Pular para o conteúdo principal

Grão-mestre da Maçonaria registra segredos em seu nome

Silva corre o risco de perder o martelo de grão-mestre
Uma batalha ocorre neste momento no GOB (Grande Oriente do Brasil), a irmandade maçônica brasileira mais antiga e importante. 

Um grupo de maçons quer destituir Marcos José da Silva do cargo de soberano grão-mestre-geral porque, sem colocar o assunto em discussão, ele registrou em seu nome na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro 21 livros  que contém os ritos secretos da ordem. Um funcionário da biblioteca que é maçom teria facilitado o registro sem criar alarde.

A Biblioteca Nacional é a responsável pelo registro dos direitos autorais de livros brasileiros, ainda que tal formalização não seja obrigatória para garantir uma propriedade intelectual. Mas sempre serve como uma prova, um atestado.

Os maçons rebeldes estão tendo calafrios só de pensar que um “profano” (um não maçom), talvez algum contínuo da Biblioteca Nacional, possa estar tendo acesso a segredos que datam desde 1822, quando foi criada da ordem. Em tese, pelo fato de a biblioteca ser a depositária do patrimônio documental do Brasil, qualquer um pode ter acesso aos livros.

“Isso é uma aberração”, disse Marco Morel, autor do livro “O Poder da Maçonaria”. “O que sustenta a irmandade é o sigilo de seus ritos e tradição.”

Outro maçom, que preferiu se manter anônimo, disse que se sente “ultrajado”. Não faz sentido, disse ele, porque, se “um aprendiz [de maçom] mostra o livro dos rituais a um profano, ele é sumariamente expulso”.

Os rebeldes acham estranho que, além de expor os ritos misteriosos, Silva tenha feito o registro em seu nome, e não no do GOB. Ou seja, ele passou a ser o detentor dos direitos autorais dos livros. Caso algum deles venha a ser publicado, Silva será recompensado financeiramente. Direito que será herdado por seus descendentes pelo prazo de 70 anos.

Um golpe de mestre, ou melhor, de grão-mestre?

Os defensores de Silva argumentam que ele registrou os livros para evitar que algum oportunista o fizesse antes, conforme relata o repórter Wilson Aquino.

Do ponto de vista de quem está de fora da ordem, tal alegação levanta a suspeita de que exista no GOB alguém que pretendia se apropriar dos livros, e Silva, para evitar que isso ocorresse, registrou-os na Biblioteca Municipal.

Mas a suspeita da existência de um oportunista vale para o próprio Silva.

O grão-mestre teve de recorrer ao STFM (Supremo Tribunal Federal Maçônico) para evitar ou adiar que uma assembleia do GOB colocasse em votação o seu impeachment.

Queixa-crime contra o soberano
As informações são escassas, não se sabe exatamente como estão ocorrendo o embate de forças, as intrigas, confabulações -- e não poderia ser diferente, porque, afinal, se trata de uma organização secreta.

Mas os bochichos estão fervendo porque o GOB tem cerca de 2.400 lojas (representações) em todo o país e perto de 90 mil associados.

Muito já foi escrito sobre os “rituais misteriosos” da Maçonaria e, a rigor, talvez não haja nenhuma novidade nos livros registrados por Silva.

O valor desses livros talvez seja histórico, porque podem conter informações sobre uma entidade que já teve importância no Brasil. A irmandade, por exemplo, foi atuante na campanha pela extinção da escravatura no país. Seu primeiro grão-mestre foi o abolicionista José Bonifácio.



Um possível vazamento sobre os rituais do GOB pode expor também o quanto se tornou anacrônica esse entidade cuja origem vem da Idade Média e cujos objetivos a maioria das pessoas não sabe, diferentemente do que ocorre em relação a associações como o Rotary.

O que se sabe ao certo é que a Maçonaria é um clube do bolinha (lá as mulheres são meras coadjuvantes) que hoje vive mais do que foi, dos mitos que a envolvem e de suas tradicionais intrigas e conspirações.

Com informação da Istoé.

