Pular para o conteúdo principal

Bombeiros de Tatuí abolem crucifixo; comando manda recolocá-lo

O comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo informou em nota que “já tomou as devidas providências para manutenção das imagens católicas ou de quaisquer outras crenças” nas unidades de Tatuí (SP).

Por ordem do capitão José Natalino de Camargo, reponsável pelos bombeiros de Tatuí, as imagens de santos e os crucifixos foram retirados das instalações da corporação.

O capitão disse ter tomado a decisão como base na Constituição segundo a qual o Estado é laico. Para ele, os crucifixos e outros símbolos da Igreja Católica fazem “apologia” de um único credo, passando a impressão de que “aquela religião seria a única detentora da benesse estatal”.

Desautorizando o capitão, o comando regional do Corpo de Bombeiros comunicou às unidades do Grupamento de Tatuí que os símbolos sejam recolocados de imediato.

Tatuí tem população de 109 mil pessoas e fica a 131 km de São Paulo.

A Câmara Municipal de Tatuí aprovou uma moção de repúdio à decisão de Camargo. Para os vereadores, conforme nota divulgada para a imprensa, “o ato arbitrário, como expressões equivocadas, desrespeitosas e imprudentes sobre a religião católica” reflete a falta de sensibilidade do capitão. Apenas o vereador Oséias Rosas (DEM) não assinou a moção.

Camargo já se apresentou aos seus superiores para se explicar. Após a repercussão de sua ordem, ele não deu nenhuma declaração à imprensa. Na internet, o capitão tem recebido manifestação de apoio.

Com informação do G1, Folha e Estadão.

> Hospital extingue capela e cria espaço laico; arcebispo protesta.
junho de 2010


Comentários

Anônimo disse…
É o fundamentalismo tupiniquim...

Wander
Eli Vieira disse…
É incrível como os vereadores e outros cidadãos de Tatuí conseguem ignorar a Constituição.
Anônimo disse…
falta de bom senso...
Anônimo disse…
É o virus da burrice religiosa. O capitão está certo. Se deus matou o próprio filho numa cruz não vai se preocupar em evitar que alguns bombeiros virem churrasco em algum incêndio. "Antes só que muito mal acompanhado". Ainda chegará o dia que nos livraremos desse câncer chamado cristianismo, um melanoma dos piores.
San Leony disse…
Rídiculo isto. Nos dias de hoje, o que mais precisamos é de fé em Deus. Não é uma questão de cristianismo, como disse o colega JAIROLUIX, Ninguém mais cultua uma imagem. A imagem serve para nos lembrarmos a todo momento que há alguém olhando por nós, indiferente de religião. Se todos pensassem que há um ser superior, a todo momento, olhando por nós, certamente a onda de violência seria menor, pois a maioria dos crimes são cometidos por "acharem" que estão sozinhos e que ninguém vai descobrir a podridão de certas mentes humanas. Evolução, fé, Deus, misericórdia, família, perdão. Isto deve ser cultivado. Imagem é meramente uma imagem, só nos fazem lembrar que Cristo morreu por nós, para nos alertar e fazermos viver no amor. E não foi Deus que matou Jesus, foi nós mesmos que o crucificamos, assim como ainda, depois de 2010 anos, ainda crucuficamos muitas pessoas, pelo prazer de julgar, sem conhecer o lado da verdade de cada pessoa. Vá procurar o que fazer, apagar fogo, ajudar pessoas que passam fome, sede, crianças abandonadas, idosos solitários em asilos, tudo que não é feito hoje em dia, por FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO, e não por ter imagens expostas em locais publicos.
Sandra Leony
antoniocarlos-ro@hotmail.com disse…
Não é de estranhar que o Comando Regional da Polícia Militar tenha desautorizado e reprendido o Capitão do CB. Afinal a Polícia Milita do Estado de São Paulo, com sua Capelania histórica na Corporação, privilegia a religião católica em detrimento às demais religiões, obrigando, inclusive, todos os Policiais Militares a participar de seus eventos, como a Páscoa dos Militares anual, que classifica como serviço que obriga a todos. (PM da RES)
Glauco disse…
É perseguição pura e ridícula. O Estado é laico, mas não é ateu. Temos uma tradição católica que deve ser respeitada e faz parte da cultura brasileira até porque a maioria da população continua cristã e católica. É uma absoluta falta do que fazer ou então é propaganda anti-cristã advinda de ateus "ilustrados", pseudo-cristãos fundamentalistas ou radicais de outras religiões que adorariam o país renegar a sua tradição cristã.
steel blaxon disse…
as pessoas têm que entender que o ESTADO BRASILEIRO NÃO TEM RELIGIÃO! tem é que tirar mesmo esses símbolos cristãos ou qualquer outro que seja! e as pessoas que postaram comentários criticando a decisão do capitão deviam ler mais a constituição e não ficarem cegas lendo um livro de conto de fadas chamado BÍBILA!!!!PS: SE NÃO GOSTARAM DO QUE EU ESCREVI VENHAM ME CRITICAR COM ARGUMENTOS, NÃO COM XINGAÇÕES E PIADINHAS INFAMES.
Anônimo disse…
O Estado é laico!!!
E viva os ETs!
Anônimo disse…
Não creio que a atitude dele tenha a ver com a laicidade brasileira, mas sim com a forma evangélica de ser de não adorar símbolos, temos a a constituição e nossas leis rasgadas diáriamente.
Anônimo disse…
Taí, masi uma vez o cristianismo intervêem no estado laico, se o Brasil fosse mesmo laico, essa cena seria ignorada pelos que se dizem representantes do povo. Nunca representaram nada além deles mesmos, só se interessam pelos seus próprios interesses, pior é que o povo de Tatuí ao invés de apoiar, preferiu fazer papel de "Maria vai com as outras".

Isso só comprova o que já estamos dizendo há muito: que o Brasil só é laico no papel, aliás que nem serve para limpar a bunda de um vampiro.
Anônimo disse…
cadê o estado laico?!
Anônimo disse…
não sou católico, mas isto é pura ignorancia, intolerancia e falta de respeito com os religiosos.

vão caçar o que fazer.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...