Pular para o conteúdo principal

Grão-mestre da Maçonaria registra segredos em seu nome

Silva corre o risco de perder o martelo de grão-mestre
Uma batalha ocorre neste momento no GOB (Grande Oriente do Brasil), a irmandade maçônica brasileira mais antiga e importante. 

Um grupo de maçons quer destituir Marcos José da Silva do cargo de soberano grão-mestre-geral porque, sem colocar o assunto em discussão, ele registrou em seu nome na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro 21 livros  que contém os ritos secretos da ordem. Um funcionário da biblioteca que é maçom teria facilitado o registro sem criar alarde.

A Biblioteca Nacional é a responsável pelo registro dos direitos autorais de livros brasileiros, ainda que tal formalização não seja obrigatória para garantir uma propriedade intelectual. Mas sempre serve como uma prova, um atestado.

Os maçons rebeldes estão tendo calafrios só de pensar que um “profano” (um não maçom), talvez algum contínuo da Biblioteca Nacional, possa estar tendo acesso a segredos que datam desde 1822, quando foi criada da ordem. Em tese, pelo fato de a biblioteca ser a depositária do patrimônio documental do Brasil, qualquer um pode ter acesso aos livros.

“Isso é uma aberração”, disse Marco Morel, autor do livro “O Poder da Maçonaria”. “O que sustenta a irmandade é o sigilo de seus ritos e tradição.”

Outro maçom, que preferiu se manter anônimo, disse que se sente “ultrajado”. Não faz sentido, disse ele, porque, se “um aprendiz [de maçom] mostra o livro dos rituais a um profano, ele é sumariamente expulso”.

Os rebeldes acham estranho que, além de expor os ritos misteriosos, Silva tenha feito o registro em seu nome, e não no do GOB. Ou seja, ele passou a ser o detentor dos direitos autorais dos livros. Caso algum deles venha a ser publicado, Silva será recompensado financeiramente. Direito que será herdado por seus descendentes pelo prazo de 70 anos.

Um golpe de mestre, ou melhor, de grão-mestre?

Os defensores de Silva argumentam que ele registrou os livros para evitar que algum oportunista o fizesse antes, conforme relata o repórter Wilson Aquino.

Do ponto de vista de quem está de fora da ordem, tal alegação levanta a suspeita de que exista no GOB alguém que pretendia se apropriar dos livros, e Silva, para evitar que isso ocorresse, registrou-os na Biblioteca Municipal.

Mas a suspeita da existência de um oportunista vale para o próprio Silva.

O grão-mestre teve de recorrer ao STFM (Supremo Tribunal Federal Maçônico) para evitar ou adiar que uma assembleia do GOB colocasse em votação o seu impeachment.

Queixa-crime contra o soberano
As informações são escassas, não se sabe exatamente como estão ocorrendo o embate de forças, as intrigas, confabulações -- e não poderia ser diferente, porque, afinal, se trata de uma organização secreta.

Mas os bochichos estão fervendo porque o GOB tem cerca de 2.400 lojas (representações) em todo o país e perto de 90 mil associados.

Muito já foi escrito sobre os “rituais misteriosos” da Maçonaria e, a rigor, talvez não haja nenhuma novidade nos livros registrados por Silva.

O valor desses livros talvez seja histórico, porque podem conter informações sobre uma entidade que já teve importância no Brasil. A irmandade, por exemplo, foi atuante na campanha pela extinção da escravatura no país. Seu primeiro grão-mestre foi o abolicionista José Bonifácio.



Um possível vazamento sobre os rituais do GOB pode expor também o quanto se tornou anacrônica esse entidade cuja origem vem da Idade Média e cujos objetivos a maioria das pessoas não sabe, diferentemente do que ocorre em relação a associações como o Rotary.

O que se sabe ao certo é que a Maçonaria é um clube do bolinha (lá as mulheres são meras coadjuvantes) que hoje vive mais do que foi, dos mitos que a envolvem e de suas tradicionais intrigas e conspirações.

Com informação da Istoé.

Maçonaria pede imunidade fiscal das religiões; STF nega 
setembro de 2012

Comentários

nilceia gazzola disse…
Concordo, que segredos devem ficar guardados e revelados em horas, oportunidades que possam ser beneficos, quanto ao receio de quem não é massom começar a taxar ou abominar atitudes e grandes secredos escadais, creio que enfrentar é preciso. Será que este grã mestre não foi anti- ético? Os segredos de tabuas, adboras, sepatubas e muitos outros alicerçados na mente, ou até descritos em documentos familiares e religiosos não devem ser abertos a público. Entendo que leigos podem profanar dizeres concretos. Um abraço. Gostei do blog muito informativo.
Acácio Hiram Abiff disse…
A Maçonaria acabou faz tempo, suspeito que exista uma verdadeira que é oculta.Esta tal maçonaria visível tornou-se um antro de anti maçons.Na verdade é uma sociedade decadente que acolhe em seus templos ditos da virtude uma pleiade de obreiros do mau caratismo.Existem lojas que são organizações criminosas vide a loja do Mato Grosso com membros do judiciário perpetrando crimes.No Paraná existe uma loja de maçons policiais e bandidos.Uma organização que influiu nos garndes momentos da humanidade e do Brasil, hoje tornou-se uma irmandade de abomináveis, vaidosos, hipócritas,pusilanimes,medrosos,embusteiros que todas as quintas-feiras se reunem para praticar a ati maçonaria.Em outros tempos um caso como este seria resolvido pelo Irmão Terrível.Peço ao G.A.D.U.(Grande Arquiteto do Universo) que mande uma chuva de exofre e sal sobre os atuais templos e que das cinzas da pústula calcinada,surja um nova ORDEM MAÇONICA.Um T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Isto é apenas o reflexo da canalhice generalizada nas instituições.Estão todas podres.Se a Maçonaria tivesse dignidade o Brasil não estaria afundado no mar de lama do PT.Concordo com o sr.Hiram, hoje o que tem de maçon pilantra, semelhante a pastor,padre,juiz,policial figuras que até bem pouco tempo eram sinônimo de honradez.
Anônimo disse…
A maçonaria é uma criação de satanás,apesar de todas as afirmações em contrário dos maçons.A maçonaria enganam especialmente seus próprios membros .Albert pike em seu livro "morals and dogmas",afirma que é necessário enganar os próprios membros até que possa ser determinado que estejam pronto para receber a verdade, o gadu que é o deus dos maçons é o próprio satanás à quem eles cultuam,por isso querem estar no oculto para que a sociedade não se escandalize com as sua práticas abomináveis,todo maçon é satanico, e sempre vão negar que sejam pois seu "pai" lucifer é o pai da mentira.
Anônimo disse…
Para mim, esse negócio de maçonaria é pretexto para um conluio de canalhas fanfarrões.
Amanda Gnoatto disse…
Todas as organizações criadas pelos homens cairão. A única religião organizada e dirigida pelo próprio Cristo é que nunca cairá até Sua vinda à Terra. E esta se encontra hoje restaurada exatamente como no tempo em que Cristo viveu e ministrou aqui. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única Igreja viva e verdadeira na face da Terra.
Wallas Scaransi disse…
Nas lojas maçônicas se escondem pevertidos,bandidos,traficantes,todos vaidosos e querendo aparecer. Hoje existem dois tipos de maçons, ´quando está precisando, pede como rato:meu irmão me ajude, quando não precisa mais,desparece ou até nega que é maçon.
Concordo com quem disse que deve haver uma outra maçonaria séria e secreta. Aquele sujeito careca e cabeçudo da foto, eu conheço, ele jamais poderia ser maçom porque a ordem não aceita deficientes.
Anônimo disse…
Em 1978, com 33 dias de pontificado, o Papa João Paulo I foi assassinado pela maçonaria.

http://rodrigoenok.blogspot.com/2009/06/o-assassinato-do-papa-pela-loja-p2-da.html
LUIS GONZAGA disse…
ESTA HISTORIA DE PACTO COM SATANAZ E PURA BALELA O QUE E PREGADO NA MAÇONARIA E QUE O MEMBBRO DEVE SER LIVRE E DE BONS COSTUMES E ISSO DEVERIA SER LEVADO AO PE DA LETRA AI SIM TERIAMOS UMA MAÇONARIA ATUANTE VOLTADA PARA CARIDADE E AUXILIO AOS NECESSITADOS ROGO AO GADU QUE UM DIA POSSAMOS VER ESTA VERDADEIRO MAÇONARIA NOVAMENTE. T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Uma pena, sem duvidas uma traição aos principios os quais jurou defender e respeitar.

T:.F:.A:.
Anônimo disse…
Bando de safados, canalhas, pilantras, vigaristas que roubam os bens públicos em prol de suas famílias sacanas,
devem queimar no fogo do inferno, não tenho pena de nenhum deles é tudo uma cambada de vagabundos...
Anônimo disse…
"Uma pena, sem duvidas uma traição aos principios os quais jurou defender e respeitar."