Maçonaria pede imunidade fiscal das religiões; STF nega 
setembro de 2012

Comentários

nilceia gazzola disse…
Concordo, que segredos devem ficar guardados e revelados em horas, oportunidades que possam ser beneficos, quanto ao receio de quem não é massom começar a taxar ou abominar atitudes e grandes secredos escadais, creio que enfrentar é preciso. Será que este grã mestre não foi anti- ético? Os segredos de tabuas, adboras, sepatubas e muitos outros alicerçados na mente, ou até descritos em documentos familiares e religiosos não devem ser abertos a público. Entendo que leigos podem profanar dizeres concretos. Um abraço. Gostei do blog muito informativo.
Acácio Hiram Abiff disse…
A Maçonaria acabou faz tempo, suspeito que exista uma verdadeira que é oculta.Esta tal maçonaria visível tornou-se um antro de anti maçons.Na verdade é uma sociedade decadente que acolhe em seus templos ditos da virtude uma pleiade de obreiros do mau caratismo.Existem lojas que são organizações criminosas vide a loja do Mato Grosso com membros do judiciário perpetrando crimes.No Paraná existe uma loja de maçons policiais e bandidos.Uma organização que influiu nos garndes momentos da humanidade e do Brasil, hoje tornou-se uma irmandade de abomináveis, vaidosos, hipócritas,pusilanimes,medrosos,embusteiros que todas as quintas-feiras se reunem para praticar a ati maçonaria.Em outros tempos um caso como este seria resolvido pelo Irmão Terrível.Peço ao G.A.D.U.(Grande Arquiteto do Universo) que mande uma chuva de exofre e sal sobre os atuais templos e que das cinzas da pústula calcinada,surja um nova ORDEM MAÇONICA.Um T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Isto é apenas o reflexo da canalhice generalizada nas instituições.Estão todas podres.Se a Maçonaria tivesse dignidade o Brasil não estaria afundado no mar de lama do PT.Concordo com o sr.Hiram, hoje o que tem de maçon pilantra, semelhante a pastor,padre,juiz,policial figuras que até bem pouco tempo eram sinônimo de honradez.
Anônimo disse…
A maçonaria é uma criação de satanás,apesar de todas as afirmações em contrário dos maçons.A maçonaria enganam especialmente seus próprios membros .Albert pike em seu livro "morals and dogmas",afirma que é necessário enganar os próprios membros até que possa ser determinado que estejam pronto para receber a verdade, o gadu que é o deus dos maçons é o próprio satanás à quem eles cultuam,por isso querem estar no oculto para que a sociedade não se escandalize com as sua práticas abomináveis,todo maçon é satanico, e sempre vão negar que sejam pois seu "pai" lucifer é o pai da mentira.
Anônimo disse…
Para mim, esse negócio de maçonaria é pretexto para um conluio de canalhas fanfarrões.
Amanda Gnoatto disse…
Todas as organizações criadas pelos homens cairão. A única religião organizada e dirigida pelo próprio Cristo é que nunca cairá até Sua vinda à Terra. E esta se encontra hoje restaurada exatamente como no tempo em que Cristo viveu e ministrou aqui. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única Igreja viva e verdadeira na face da Terra.
Wallas Scaransi disse…
Nas lojas maçônicas se escondem pevertidos,bandidos,traficantes,todos vaidosos e querendo aparecer. Hoje existem dois tipos de maçons, ´quando está precisando, pede como rato:meu irmão me ajude, quando não precisa mais,desparece ou até nega que é maçon.
Concordo com quem disse que deve haver uma outra maçonaria séria e secreta. Aquele sujeito careca e cabeçudo da foto, eu conheço, ele jamais poderia ser maçom porque a ordem não aceita deficientes.
Anônimo disse…
Em 1978, com 33 dias de pontificado, o Papa João Paulo I foi assassinado pela maçonaria.

http://rodrigoenok.blogspot.com/2009/06/o-assassinato-do-papa-pela-loja-p2-da.html
LUIS GONZAGA disse…
ESTA HISTORIA DE PACTO COM SATANAZ E PURA BALELA O QUE E PREGADO NA MAÇONARIA E QUE O MEMBBRO DEVE SER LIVRE E DE BONS COSTUMES E ISSO DEVERIA SER LEVADO AO PE DA LETRA AI SIM TERIAMOS UMA MAÇONARIA ATUANTE VOLTADA PARA CARIDADE E AUXILIO AOS NECESSITADOS ROGO AO GADU QUE UM DIA POSSAMOS VER ESTA VERDADEIRO MAÇONARIA NOVAMENTE. T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Uma pena, sem duvidas uma traição aos principios os quais jurou defender e respeitar.

T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Bando de safados, canalhas, pilantras, vigaristas que roubam os bens públicos em prol de suas famílias sacanas,
devem queimar no fogo do inferno, não tenho pena de nenhum deles é tudo uma cambada de vagabundos...
Anônimo disse…
"Uma pena, sem duvidas uma traição aos principios os quais jurou defender e respeitar."

Nem tanto; o princípio maior; passar a rasteira nos seus semelhantes. A essência da Maçonaria.
Anônimo disse…
Rogo ao Gadu, embora não acredite em nenhum, que fulmine
toda e qualquer tentativa de recriar essa inutilidade.
Principio maior para aquilo que é bom: O que é bom é aberto e notório o obscuro é segredo.
A Maçonaria é obcura sempre foi e será. Nada de bom pode vir dai. Quem quer ser justo procure outro caminho.
Anônimo disse…
"Isto é apenas o reflexo da canalhice generalizada nas instituições.Estão todas podres.Se a Maçonaria tivesse dignidade o Brasil não estaria afundado no mar de lama do PT"

A maçonaria é tucana até os ossos. Desde Covas seu grande exponte! Deixe o PT fora dessa.
São TUCANOS!!!!Entendeu!!!!
Anônimo disse…
pra quem fala da maçonaria sem conhecer è um indiota segredo e segredo so pode pertence a ordem maçonica
Anônimo disse…
E quem escreve indiota é o quê?
Anônimo disse…
pow já era os maçon ja tava na hora do mundo saber dessas aberraçoes. isso e coisas diabolica.
Anônimo disse…
Esses ladrões e canalhas estão tentando dominar o mundo a todo custo, bando de covardes, assassinos, vigaristas, assaltantes do dinheiro público. Essa gente tem que ser perseguida e morta, estão em todos os lugares para prejudicar as pessoas de bem: nos tribunais de justiça, oab, faculdades, delegacias, etc.

uma cambada de vagabundos, não se deve confiar nessa raça......
Anônimo disse…
A piada mais per-picas que já li é que a igreja de Cristo é a dos santos dos últimos dias isso é de fazer rir.
Uma igreja preconceituosa ridícula e ainda diz q é de Deus afinal se Cristo fosse preconceituoso teria ido passar a infância na Alemanha e não na Africa.
Anônimo disse…
A maçonaria é podre, podre até a medula, somente um ignorante para não saber dos seus tentáculos invisiveis espalhados por toda a sociedade, capitalistas covardes que se estribam no dinheiro para corromper os muitos safados que existem neste país. quem não sabe das falcatruas da maldita MAFIONARIA, ou é ingênuo ou não viveu o suficiente. como diria o Albert Pike: é uma máfia dentro de outra máfia.
Anônimo disse…
Quando se faz um JURAMENTO de segredo, quem tai é PERJURO.
Anônimo disse…
Engraçado pessoas que nem sabem o que é maçonaria, falaram tantas bobagens juntas, as igrejas evangélicas deveriam fazer um culto de louvor a maçonaria antes de disseram bobagens, Agora que a ordem precisa voltar aos seus princípios isso precisa.
No livro maçonaria para maçons e iniciantes o escritor Wilson Ribeiro, fala com muita propriedade o que está acontecendo com a ordem.
Mas por favor, vcs que não sabem nada da ordem, a não ser o que vcs leem, parem de falar bobagens,
Para os evangélicos, satanás corre da maçonaria. LIBERDADE, FRATERNIDADE, IGUALDADE, PARA TODOS OS POVOS
Anônimo disse…
Não sou maçom, mas os segredos maçonicos,rituais, ensinamentos, filosofias, etcc.. devem ficar a sete chaves,isso não tem valor,é um tesouro da história do mundo.

Seria o mesmo que eu entregar a receita de um pão ou bolo, que meus antepassados faziam a décadas e seculos atrás.
pensem e reflitam...
Anônimo disse…
Quis dizer acima que, jamais terá valor comercial, quer por dinheiro,ouro ou qualquer.Foi nesse sentido que eu me referi.E se dependesse de mim, sairia a guerra e pegaria em armas, para proteger e defender esses ensinamentos, preciosos do maior tesouro da história da humanidade!
sergio disse…
O que os verdadeiros maçons, livres e de bons costumes, pretendem fazer?
Devemos ter mais cuidado com os novos candidatos e oferecer a porta de saída a esses que traem a ordem.
Anônimo disse…
Vc é um coitado... não tem outra definição, pessoa alucinada, fora do mundo normal, leia, se intere da vdd,nao fique predisposto a ouvir e a repetir o q dizem os outros, os pastores,os canalhar iguais a vc q nao tem identidade própria seu papagaio.
Anônimo disse…
Vcé a unica q será salva né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mto bem.. parabens,está mesmo perpetrando as Santas Palavras, humildade naoexisteno seu vocabulário ne.
Anônimo disse…
Albert Pike nunca foi maçom, entrou na ordem e ainda como aprendiz foi expulso, o motivo, foi essa interpretação que ele tentava "pregar". Depois de expulso, criou sua própria ordem e com os dissidentes e simpatizantes que reuniu, disseminou suas ideias e escreveu o fatídico livro, que não possui nenhuma coerência com o que existe na ordem maçônica tradicional e regular.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos