Pular para o conteúdo principal

Cardeal belga tentou silenciar vítima de bispo pedófilo

Danneels pressionou a vítima a não denunciar Vangheluwe
Na Bélgica, um homem que tinha sido sofrido abuso sexual durante parte de sua juventude pelo seu tio, o bispo Roger Vangheluwe (foto, à direita), 73, pediu em duas oportunidades ajuda do cardeal Godfried Danneels (foto) para denunciar o agressor ao Vaticano. 

O cardeal se recusou a fazê-lo e pressionou o sobrinho do bispo a deixar a denúncia para depois, quando Vangheluwe estivesse aposentado.

O sobrinho gravou a conversa, que teve alguns trechos publicados pela imprensa belga no final da semana passada, expondo mais uma evidência de que a hierarquia da Igreja Católica tem sido contumaz no acobertamento de seus pedófilos.

“O bispo [Vangheluwe] vai se aposentar no ano que vem. Eu acho que seria melhor se você esperasse até lá", disse Danneels no primeiro encontro que teve com o sobrinho do bispo para conversar sobre o assunto. A vítima argumentou que não pode aceitar que o seu tio se aposente honradamente.

A conversa prosseguiu, e em dado momento o cardeal disse que o sobrinho deveria pedir perdão a Deus.

Sobrinho: "Por que você tem tanta compaixão por ele [Vangheluwe] e não por mim?".

Danneels: "Não é isso que eu estou dizendo".

Sobrinho: "Você está sempre tentando defendê-lo. Eu pensei que iria conseguir algum apoio do senhor. Pelo contrário, estou aqui sentado tentando me defender de coisas que não foram feitas por mim".

Danneels: "Não... Eu não estou dizendo isso, mas que há outras coisas a serem feitas".

Sobrinho: "E exatamente o quê?"

Danneels: "Busque o perdão, em todo o caso".

Vangheluwe renunciou à Diocese da cidade de Bruges antes que se aposentasse por causa da repercussão do caso na imprensa, mas o Vaticano informou que não vai abrir um processo canônico contra ele porque o abuso prescrever por ter ocorrido ocorreu há 24 anos.

Se Bento 16 quisesse, ele poderia impor sanção ao bispo, independentemente da época em que ocorreu o abuso, porque o direito canônico lhe confere esse poder. Mas o papa nunca usou dessa prerrogativa.

Quanto ao cardeal Godfried Danneels, ele continua firme no comando da Igreja Católica da Bélgica, orientando o seu porta-voz a dizer aos jornalistas que aquela sua conversa com o sobrinho do bispo foi publicada “fora do contexto”.

APOSENTADORIA - atualização em 12 de setembro de 2010

O bispo Roger Vangheluwe, ex-bispo de Bruges, informou neste domingo que vai se aposentar. "Com discrição, continuarei refletindo sobre minha vida e meu futuro." Mais uma vez ele pediu desculpas por "todo mal causados" por seus atos.

Com informação do site National Catholic Reporter.


Comentários

Anônimo disse…
SE a icar comete abusos em paises tão ricos e poderosos como os europeus ? na sua maioria de raizes protestantes , imagina em paises pobres onde a lei não funciona .......
Anônimo disse…
Na verdade, não temos maioria protestante, e sim catolicos na belgica, os religiosos são pagos pelo Estado, alguns acumulam várias freguesias (paróquias), chegando a altos salários, cerca de 1600E$ por cada, e o pior pagos por impostos que tributamos ao Estado que é laico mas possui compromisso com a igreja luterana oficial religião.
Anônimo disse…
Por que você tem tanta compaixão por ele e não por mim? Isso me faz lembrar, quando cuidava de minha mãe, católica até à morte, e recebíamos semanalmente a visita de uma funcionária da Igreja, espécie de doadora da comunhão aos enfermos. Mostrei-a pela janela da cozinha o apartamento da vizinha do outro lado, onde morava uma católica que ia à Missa todo dia, mas maltratava a idosa mãe. Até com tapas, nas suas fúrias de impaciência, diga-se de passagem...A ministra da Igreja respondeu: nós já sabemos que ela é assim, mas...REZE POR ELA! E eu perguntei: não devíamos rezar pela vítima, a pobre mãe? Esse mau-caratismo dos carolas, essa falsa-compaixão que nutrem pelos bandidos e criminosos QUANDO DE SUA CORPORAÇÃO, é que é aviltante e de um cinismo vulgar, além de superlativo do moralismo hipócrita. Tivessem dó dos pecadores, mas exercessem algo de mais concreto pelas vítimas desses, no caso das infelizes crianças. Em todos os pronunciamentos dos beatos e dos fanáticos da fraude católica o que ouvimos? A apologia dos sociopatas, a defesa inconsequente dos criminosos e nada além de orações, pelas vítimas inocentes e para sempre mutiladas...Esta é a vã piedade da pseudo humildade do catolicismo. Mas pedofilia é crime contra a dignidade humana, contra a humanidade, um assassinato hediondo da alma infantil, uma barbárie. Não se deve esquecer e jamais, perdoar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente