Pular para o conteúdo principal

Dilma perde intenção de voto de ateus e Serra ganha, diz Datafolha

Pesquisa divulgada no sábado (16) pelo Datafolha indica que a perda maior de intenção de votos da candidata governista Dilma Rousseff ocorreu entre os ateus. Esses eleitores (ou parte deles) teriam decidido votar no tucano José Serra no segundo turno.

Entre os descrentes, Serra teria obtido cinco pontos percentuais. Igual ganho teria registrado a favor do candidato do PSDB entre os espíritas.

A desistência de ateus da candidatura da petista teria ocorrido por causa da repetina conversão de Dilma à religião.

Até então ela se mantinha dúbia sobre a sua religiosidade: ora dizia que acreditava em Deus e ora falava que tinha dúvidas. Quando pastores e padres criticaram a candidata por causa do programa do PT que prevê a legalização do aborto e da união de homossexuais, Dilma se aproximou dos religiosos, batizou um neto e disse ser devota ardorosa de Nossa Senhora.

Serra também direcionou seu discurso para agradar os religiosos e o PSDB distribuiu santinho com a foto do candidato com a frase "Jesus é a verdade e a justiça". Mas o tucano não pode ser acusado de ter mudado de opinião por causa das eleições porque sempre se disse católico.

Os ateus representam 7% do eleitorado, segundo a Datafolha.

Entre os católicos, até aquela data, a intenção de voto dos dois candidatos continuou praticamente a mesma. Dilma detinha 51%  e Serra, 38%.

Com informação do Valor.

> Ateus criticam Serra pela exploração da religiosidade.
outubro de 2010

> Ateísmo.   > Religião no Estado laico.   > Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
7% do eleitorado é ateu!!! Temos mais força do que imaginava!

Apesar de se aliar com os religiosos, continuo meu voto na Dilma. Acho que na prática os dois são vendidos neste aspecto. Serra também não é tão religioso quanto se diz ser.
Anônimo disse…
Bizarro isso, por que a possível atéia está tentando ganhar votos dos religiosos, os ateus se alinham com o cara com a postura mais conservadora, religiosa e careta da campanha?
R.Ramos disse…
A expressão "possível atéia" é de dor. Pois quem não tem coragem de assumir a sua descrença, enganando o povo, não merece ser eleita. Se há dúvida sobre a (não) religiosidade de Dilma, uma coisa é certa: ela e o seu partido são os mais corruptos.
vilma disse…
Dilma presidente a mais competente,sou evangélica e voto em Dilma mae e avó,prescisamos ter a primeira mulher BRASILEIRA eleita,pois a melhor governata e´a dona de casa que administra o salario do marido as vezes um minimo e consegue colocar comida na mesa viva nós mulheres guerreiras e BRASLILEIRAS.
Nomad disse…
Realmente não acredito que os ateus representem 7% do eleitorado. Ainda mais vindo da Folha. E ainda mais 1 dia após a maior Associação de ateus do Brasil enviar uma carta aberta contra o Serra.
Anônimo disse…
Não está certa essa notícia, ateus não votam por opção religiosa, mas por quem se coaduna com um estado laico, onde a religião não se possa imiscuir, além do muito que já faz, em assuntos públicos. E este tipo de estado não pode se efetivar numa ditadura comandada por bispos de são paulo, tvs xiitas como aquela do padre andrei sucker, nem daquele bispolitiqueiro da paraíba, pagoto...tudo carteirinha do psdb.
Anônimo disse…
Duvi-de-o-do...nós é ateu mas não é burro, é Dilma 13!
Anônimo disse…
Sou mulher, sou brasileira, mais nao assinei nenhuma procuração pra ninguem falar em meu nome, que o Brasil, merece ser governado por uma mulher, eu concordo, mais nao por uma pessoa, que trocou de marido quem nem troca de roupa, que aceita que o filho (subordinado) roube debaixo do seu nariz, e ainda diz que não sabia de nada. Eu acredito que a mae defenda seu filhos com unhas e dentes e que tente educa-los da melhor maneira, ate mesmo os bandidos tem mae, mais acredito que a mae destes bandidos nao concorde e se envengonhe do que os filhos faz. Elas nao deixa de ama-los, mais acima de tudo a mães brasileiras não concorda com injustiça, quem nao se lembra da mae que bateu no seu filho menor dentro da delegacia de policia em londrina, e de tantas outras maes que lutam pra criar seu filhos dignos, mais nem todas conseguem, mais eu duvido que a mae acoberta os crimes dos seus filhos. O que a Dilma fez foi isto, passou a mao na cabeca do ze dirceu, da erenice ate mesmo do burro do nosso presidente que nem sabe falar, que pegou o programa dos tucanos e so mudou de nome. me arrependo amargamente de te votado neste presidente depois de ver que ele sempre é o ultimo a saber o que acontece na sala ao lado...
a dona de casa realmente sabe administrar o salario do marido, cuidar da casa, dos filhos, e sempre tem tempo pra saber das fofocas da vizinhas, nao é possivel que a Dilma nao seja como todas as outras mulheres. ou será que por estar a tanto tempo sem marido ela é uma sapatao que assim que assumir vai aprovar a lei do casamento entre homossexual....
pense nisso brasil....
e Marina silva, volte na proxima vez com mais força que vc ganha....
Anônimo disse…
Também sou mulher e voto em Dilma porque ela é corajosa, eu sou corajosa e admiro mulheres como eu , corajosas. Dilma não tem medo de nenhum desses coronéis da direita, ela que no passado enfrentou os generais. É muito cômodo sentar-se defronte a um computador, com todas as facilidades que hoje no Brasil temos em matéria de informação, e escrever sandices pseudolibertárias e anárquicas...Agora, sair de sua casa, da proteção, da segurança do lar, da família ajustada e carinhosa, no seio dos familiares, e LUTAR bravamente pela libertação nacional, não é fácil!; ainda mais como Dilma fez, rompendo barreiras grandiosas, insuperáveis, em comparação de hoje, onde tudo já está praticamente feito. Quanto aos preconceitos homofóbicos, como também a PAUPEROFOBIA, que é a base de todos, como a da comentadora semianalfa de acima, Dilma também vai dar continuidade à luta do presidente para reduzir o apartheid na educação. Mais enem, mais prouni, mais jovens na universidade, se graduando, para que nas futuras gerações não tenhamos a autorejeição e autodestruição como a da pobre alienada de acima, tão violentada pelo opressor que assume ares de burguesa, e aristocrata, quando está na cara que é uma lisa, uma revoltada, uma desiludida com as políticas educacionais elitistas, que não permitiram-na se esclarecer nem educar.
Anônimo disse…
Sou ateu, de onde vc viu que somos 7% do eleitorado?? Que eu saiba, 7% não tem reliigão, não ter religião não implica no ateísmo, já ouviu falar de deísmo? pandeísmo? agnosticismo? Posso citar vários outros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ministro do STF diz que crucifixo é cultura, e não religião

