Pular para o conteúdo principal

Dilma perde intenção de voto de ateus e Serra ganha, diz Datafolha

Pesquisa divulgada no sábado (16) pelo Datafolha indica que a perda maior de intenção de votos da candidata governista Dilma Rousseff ocorreu entre os ateus. Esses eleitores (ou parte deles) teriam decidido votar no tucano José Serra no segundo turno.

Entre os descrentes, Serra teria obtido cinco pontos percentuais. Igual ganho teria registrado a favor do candidato do PSDB entre os espíritas.

A desistência de ateus da candidatura da petista teria ocorrido por causa da repetina conversão de Dilma à religião.

Até então ela se mantinha dúbia sobre a sua religiosidade: ora dizia que acreditava em Deus e ora falava que tinha dúvidas. Quando pastores e padres criticaram a candidata por causa do programa do PT que prevê a legalização do aborto e da união de homossexuais, Dilma se aproximou dos religiosos, batizou um neto e disse ser devota ardorosa de Nossa Senhora.

Serra também direcionou seu discurso para agradar os religiosos e o PSDB distribuiu santinho com a foto do candidato com a frase "Jesus é a verdade e a justiça". Mas o tucano não pode ser acusado de ter mudado de opinião por causa das eleições porque sempre se disse católico.

Os ateus representam 7% do eleitorado, segundo a Datafolha.

Entre os católicos, até aquela data, a intenção de voto dos dois candidatos continuou praticamente a mesma. Dilma detinha 51%  e Serra, 38%.

Com informação do Valor.

> Ateus criticam Serra pela exploração da religiosidade.
outubro de 2010

> Ateísmo.   > Religião no Estado laico.   > Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
7% do eleitorado é ateu!!! Temos mais força do que imaginava!

Apesar de se aliar com os religiosos, continuo meu voto na Dilma. Acho que na prática os dois são vendidos neste aspecto. Serra também não é tão religioso quanto se diz ser.
Anônimo disse…
Bizarro isso, por que a possível atéia está tentando ganhar votos dos religiosos, os ateus se alinham com o cara com a postura mais conservadora, religiosa e careta da campanha?
R.Ramos disse…
A expressão "possível atéia" é de dor. Pois quem não tem coragem de assumir a sua descrença, enganando o povo, não merece ser eleita. Se há dúvida sobre a (não) religiosidade de Dilma, uma coisa é certa: ela e o seu partido são os mais corruptos.
vilma disse…
Dilma presidente a mais competente,sou evangélica e voto em Dilma mae e avó,prescisamos ter a primeira mulher BRASILEIRA eleita,pois a melhor governata e´a dona de casa que administra o salario do marido as vezes um minimo e consegue colocar comida na mesa viva nós mulheres guerreiras e BRASLILEIRAS.
Nomad disse…
Realmente não acredito que os ateus representem 7% do eleitorado. Ainda mais vindo da Folha. E ainda mais 1 dia após a maior Associação de ateus do Brasil enviar uma carta aberta contra o Serra.
Anônimo disse…
Não está certa essa notícia, ateus não votam por opção religiosa, mas por quem se coaduna com um estado laico, onde a religião não se possa imiscuir, além do muito que já faz, em assuntos públicos. E este tipo de estado não pode se efetivar numa ditadura comandada por bispos de são paulo, tvs xiitas como aquela do padre andrei sucker, nem daquele bispolitiqueiro da paraíba, pagoto...tudo carteirinha do psdb.
Anônimo disse…
Duvi-de-o-do...nós é ateu mas não é burro, é Dilma 13!
Anônimo disse…
Sou mulher, sou brasileira, mais nao assinei nenhuma procuração pra ninguem falar em meu nome, que o Brasil, merece ser governado por uma mulher, eu concordo, mais nao por uma pessoa, que trocou de marido quem nem troca de roupa, que aceita que o filho (subordinado) roube debaixo do seu nariz, e ainda diz que não sabia de nada. Eu acredito que a mae defenda seu filhos com unhas e dentes e que tente educa-los da melhor maneira, ate mesmo os bandidos tem mae, mais acredito que a mae destes bandidos nao concorde e se envengonhe do que os filhos faz. Elas nao deixa de ama-los, mais acima de tudo a mães brasileiras não concorda com injustiça, quem nao se lembra da mae que bateu no seu filho menor dentro da delegacia de policia em londrina, e de tantas outras maes que lutam pra criar seu filhos dignos, mais nem todas conseguem, mais eu duvido que a mae acoberta os crimes dos seus filhos. O que a Dilma fez foi isto, passou a mao na cabeca do ze dirceu, da erenice ate mesmo do burro do nosso presidente que nem sabe falar, que pegou o programa dos tucanos e so mudou de nome. me arrependo amargamente de te votado neste presidente depois de ver que ele sempre é o ultimo a saber o que acontece na sala ao lado...
a dona de casa realmente sabe administrar o salario do marido, cuidar da casa, dos filhos, e sempre tem tempo pra saber das fofocas da vizinhas, nao é possivel que a Dilma nao seja como todas as outras mulheres. ou será que por estar a tanto tempo sem marido ela é uma sapatao que assim que assumir vai aprovar a lei do casamento entre homossexual....
pense nisso brasil....
e Marina silva, volte na proxima vez com mais força que vc ganha....
Anônimo disse…
Também sou mulher e voto em Dilma porque ela é corajosa, eu sou corajosa e admiro mulheres como eu , corajosas. Dilma não tem medo de nenhum desses coronéis da direita, ela que no passado enfrentou os generais. É muito cômodo sentar-se defronte a um computador, com todas as facilidades que hoje no Brasil temos em matéria de informação, e escrever sandices pseudolibertárias e anárquicas...Agora, sair de sua casa, da proteção, da segurança do lar, da família ajustada e carinhosa, no seio dos familiares, e LUTAR bravamente pela libertação nacional, não é fácil!; ainda mais como Dilma fez, rompendo barreiras grandiosas, insuperáveis, em comparação de hoje, onde tudo já está praticamente feito. Quanto aos preconceitos homofóbicos, como também a PAUPEROFOBIA, que é a base de todos, como a da comentadora semianalfa de acima, Dilma também vai dar continuidade à luta do presidente para reduzir o apartheid na educação. Mais enem, mais prouni, mais jovens na universidade, se graduando, para que nas futuras gerações não tenhamos a autorejeição e autodestruição como a da pobre alienada de acima, tão violentada pelo opressor que assume ares de burguesa, e aristocrata, quando está na cara que é uma lisa, uma revoltada, uma desiludida com as políticas educacionais elitistas, que não permitiram-na se esclarecer nem educar.
Anônimo disse…
Sou ateu, de onde vc viu que somos 7% do eleitorado?? Que eu saiba, 7% não tem reliigão, não ter religião não implica no ateísmo, já ouviu falar de deísmo? pandeísmo? agnosticismo? Posso citar vários outros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih