Pular para o conteúdo principal

MP acusa bispos da Iurd de fraude em parceria com sanguessugas

do jornal Agora com informação da Folha de S.Paulo

A Procuradoria da República em São Paulo apontou em denúncia à Justiça que ex-deputados federais e um vereador de Ribeirão Preto (313 km de SP) ligados à Igreja Universal do Reino de Deus cometeram fraudes em parceria com integrantes da "máfia dos sanguessugas" e desviaram cerca de R$ 2 milhões dos cofres do Ministério da Saúde.

Segundo a acusação, os envolvidos usaram uma entidade também ligada à Universal, a ABC (Associação Beneficente Cristã), sediada em São Paulo, para cometer as fraudes.

A denúncia tem como base uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde e pela CGU (Controladoria Geral da União) que apontou irregularidades em quatro convênios assinados entre 2002 e 2005 para compra de sete ambulâncias e equipamentos médicos e odontológicos.

O modo de atuação dos acusados é o mesmo descrito em outros processos sobre a "máfia dos sanguessugas".

De acordo com a Procuradoria, os ex-congressistas Vandeval Lima dos Santos e João Batista Ramos da Silva, que à época eram chamados de bispos, Marcos Roberto Abramo, que usava o título de pastor, e Wagner Amaral Salustiano aprovaram emendas para liberar recursos para os convênios entre o Ministério da Saúde e a ABC.

A acusação aponta que os diretores da ABC informaram ao ministério que a entidade possuía equipes médicas e leitos para atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas os dados eram falsos.

Após a receber os repasses, cabia à ABC realizar licitações para a compra dos veículos segundo as exigências previstas nos convênios.

Porém, os dirigentes da ABC Saulo Rodrigues da Silva, bispo da Universal e vereador em Ribeirão Preto, e Randal Ferreira de Brito fraudaram as licitações e contrataram empresas do esquema da "máfia dos sanguessugas", de acordo com a denúncia.

As empresas vencedoras das licitações eram controladas por Darci José Vedoin, pela esposa dele, Clélia Vedoin, pelo filho do casal, Luiz Antônio, e por Ronildo Medeiros, que já são acusados em ações em outros Estados por comandar a "máfia dos sanguessugas".

Silva disse que na gestão dele na ABC não houve irregularidades, e o advogado dos Vedoin afirmou que eles respondem pelos crimes em Mato Grosso.

A auditoria do ministério indica que as ambulâncias compradas foram encontradas sem os equipamentos previstos nos convênios e estavam em mau estado-- algumas nem bateria tinham.

Os ex-deputados ligados ao esquema receberam uma comissão de 10% sobre os valores desviados, conforme confissões dos Vedoin e interceptações telefônicas feitas em outras ações, de acordo com a Procuradoria. O órgão pede que eles sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva e estelionato.

Os Vedoin e Medeiros foram acusados por corrupção, fraude à licitação e estelionato contra a União, e os ex-dirigentes da ABC cometeram fraude à licitação e estelionato, segundo a acusação.

Se a denúncia for aceita pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, os acusados passarão a ser réus em uma ação penal.

> Universal mandou R$ 420 milhões para o exterior, dizem doleiros.
agosto de 2010


Comentários

rayssa gon disse…
podia tirar esses urubus daí, né paulo?

são animais integros que comem carne ja morta e tem um importante papel no equilibrio ecologico. não merecem estar ligados a esse tipo de gente.

vou te processar em nome de todos os urubus. :D

é brinks.
Pietra Kessler disse…
Até quando só ouviremos falar? Onde estão os interrogatórios destes bandidos?Acredito que será necessário criar uma vara para crimes evangélicos?Trata-se de uma instituição criminosa que atua amplamente nos mais diversos crimes. Rayssa têm razão, os urubús são mais puros que estes animais travestidos de pastores e bispos, que devoram os vivos.Cadeia já para apodrecendo macêdo e a quadrilha universal.
Mayara Dias da Costa disse…
.Memória

Após dez anos, ninguém foi condenado pelo desabamento do teto da Universal
Publicada em 20/01/2009 às 10h33m
Diário de S. Paulo

Comentários..SÃO PAULO - Uma tragédia parecida com a da Renascer aconteceu no templo da Igreja Universal do Reino de Deus há dez anos, em Osasco, na Grande São Paulo. Houve 25 mortos e mais de 500 feridos. As três pessoas apontadas pela polícia e pelo Ministério Público (MP) como responsáveis pelo desastre foram consideradas inocentes pela Justiça.

No dia 5 de setembro de 1998, o teto de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus na Avenida João Batista desmoronou durante um culto, soterrando centenas de fiéis. Investigações da polícia concluíram que a tragédia aconteceu porque havia infiltração de umidade e cupins nas vigas de madeira que sustentavam o teto. A madeira estava podre.

A polícia indiciou o bispo Reinaldo dos Santos Suissa, responsável pelo templo, o pastor José Carlos França de Oliveira, seu assistente, e o engenheiro responsável pelos templos da Universal, Luiz Carlos Carneiro da Fonseca, além de outras cinco pessoas. Todos foram acusados de homicídio culposo (sem intenção). O MP aceitou o inquérito policial e denunciou os três à Justiça.


"
Em setembro de 1998, o teto de uma Igreja Universal em Osasco desabou matando 25 pessoas. Três foram responsabilizados, mas ninguém foi punido
"
--------------------------------------------------------------------------------
.No ano seguinte, os réus foram condenados em primiera Instância a dois anos e 15 dias de serviços comunitários. Além disso, deveriam pagar cinco salários mínimos da época aos feridos no incidente e dez salários mínimos aos parentes dos mortos. Os advogados da igreja recorreram ao Tribunal de Justiça, que em 2007 inocentou os três réus. O caso foi encerrado.

Foram abertos ainda 62 processos cíveis no Fórum de Osasco contra a Universal. Vários outros foram abertos em outros fóruns. Algumas pessoas conseguiram receber indenizações. No local da tragédia funciona hoje um estacionamento.
Antonio Benaion disse…
Pois é, urubus se alimentam de carne MORTA, já esses mercadores da fé se alimentam de carne BEM VIVA!!!
Anônimo disse…
Agora é epoca DE FOGUEIRA SANTA ASSISTAM A REUNIÃO E VEJA A PRESSÃO PSICOLOGICA QUE ELES ESTAO FAZENDO COM O POVO.
Anônimo disse…
Eu quero ver essa corja toda na cadeia.Igreja evangélica=ladroagem.
Anônimo disse…
Evanjegues são bandidos por natureza.Quadrilha crente está repleta de sacanas.
Anônimo disse…
Eles tem muito dinheiro, e como o nosso estado e corrupto, vao calando a boca de todos.
Anônimo disse…
Cidadãos do bem, tenham medo desses homens, eles são ladrões e assassinos.
Temos que ver e denunciar mas continuar anonimos, pois podemos ser assassinados.
O dinheiro corrompe todos os pstores e deus vira pivô desse crime! Religião nefasta! inté!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica