Pular para o conteúdo principal

Morre Saramago, para quem a Bíblia era guia de crueldades

escritor José Saramago
Escritor foi
 implacável crítico
 das religiões
Morreu na manhã desta sexta (18), nas Ilhas Canárias (Espanha), escritor José Saramago (foto), aos 87 anos.

Embora tenha ganhado o Prêmio Nobel, o único até agora da literatura em português, Saramago, como escritor, está longe da unanimidade: seus livros dividem críticos e leitores em geral.

Mas em algo todos – afetos e desafetos  –  concordam: comunista e ateu, o escritor português era um implacável crítico das religiões, principalmente do cristianismo, o que fica claro em alguns de seus livros, como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

Como seu jeito suave de falar, Saramago dizia coisas que enfureciam os religiosos, como “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

Para ele, A Bíblia é uma loucura, porque “passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a visão dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável.”

Irônico, ele afirmava que, mesmo assim, as pessoas deveriam ler a Bíblia – “para perder a fé”. Mas não recomendava a leitura aos adolescentes porque está cheia de “maus conselho, como incestos, matanças”.

Ele costumava falar sobre a “idiotice” do inferno eterno do catolicismo. “Os humanos são muito mais misericordiosos [do que o Deus cristão]. Quando alguém comete um delito, vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão, para depois ser reintegrado na sociedade”.

Dizia ser um absurdo a criação do universo conforme descreve a Bíblia. “Deus decidiu criar o universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou no sétimo. E está descansando até hoje! Nunca mais fez nada. Isto tem algum sentido?”

Suas críticas à Bíblia se estendiam a todo texto considerado como sagrado. “Imaginar que o Corão é de inspiração divina? Como? Que canal de comunicação tenha Maomé com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que devia escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos.”

Não dá para fugir da frase-clichê “Saramago vai fazer falta”. Principalmente porque o fanatismo religioso se fortalece dia a dia, sequestrando corações e mentes.

Com informações do jornal português Público.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tive que ler livros dele no ensino medio agora quanto ele não cre na biblia dana-se prova que ele era otimo escritor e uma ameba de ser humano pois quem sabe respeitar á opinião ea forma de viver dos outro este sim é inteligente e sociavel coitado (e olha que não sou evangelico nem catolico mai sei respeitar á todos)
Christian Paz disse…
Você acredita na Bíblia ?
( )Sim. - Vá para a próxima pergunta.
( )Não. - Pode parar de ler aqui.

Você acredita no livre arbítrio ?
( )Sim - Vá para a próxima pergunta.
( )Não - Então acredita que somos fantoches ? Pode parar de ler aqui.

Deus pode interferir no livre arbítrio ?
( )Sim - Então porque o ser humano faz tantas coisas ruins ? Você deve ter se expressado mal, acho que você quis dizer que Ele pode interferir, mas não o faz porque não quer. Entendi.
( )Não - Bom, então eu poderia dizer que Ele não é onipotente, mas deixa isso pra lá.

A Bíblia tem mais de 2000 anos. Supondo que a Bíblia seja um livro escrito originalmente pelas palavras de Deus você já pensou na hipótese de que alguma pessoa tenha usado o livre arbítrio com má intenções para reescrever a bíblia depois ?
( )Sim - Ok, parabéns, você está sendo lógico e racional. Pode parar de ler aqui.
( )Não - Então seu Deus interfere no livre arbítrio, logo você realmente é um fantoche.

Agora a última perguntinha, por que então você acredita tão cegamente nesse livro sem sequer ter o trabalho de lê-lo por completo ? Ou vai me dizer que já leu a Bíblia inteira ? Se a leu, com certeza não devia ter chegado até essa parte do texto, devia ter parado de ler logo na primeira pergunta, seguindo a instrução que estava ao lado da resposta.

A maioria dos crentes nunca se propôs a ler a Bíblia por completo, estão satisfeitos com os trechos que o papa-dízimo expõe nas sessões de lavagem cerebral. O resultado de tal comportamento é um choque ao saber das mentiras reveladas, mas ao invés de irem conferir, eles simplesmente tentam alguma explicação do tipo: "Você não entendeu", "Sua leitura está fora de contexto" ou até "Você precisa pedir a Deus para inspirá-lo", como se tais medidas fossem mudar o que está escrito.

Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveriam menos cristãos.
Anônimo disse…
Se vc nao acredita na biblia porque esta perdendo seu tempo em comentar... Porque esta dando ibope para um livro sem importancia. Vc tem coisas mais importantes do que comentar um livro inutil. Deixe essas coisas pra quem tem FÉ. Nós somos idiotas concordo. Mas por favor nos respeite
Anônimo disse…
Para o comentarista anterior e demais crentes que pensarem do mesmo modo:

E o que vocês estão fazendo aqui em vez de irem ler a Bíblia e irem aos cultos etc então? Deixa a gente falar sobre o que a gente quer! Vocês não concordam com o homossexualismo, mas isso é tema mais do que frequente nos meios de vocês, vocês não respeitam homossexuais, não é mesmo? Então aprendam a reconhecer e remover a trave dos olhos de vocês antes de querer remover o argueiro dos olhos dos seus irmãos!

"Amém"!
Anônimo disse…
"Nós somos idiotas concordo." (faltou vírgula no comentário original também)

Finalmente um crente sensato.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...