Pular para o conteúdo principal

Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares em São Paulo

Casa perto de igreja vale menos.
Protesto de vizinho de uma igreja
Embora existam em São Paulo mais bares do que igrejas, 55 mil contra 22 mil, as cerimônias religiosas, sobretudo as evangélicas, superaram em 2009 as casas noturnas em barulho e caos no trânsito.

Desde 1994, quando foi implantado o Psiu (Programa de Silêncio Urbano) na cidade, essa foi a primeira vez que as igrejas lideram o ranking de reclamações da população. A informação é da Agência Estado.

Vizinhos das igrejas evangélicas afirmaram ao jornal que estão cansados de reclamar à fiscalização sem que o barulho diminua.

Uma das mais barulhentas é a sede da IMPD (Igreja Mundial do Poder de Deus), que fica na rua Carneiro Leão, no Brasil. Recentemente, o templo ficou interditado por 53 dias. O prédio funcionava com alvará vencido.

Os moradores da região reclamam da falta de educação dos fiéis. Muitos deles urinam na rua e jogam lixo em qualquer lugar.

“A reclamação não é da cerimônia religiosa, mas do barulho e do caos no trânsito e do bolsão de ambulantes”, disse a moradora Rosa Aparecida Fernandes, 66.

No começo do ano passado, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) tinha decidido fechar a igreja, mas recuou diante das pressões de Valdemiro Santiago, o fundador da seita, que ameaçou promover um protesto com mais de um milhão de pessoas no Brás.

Em relação às igrejas católicas, as reclamações mais frequentes se referem ao congestionamento no trânsito por ocasião de cerimônias, como a de casamento. Um exemplo é a Igreja Santo Ivo, no Largo da Batalha.

O Ministério Público continua defendendo o fechamento das igrejas que produzem barulho acima dos níveis tolerados, com base em resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de 1990.

O vereador e evangélico Carlos Apolinário (DEM) afirma que os promotores têm preconceito religioso.

Igreja é proibida de tocar sinos por causa do barulho.
maio de 2010


Barulho de culto.

Comentários

Anônimo disse…
Não sou um religioso.Concordo plenamente que atualmente as igrejas evagélicas fazem sim,bastante barulho,um barulho que encomoda muito a um diabo como você.Ninguém tem o direito de falar dos outros.Não sei qual é seu pensamento teológico,mas todos fazem barulhos a seu modo.Veja só a igreja romana ou católica romana,entenda como quiser,esta igreja também produz uma intensa poluição sonora e ambiental,o som aquele famigerado sino,que me acorda cedo fora da hora,isto também é incomodo para idosos,enfermos e crianças.Isto ninguém denuncia!O barulho produzido pelas igrejas cristãs evangélicas,não é pior do que os produzidos pelos carismáticos da igreja católicas.Esta igreja só sabia cantar a sua Ave Maria,o povo foi se afastando,mesmo não apreciando os Cristãos evangélcos,roubaram as suas músicas e agora acham enchem seus templos cantando estas músicas,por que não cantam suas Ave Maria? Alíás,o baraulho dos evangélicos vem produzindo grandes resultados,o Governo está gastando menos com internações hospitalares,devido aqueles viciados em drogas,os bebados e fumantes,estarem reconhecendo o seu
miserável estado de vida,e em consequência,estão se voltando para o Senhor Jesus,se tornando homens e mulheres dignos e úteis a si mesmos.Faça você o mesmo e pare de falar dos outros!Seja Feliz.
De saco cheio... disse…
É... Agora um erro justifica o outro.
Quer dizer que se o cara reclama do barulho é porque é preconceituoso?
Inversão total de valores.A Igreja do Edir ,a do Papadófilo e tantas outras podem mais que toda a comunidade de qualquer lugar que seja.Parem é estes fanáticos ede importunar os ouvidos alheios com suas lamurias e bandalheiras.Se fossem mais cristãos pensariam no próximo.No entanto são tão ou mais pecadores que os outros que acreditam que gritando e cantando lamurias serão perdoados pois Deus assim escutura ,certamente.A propósito:Deus é surdo???
Sim,porque com essa altura que estes fanaticos gritam e cantam Deus deve estar usando um tampão nos ouvidos.
...E durma-se com um barulho destes!
Luciano disse…
Realmente igrejas pentecostais são barulhentas, isso porque as pessoas se entregam de corpo e alma, se sentem livres para adorar Deus.
Fanatismo, não, e nunca entenderam, se não se converterem.
Há diversos ruidos na cidade, carros, ônibus, bares, boates, danceterias...
Voltemos ao campo!
Anônimo disse…
Meu Deus!!! Quanto mais eu leio os comentários das reportagens sobre religião, mais me convenço de uma coisa: COMO EVANGÉLICO É BURRO!!! Jesus amado!!! O que será que fazem nessas "franquias" para transformar um ser humano num completo imbecil? Eu digo pra mim mesma: "puxa... são pessoas que não estudaram, nunca tiveram a oportunidade de ler para abrir a mente...". Mas, sei não... tanta burrice e imbecilidade junta derruba qualquer tentativa de defesa.
Não sei quem foi o imbecil que comentou sobre "sinos da igreja". Concordo que, às vezes, são chatinhos. Mas, como é que alguém, que julgamos ser da espécie "racional" pode comparar 1 minuto de badaladas com 2 horas de gritaria???? Fui evangélico por 3 anos, mas, graças a Deus, usei muito bem a inteligência que ele me deu para sair fora desse comércio. Resultado: sou infinitamente mais feliz hoje!! E consigo entender a Bíblia muito melhor agora do que quando o pastor tentava me enfiar "goela abaixo" a interpretação que ele achava correta do Livro Sagrado.
Ainda bem que a polícia perto de casa funciona. Aqui tem um comerciozinho evangélico (pq afinal, igrejinha evangélica não passa de comércio, aliás, com a gritaria ridícula, tá mais pra feira) que fez essa palhaçada por duas vezes. Tentamos conversar, obviamente, não resolveu... na terceira, a polícia simplesmente acabou com o culto. Pergunta se gritaram de novo... CLARO QUE NÃO!!! Pq "bichinhos irracionais" tem que tratar assim, na base do "adestramento".
De saco cheio... disse…
Luciano...já começou errado.Converter-se?Como se a verdade do mundo repousasse sob a égide dos infelizes que para se sentirem mais alegres tem que buscar esperança na religião .Religião é busca de auto-conhecimento e de entrega ao próximo e não simplesmente adoração a um Deus que acham que entendem a muito menos interpretação de um livro que já foi manipulado e modificado diversas vezes.
A verdadeira religião consiste em respeito ao próximo e não em empurrar goela abaixo o que se acha ser averdade.Deus não precisa de gritaria.Ele houve e no silencio e encherga no escuro.Ele o que precisamos antes mesmo de pedirmos.Quem faz gritaria quer chamar a atenção para mostrar aos outros queanda na retidão.Como se ao sair de dentro da igreja não fosse nunca mais errar.A propósito:achar que a sua religião é aunica verdadeira já vai contra aquilo que Jesus pregava.Ele foi crucificado kustamente por ser contra o fundamentalismo,que é o que mais se vê nestas igrejas.Liberdade de pensamento é respeito.E justamente é isso que falta para estas religiões e seus seguidore.
Anônimo disse…
Meu concordo plenamente, pra dormir é um inferno, as igrejas evangelicas passam dos limites na poluição sonora, mas não é só por isso que eu vou ser preconceituoso, porque realmente não da pra dormir com a galera gritando.
Anônimo disse…
filhos do diabo reclamando do barulho, as igrejas nao passam mais 1/2 hora louvando e adorando, em seguida é´só ministração da palavra!!!Quando a coisa é pra DEUS os filhos do diabo logo se levantam!!!!
Anônimo disse…
Querido "anonimo": "Quando a coisa é pra Deus", a "coisa" pode ser feita em silêncio. Deus NÃO É SURDO!!!
Anônimo disse…
Tem gente ai precisando conhecer Richard Dawkins, Daniel Sottomaior e outros, vejam no Youtube o que pensa Richard Dawkins sobre esse fanatismo religioso absurdo. Incrível como fazem parecer que os não evangélicos são demônios, o que esses líderes evangélicos querem é poder,se dizem perseguidos, porém fornecem motivos para isso ao não respeitarem a população, contradizem a ciência, mas muitos ainad estão vivos pelas descobertas feitas pela mesma, e só para constar todas as vezes que religiosos estiveram no poder agiram como perseguidores e condenadores não só de cientistas mas de tantas classes da população.
Míriam disse…
Bom...
Concordo em partes.
Concordo porque realmente um nível muito alto de som, pode ser considerado ruído, o que é prejudicial para a saúde auditiva, porém discordo também, afinal, essa é a maneira que os cristãos encontraram de adorar a Deus, e Deus aceita quando a adoração é feita de coração.
Anônimo disse…
Uma coisa tenho certeza e absoluta:No final de tudo veremos quem está com a VERDADE e com a RAZÃO.Eu sei quem está.
Emerson disse…
"essa é a maneira que os cristãos encontraram de adorar a Deus". Não generalizando, mas o fato é que o interesse do som alto não tem nada a ver com a adoração...o alto som é usado pelas igrejas como estratégia de marketing, fazendo com que as pessoas ao redor escutem (mesmo sem querer) no intuido de ganhar novos clientes, ops fiéis... Eu sou cético, mais sei que muitos religiosos são realmente dignos e sinceros. Mas ver certos como RR Soares arrancar dinheiro das pessoas, inclusive da minha mãe,é pra lá de revoltoso. Não precisa ser estúpido pra ter fé... Se Deus te deu a sabedoria, pelo amor de Deus USE! Aposto que mais da metade dos cristãos nunca leram a Bíblia.
Entretanto,independente de ser igreja, carro, casa... Devemos respeitar os outros, pois se eu não posso reclamar por estarem me pertubando, eu comprarei um som dos bons e ligarei bem na hora de teus afazeres, e verás que aí sim o caos tomara de conta... Falta muito respeito na terra entre as pessoas, pra tarem usando com terceiros...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
esse povo nunca leu biblía não, nunca leu que o profeta isaias pronunciou em seu livro . Clama em alta voz , não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e, anuncia ao meu povo a sua trasgressão e a casa de jacó os seus pecados , isaias cap 58:01 uma coisa eu nao entendo , vcs q se dizem serem cidadão de bem deveriam ficar alegres pelas igrejas evangelicas principalmente as pentecostais , porque o individuo entra lá matando , roubando , traficando, se prostituindo e saem de la transformados pelo poder de Deus e se tornam cidadoes de bem , o povo deveria é agradecer a essas igrejas que trazem beneficio a sociedade , agora lá no bar o camarada enche a cara entra num carro mata pessoas com seus carros velozes e ninguem fala nada esta tudo bem tudo azul e ja era , francamente quem é contra a igreja evangelica ta do lado de satanas sim , porque ele veio para matar , roubar e destruir !
Anônimo disse…
na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem bebedeira) na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem prostituição)na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem assassinato)na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem trafico de drogas) e nos bares e nas boites e nas danceterias e nas grandes concentraçoes de jovens com seus carros importados cheios de alcool e drogas em sua cabeça o que tem lá será, agora na igreja evangelica se ensina a palavra de DEUS , se ensina as pessoas serem boas , se ensina a seguir um caminho bom e sem maldade sem vicio sem atrocidades ou eu estou errado ?
Anônimo disse…
Não comcordo com nenhum tipo de barulho, não precisamos regressar ao tempo passado se formos racionais Luciano, o DISC silêncio vale para todos, bares, boates, igrejas(todos os tipos de igreja), vizinho etc.
Se as igrejas Evangelicas estão sendo criticadas é porque estão ferindo mais vezes essa regra do que os outros locais. Na minha igreja em Cuiaba não se faz poluição sonora, a saúde do ouvido não se reconstitui e Deus lhe ouvira quando você abandonar o fanatismo e cuidar da saúde do seu ouvido quero ver você chega aos 60 anos sem ficar surdo, OK?
Anônimo disse…
Barulho não importa qual for o tipo de barulho, prejudica os ouvidos, fale com um Médico, no Hospital.
Anônimo disse…
Art. 60 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98
Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 60. Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Anônimo disse…
Cartilha Poluição sonora : silento e o barulho.

http://www.mp.pe.gov.br/uploads/rTIuBOqIPaZNFjJXuvTf6Q/Cartilha_2a._edicao_site.pdf


Poluição sonora : silento e o barulho / Coordenação Centro de Apoio
às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente ; André Silvani da Silva Carneiro.
– 2. ed., rev., atual. e ampl. – Recife: Procuradoria Geral de Justiça, 2010.
Anônimo disse…
som sim barulho não

http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20090411_sonora#MODELO
Anônimo disse…
Era uma vez quatro amigos que resolveram que queriam ficar ricos. Seus nomes eram Edir, Silas, Valdemiro e Romildo. Fizeram um pacto com o demonio dando suas almas em troca de dinheiro. Entao o diabo lhes deu a revelaçao: fundem igrejas. No inicio os quatro eram socios na mesma igreja. Mas como começou a dar Muito dinheiro, decidiram que cada um iria abrir a sua e assim todos teriam muito dinheiro sem ter que dividir. Tudo com as bençaos de satanas. Como idiota tem aos quilos, nao faltam fieis para nenhum deles. E todos ficaram ricos com os dizimos e estao vivendo felizes (de preferencia) para sempre.
Anônimo disse…
Melhor história. E verídica ainda. Nada dos contos da carochinha e encenações q são vistas lá, tipo tirar rato morto do bucho, cirurgia de coração no meio de oração...deviam ser todos presos, esses charlatões.
Unknown disse…
Pobre humildade,todos lendo um livro chamado bíblia, frequentando religião, digo sem medo de errar,se continuar assim, pode passar bilhões de anos,que a humanidade vai continuar na mesmice,povo de Deus preste atenção, a verdadeira doutrina de Cristo ensina que é através do pensamento que chegamos perto do nosso criador, por isso não precisa de falar é não tão pouco gritar,é através da mente limpa que chegaremos aos mundos superiores.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...

Andréa Beltrão crê em pessoas, não em Deus. 'Sou cética'

Atriz afirma  que só crê nela Andréa Beltrão (foto) chamou um padre para rezar no velório do seu irmão — ele morreu aos 19 anos de um aneurisma cerebral. A atriz tomou essa providência porque era o que parentes e amigos do seu irmão esperavam que houvesse. Se dependesse apenas dela, não haveria sacerdote no velório. Beltrão é ateia assumida.