Peluso está ligado à corrente da teologia da libertação O ministro Antonio Cezar Peluso (foto), 70, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a presença do crucifixo no espaço público porque, para ele, esse símbolo é uma expressão da formação da cultura brasileira, e não de uma religião. Peluso falou sobre esse assunto ao site Consultor Jurídico, em uma entrevista de despedida do STF. Com 45 anos de magistratura — 9 dos quais no Supremo —, Peluso vai se aposentar no segundo semestre. Na quinta-feira (19), ele entregará a condução da instituição ao ministro Carlos Ayres Britto. Em sua argumentação a favor da permanência do crucifixo no espaço público, incluindo nos tribunais, Peluso disse que Pilatos, para não ter de tomar uma posição, promoveu um julgamento democrático de Cristo, e “o povo foi usado como instrumento de uma ideologia para oprimir um homem inocente”. Nesse sentido, disse, o crucifixo é uma advertência aos juízes e à sociedade sobre as c...

Avança emenda que submete decisões do STF ao Congresso

Campos, líder da bancada evangélica, criticou o "ativismo judiciário" Com apoio da bancada evangélica, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara dos Deputados, aprovou ontem (25) por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional que permite ao Congresso Nacional sustar decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).  De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a PEC passou a ser prioritária aos deputados da militância evangélica e católica após a decisão do STF que permite o aborto de fetos anencéfalos. O deputado João Campos (foto), coordenador da bancada evangélica, disse que a PEC, se aprovada, vai acabar com o “ativismo judiciário”. "Precisamos pôr um fim nesse governo de juízes”, disse o deputado do PSDB-GO. “Isso já aconteceu na questão das algemas, da união estável de homossexuais, da fidelidade partidária, da definição dos números de vereadores e agora no aborto de anencéfalos." Evangélicos querem se impor como em países isl...

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Caridade das religiões não as absolve de suas atrocidades

de Cogita Tibi em resposta a Willian Papp  sobre Violência ‘em nome de Deus’ não é culpa da religião, diz papa Willian: "As religiões podem ser usadas para qualquer fim. Podem-se promover obras de caridades e massacres em nome de Deus." Religião católica é responsável pelo sofrimento de milhões de pessoas Isso é verdade, mas pode ser dito de tudo. E, nesse sentido, esse fato não exime as religiões, ou qualquer outra organização, de ser responsabilizada por seus atos daninhos ou prejudiciais. Reconhecer que uma organização religiosa pode ser direcionada para ajudar alguém, não a absolve, por exemplo, de ter protegido pedófilos para se proteger. Willian: "Uma faca é culpada de ter degolado alguém? Não seria aquele que usa a faca o verdadeiro culpado?" Não exatamente, a comparação tem alguns problemas. Por exemplo, um sapato e uma faca podem ser utilizados para machucar, mas qual dos dois objetos tem maior capacidade ofensiva e maior eficácia em causar...

Christopher Hitchens afirma que Jesus supera Deus em crueldade

'Jesus foi quem primeiro  falou do fogo eterno' Atualização: Hitchens morreu no dia 15 de dezembro de 2011 .  O Novo Testamento, o do Deus pai de Jesus, costuma ser citado por cristãos conscienciosos como uma espécie de upgrade,  com menos bugs,  do Velho Testamento, onde está o Deus mesquinho, cruel e insano. Para Christopher Hitchens (foto abaixo), contudo, o Novo Testamento é mais terrível que o Velho.

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...