dólares que se encontra sob a administração de uma financeira da Legionários ainda administrada por ‘viúvos’ Maciel.

Com informação do site Religión Digital.

> Pedófilo, ladrão e drogado. Esse foi o criador da Legionários de Cristo.
agosto de 2010

> Caso do Marcial Maciel, o padre devasso.


Comentários

Anônimo disse…
Seja mais objetivo nas suas noticias e nao copie noticias falsas. Onde já se viu querer mudar o nome de uma instituçao. Se mudar de nome é dificil, imagine-se o que implica para uma obra de este tamanho. Creio que alguns ainda pensam que a Legiao cabe numa sacristia, quando só neste natal serao ordenados 65 novos sacerdotes Legionarios de Cristo e nao com outro nome. Já viu congregaçao ordenar tantos, nem os Jesuitas com todo tamanhao daquela congregaçao.
Anônimo disse…
É sempre em si, mudam-se os balaios, conservam-se os caranguejos...E novas raposas para tomarem conta dos velhos galinheiros.
E essa overdose de ordenações é um péssimo sinal...dos tempos. Que tipo de serviço é esse, criado por uma ordem elitista, propagadora de um cristianismo verticalista, intimista e pietista, e um carisma esotérico, iniciático de facção? Um desserviço ao carisma universal do evangelho. Na verdade, assistindo aos "testemunhos", vemos papagaios bem treinados, em apologética do romanismo, como vertente única e legítima do cristianismo universal. Quanto à mudança, ressalte-se que Regnum Christi é desde sempre o nome "oficial" do movimento. Não há mudança nenhuma

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica