Pular para o conteúdo principal

Portal é punido por afirmar que Igreja Universal é uma máfia

O portal Rondoniaaovivo.com terá de pagar indenização de R$ 6.000 à Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.

Rondoniaaovivo também terá de assumir as custas, as despesas processuais e os honorários dos advogados da Universal.

Justiça A decisão é da juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, Rondônia.

No entendimento dela, o site cometeu calúnia ao afirmar que a Universal pratica o estelionato e o charlatanismo, sem apontar “a fonte legítima para se assegurar acerca da veracidade das informações”.

A sentença causa estranheza porque, entre outros fatos, Edir e mais oito integrantes da Universal respondem na Justiça de São Paulo por desvio das doações dos fiéis, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.

A Universal está usando a sentença para ameaçar a imprensa. “Essa decisão abre um precedente contra outras publicações tendenciosas e preconceituosas que são feitas contra a Universal”, disse Adriana Guerra, gerente do departamento jurídico da Universal, de acordo com o site Arca Universal, da igreja.

O artigo tem o título de “Chicote de Cristo para mercadores da fé” e foi escrito por Antônio Serpa do Amaral Filho.

Ele afirmou que “igrejas, principalmente evangélicas, abrem e fecham templos da noite para o dia, como se fossem lojas comerciais que entram e saem do mercado. Pastores são treinados dentro dos parâmetros de um empreendimento capitalista moderno”.

Disse ainda os pastores '”engordam contas bancárias, montam, exploram e mantêm seus templos funcionando com estratégias capitalistas”. E tudo “à custa de um bom cachê para os exorcistas do protestantismo”.

A igreja acionou a Justiça com o argumento de que o artigo, “irresponsável e sensacionalista”, abalou a sua imagem de instituição religiosa. Com o que a juíza concordou. “[Houve] excessos que ultrapassam o limite do direito à informação.”

Em 2008, dezenas de fiéis de diferentes regiões do país moveram ação com praticamente o mesmo texto contra a Folha de S. Paulo por causa da publicação da reportagem “Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.

Já foram pronunciadas mais de 60 sentenças – todas a favor do jornal.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus.
agosto de 2008

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Lucio Ferro disse…
É o que dá! Chamar vagabundos, corruptos, canalhas, hipócritas e ladrões pelo nome, aqui no Brasil, é comprar briga. A exemplo do gilmar "amigo dos bandidos ricos" mendes, não faltam juizes para defender esta corja.
Anônimo disse…
A justiça, muitas vezes, não é cega, é vesga.
juliano disse…
se vc roubar um saco de pão para saciar sua fome vc será preso, mas levantar uma igreja e sugar o dinheiro do povinho usando-se de mentiras e outras táticas sujas e baixas de charlatanismo está tudo certo e legal

dá-lhe brasil!!!!!!!ganhando a copa nosso país estará uma maravilha!!
Link Blog disse…
Envie seus links para o LINK BLOG. www.videosincriveis.ws/lk
Anônimo disse…
Não só esta, mas qualquer igreja, não passa de uma máfia de ladrões e mentirosos safados que vivem de explorar a burrice dos pobres desinformados usando truques sujos de manipulação mental e mentiras pre-históricas. E se fossem processar todos que os chamam de ladrões a eternidade não seria suficiente para tantos processos. Isso é só mais uma piada da "justiça" brasileira, já que a própria justiça está provando o contrário com os processos contra a corja da iurd.
Unknown disse…
Com certeza, essa juíza (com "j" minúsculo mesmo) é membra da IURD.
Anônimo disse…
Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.
Será que a Exma. juíza conhece estes vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=IorFR2GO9mI
http://www.youtube.com/watch?v=tssL6pC-H7Q&feature=related Analise-os ,Ex,a.
MM Comunicação disse…
Não entendi se essa e uma fala do portal ou da Noticia:
"Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.'
Aonde em que legislação isso esta escrito? nao podemos julgar sem ao menos ter certeza a alguns anos mas precisamente 7 trabalho na area de imprensa e nunca ouvir falar sobre a liberdade de imprensa sem que haja respeito as partes e PROVAS, a rede globo tem seus motivos, o edir tem o deles mas começar a falar que a imprensa tem direito de falar sem provas isso e engano não existe nao pode. caso aja prova em primeiro lugar um bom repórter doa as informações junto ao Ministério publico e depois Ha publica, não podemos fantasia repórteres e redes de JUÍZES e nem JUSTIÇA nao temos esse poder, a tempo atras nos estávamos lutando pela liberdade da INFORMAÇÃO hoje a luta da maioria das redes e pela liderança deixando de lado a verdadeira causa.
ACESSEM MEU PORTAL
HTTP://WWW.OPORTALDEMINAS.COM
Anônimo disse…
Só no Brasil mesmo, que os punidos são as vítimas.
Joel Carvalho disse…
Warley Alves,

É verdade.

Não sei se é o caso, concretamente.

Mas, fato é, que, a imprensa e muitos jornalistas tem confundido o direito e liberdade de expressão, com divulgação de calúnias, difamação e injúrias.

É a mesma coisa que ocorre, quando a polícia está investigando um crime e, na dificuldade de encontrar um culpado, atribui o fato criminoso a qualquer criminoso que esteja em seu banco de dados, o qual pelo passado de crimes, terá dificuldades em contradizer o indiciamento forjado pela polícia. Isso ocorre mais do que se imagina.

Já vi isso ocorrer e, os criminosos que não eram culpados por um triplo homicídio, só foram isentos de processo, porque tinham um bom advogado. Esse caso específico se deu aqui no DF. O que não retrata de fato a competente Polícia do DF. Foi um caso isolado aqui, mas ocorre com frequência em outros lugares do Brasil.

UM AVISO AOS NAVEGANTES:

No caso da Universal, o fato de ter vários processos na justiça, não dá o direito de qualquer um publicar calúnias. Embora a calúnia, seja no direito brasileiro, um crime onde cabe a EXCESSÃO DA VERDADE(admite-se a quem alega provar o que diz), cada um que publica um fato criminoso, deve provar faticamente que está dizendo a verdade, caso contrário, RESPONDERÁ SIM POR CALÚNIA!
Paulo Lopes disse…
É "exceção", e não "excessão", Joel. Use um corretor ortográfico!
Joel Carvalho disse…
É verdade. Me descuidei. É a pressa em escrever.

Obrigado.
Anônimo disse…
Os evangélicos que vão realmente rezar são ingênuos e ignorantes(por falta de Educação).
Os evangélicos que fingem que vão rezar são os que lavam o dinheiro nestas igrejas. Uma verdadeira máquina de dinheiro. o Kaká que o diga ...
Anônimo disse…
Quando as igrejas de qualquer tipo pagarem impostos e forem fiscalizadas pela Receita Federal aí talvez a gente comece a ver como elas realmente funcionam ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C

Igreja Mundial vende por R$ 91 fronha milagrosa dos sonhos

O pastor Valdemiro Santiago está vendendo por R$ 91 em programas de emissoras de TV e nos templos de sua igreja, a Mundial, fronha milagrosa dos sonhos, para o fiel colocar no travesseiro de drogado, desempregado ou de enfermos. O pagamento é por meio de depósito na conta da Igreja. A entrega é feita pelos Correios. O valor é uma referência ao Salmo 91, que, entre outras coisas, diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”. O preço do Valdemiro está bem acima do cobrado pelo mercado. Para se ter ideia, o site do Magazine Luiza está oferecendo uma fronha avulsa branca 100% algodão de 70 cm por 50 por R$ 5,73. Pastor recomenda a fronha para drogado e desempregado A arrecadação da fronha milagrosa  — segundo o chefe da Mundial — se destina à “obra de Deus”, que é a construção no Rio da Cidade Mundial, ancorada em 91 colunas. Valdemiro tem aconselhado a quem “não tem conseguido dormir por causa de problemas e dificuldades” a comprar mais de uma fronha. Um pr

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que