Nem tanto; o princípio maior; passar a rasteira nos seus semelhantes. A essência da Maçonaria.
Anônimo disse…
Rogo ao Gadu, embora não acredite em nenhum, que fulmine
toda e qualquer tentativa de recriar essa inutilidade.
Principio maior para aquilo que é bom: O que é bom é aberto e notório o obscuro é segredo.
A Maçonaria é obcura sempre foi e será. Nada de bom pode vir dai. Quem quer ser justo procure outro caminho.
Anônimo disse…
"Isto é apenas o reflexo da canalhice generalizada nas instituições.Estão todas podres.Se a Maçonaria tivesse dignidade o Brasil não estaria afundado no mar de lama do PT"

A maçonaria é tucana até os ossos. Desde Covas seu grande exponte! Deixe o PT fora dessa.
São TUCANOS!!!!Entendeu!!!!
Anônimo disse…
pra quem fala da maçonaria sem conhecer è um indiota segredo e segredo so pode pertence a ordem maçonica
Anônimo disse…
E quem escreve indiota é o quê?
Anônimo disse…
pow já era os maçon ja tava na hora do mundo saber dessas aberraçoes. isso e coisas diabolica.
Anônimo disse…
Esses ladrões e canalhas estão tentando dominar o mundo a todo custo, bando de covardes, assassinos, vigaristas, assaltantes do dinheiro público. Essa gente tem que ser perseguida e morta, estão em todos os lugares para prejudicar as pessoas de bem: nos tribunais de justiça, oab, faculdades, delegacias, etc.

uma cambada de vagabundos, não se deve confiar nessa raça......
Anônimo disse…
A piada mais per-picas que já li é que a igreja de Cristo é a dos santos dos últimos dias isso é de fazer rir.
Uma igreja preconceituosa ridícula e ainda diz q é de Deus afinal se Cristo fosse preconceituoso teria ido passar a infância na Alemanha e não na Africa.
Anônimo disse…
A maçonaria é podre, podre até a medula, somente um ignorante para não saber dos seus tentáculos invisiveis espalhados por toda a sociedade, capitalistas covardes que se estribam no dinheiro para corromper os muitos safados que existem neste país. quem não sabe das falcatruas da maldita MAFIONARIA, ou é ingênuo ou não viveu o suficiente. como diria o Albert Pike: é uma máfia dentro de outra máfia.
Anônimo disse…
Quando se faz um JURAMENTO de segredo, quem tai é PERJURO.
Anônimo disse…
Engraçado pessoas que nem sabem o que é maçonaria, falaram tantas bobagens juntas, as igrejas evangélicas deveriam fazer um culto de louvor a maçonaria antes de disseram bobagens, Agora que a ordem precisa voltar aos seus princípios isso precisa.
No livro maçonaria para maçons e iniciantes o escritor Wilson Ribeiro, fala com muita propriedade o que está acontecendo com a ordem.
Mas por favor, vcs que não sabem nada da ordem, a não ser o que vcs leem, parem de falar bobagens,
Para os evangélicos, satanás corre da maçonaria. LIBERDADE, FRATERNIDADE, IGUALDADE, PARA TODOS OS POVOS
Anônimo disse…
Não sou maçom, mas os segredos maçonicos,rituais, ensinamentos, filosofias, etcc.. devem ficar a sete chaves,isso não tem valor,é um tesouro da história do mundo.

Seria o mesmo que eu entregar a receita de um pão ou bolo, que meus antepassados faziam a décadas e seculos atrás.
pensem e reflitam...
Anônimo disse…
Quis dizer acima que, jamais terá valor comercial, quer por dinheiro,ouro ou qualquer.Foi nesse sentido que eu me referi.E se dependesse de mim, sairia a guerra e pegaria em armas, para proteger e defender esses ensinamentos, preciosos do maior tesouro da história da humanidade!
sergio disse…
O que os verdadeiros maçons, livres e de bons costumes, pretendem fazer?
Devemos ter mais cuidado com os novos candidatos e oferecer a porta de saída a esses que traem a ordem.
Anônimo disse…
Vc é um coitado... não tem outra definição, pessoa alucinada, fora do mundo normal, leia, se intere da vdd,nao fique predisposto a ouvir e a repetir o q dizem os outros, os pastores,os canalhar iguais a vc q nao tem identidade própria seu papagaio.
Anônimo disse…
Vcé a unica q será salva né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mto bem.. parabens,está mesmo perpetrando as Santas Palavras, humildade naoexisteno seu vocabulário ne.
Anônimo disse…
Albert Pike nunca foi maçom, entrou na ordem e ainda como aprendiz foi expulso, o motivo, foi essa interpretação que ele tentava "pregar". Depois de expulso, criou sua própria ordem e com os dissidentes e simpatizantes que reuniu, disseminou suas ideias e escreveu o fatídico livro, que não possui nenhuma coerência com o que existe na ordem maçônica tradicional e regular.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...