Pular para o conteúdo principal

Morre Saramago, para quem a Bíblia era guia de crueldades

escritor José Saramago
Escritor foi
 implacável crítico
 das religiões
Morreu na manhã desta sexta (18), nas Ilhas Canárias (Espanha), escritor José Saramago (foto), aos 87 anos.

Embora tenha ganhado o Prêmio Nobel, o único até agora da literatura em português, Saramago, como escritor, está longe da unanimidade: seus livros dividem críticos e leitores em geral.

Mas em algo todos – afetos e desafetos  –  concordam: comunista e ateu, o escritor português era um implacável crítico das religiões, principalmente do cristianismo, o que fica claro em alguns de seus livros, como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

Como seu jeito suave de falar, Saramago dizia coisas que enfureciam os religiosos, como “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

Para ele, A Bíblia é uma loucura, porque “passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a visão dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável.”

Irônico, ele afirmava que, mesmo assim, as pessoas deveriam ler a Bíblia – “para perder a fé”. Mas não recomendava a leitura aos adolescentes porque está cheia de “maus conselho, como incestos, matanças”.

Ele costumava falar sobre a “idiotice” do inferno eterno do catolicismo. “Os humanos são muito mais misericordiosos [do que o Deus cristão]. Quando alguém comete um delito, vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão, para depois ser reintegrado na sociedade”.

Dizia ser um absurdo a criação do universo conforme descreve a Bíblia. “Deus decidiu criar o universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou no sétimo. E está descansando até hoje! Nunca mais fez nada. Isto tem algum sentido?”

Suas críticas à Bíblia se estendiam a todo texto considerado como sagrado. “Imaginar que o Corão é de inspiração divina? Como? Que canal de comunicação tenha Maomé com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que devia escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos.”

Não dá para fugir da frase-clichê “Saramago vai fazer falta”. Principalmente porque o fanatismo religioso se fortalece dia a dia, sequestrando corações e mentes.

Com informações do jornal português Público.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tive que ler livros dele no ensino medio agora quanto ele não cre na biblia dana-se prova que ele era otimo escritor e uma ameba de ser humano pois quem sabe respeitar á opinião ea forma de viver dos outro este sim é inteligente e sociavel coitado (e olha que não sou evangelico nem catolico mai sei respeitar á todos)
Christian Paz disse…
Você acredita na Bíblia ?
( )Sim. - Vá para a próxima pergunta.
( )Não. - Pode parar de ler aqui.

Você acredita no livre arbítrio ?
( )Sim - Vá para a próxima pergunta.
( )Não - Então acredita que somos fantoches ? Pode parar de ler aqui.

Deus pode interferir no livre arbítrio ?
( )Sim - Então porque o ser humano faz tantas coisas ruins ? Você deve ter se expressado mal, acho que você quis dizer que Ele pode interferir, mas não o faz porque não quer. Entendi.
( )Não - Bom, então eu poderia dizer que Ele não é onipotente, mas deixa isso pra lá.

A Bíblia tem mais de 2000 anos. Supondo que a Bíblia seja um livro escrito originalmente pelas palavras de Deus você já pensou na hipótese de que alguma pessoa tenha usado o livre arbítrio com má intenções para reescrever a bíblia depois ?
( )Sim - Ok, parabéns, você está sendo lógico e racional. Pode parar de ler aqui.
( )Não - Então seu Deus interfere no livre arbítrio, logo você realmente é um fantoche.

Agora a última perguntinha, por que então você acredita tão cegamente nesse livro sem sequer ter o trabalho de lê-lo por completo ? Ou vai me dizer que já leu a Bíblia inteira ? Se a leu, com certeza não devia ter chegado até essa parte do texto, devia ter parado de ler logo na primeira pergunta, seguindo a instrução que estava ao lado da resposta.

A maioria dos crentes nunca se propôs a ler a Bíblia por completo, estão satisfeitos com os trechos que o papa-dízimo expõe nas sessões de lavagem cerebral. O resultado de tal comportamento é um choque ao saber das mentiras reveladas, mas ao invés de irem conferir, eles simplesmente tentam alguma explicação do tipo: "Você não entendeu", "Sua leitura está fora de contexto" ou até "Você precisa pedir a Deus para inspirá-lo", como se tais medidas fossem mudar o que está escrito.

Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveriam menos cristãos.
Anônimo disse…
Se vc nao acredita na biblia porque esta perdendo seu tempo em comentar... Porque esta dando ibope para um livro sem importancia. Vc tem coisas mais importantes do que comentar um livro inutil. Deixe essas coisas pra quem tem FÉ. Nós somos idiotas concordo. Mas por favor nos respeite
Anônimo disse…
Para o comentarista anterior e demais crentes que pensarem do mesmo modo:

E o que vocês estão fazendo aqui em vez de irem ler a Bíblia e irem aos cultos etc então? Deixa a gente falar sobre o que a gente quer! Vocês não concordam com o homossexualismo, mas isso é tema mais do que frequente nos meios de vocês, vocês não respeitam homossexuais, não é mesmo? Então aprendam a reconhecer e remover a trave dos olhos de vocês antes de querer remover o argueiro dos olhos dos seus irmãos!

"Amém"!
Anônimo disse…
"Nós somos idiotas concordo." (faltou vírgula no comentário original também)

Finalmente um crente sensato.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix