Pular para o conteúdo principal

Padre de 74 anos de Franca é acusado de pedofilia

Padre José Afonso Dé.
"Afirmo minha
total inocência"
Justiça condena padre a 60 anos de prisão por abusar de coroinhas. (novembro de 2011)

Mais um padre é acusado de pedofilia. Desta vez é José Afonso Dé (foto), 74, da Paróquia São Vicente de Paulo, de Franca, cidade de 330.000 habitantes a 401 km da capital.

Graciela de Lourdes David Ambrósio, titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), colheu o depoimento de quatro adolescentes  de 12 a 16 anos que frequentavam a igreja.

Eles afirmam que em janeiro e fevereiro deste ano, depois da missa, foram beijados na boca pelo padre Dé e acariciados nas pernas e órgãos genitais por cima da roupa. 

Em comunicado, o padre pediu aos fiéis ajuda na defesa contra as acusações. “Afirmo a minha total inocência”

A delegada ainda está ouvindo as pessoas envolvidas nas denúncias, como pais das crianças. Por enquanto – afirmou – os depoimentos têm apresentado coerência entre si.

O padre Dé disse à TV Record que os adolescentes estão mentindo em retaliação ao um desentendimento que teve com eles. “Eles me xingaram de velho fedido e eu os mandei tomar no cu.”

Após a divulgação das denúncias pela imprensa, dois jovens – um de 20 e outro de 22 anos – procuraram a delegada para dizer que foram abusados por Dé anos atrás, quando eram coroinhas.

Graciela também investiga a denúncia dos adolescentes de que em janeiro informaram a outros padres sobre o assédio, e nada foi feito.

A Diocese de Franca comunicou que o bispo Pedro Luiz Stringhini só vai se manifestar sobre o caso após as investigações.

Com informações da imprensa de Franca e da TV Record.

MAIS DENÚNCIAS - atualização em 7 de abril de 2010

A Polícia Cívil de Franca recebeu mais seis denúncias de pedofilia contra o padre José Afonso Dé, que foi afastado pela diocese da cidade. A polícia vai decidir se indicia o sacerdote após ouvir as testemunhas, entre elas o bispo Pedro Luiz Stringhini, informa a Folha. De acordo com algumas denúncias, a hierarquia da igreja sabia dos abusos cometidos pelo padre e nada fez.

INDICIAMENTO - atualização em 13 de abril de 2010

Depois de prestar depoimento de oito horas ontem (12, segunda), o padre Dé foi indiciado por estupro de menores de 14 anos e por ato libidinoso com fraude. O padre negou as acusações, mas para a delegada os depoimentos dos jovens são consistentes.

FILHOS ADOTIVOS - atualização em 14 de abril de 2010

Em rápida entrevista nesta quarta, o padre Dé negou mais uma vez as acusações com o argumento de que é "afetivo". Ele disse ter dez filhos adotivos, reconhecidos pela Justiça. Falou que um dos seus netos -- ele tem 18 - voltou da escola dizendo ter sido chamado de "Neto de Estuprador". "Eu não estuprei ninguém."

A Diocese de Franca informou que vai comunicar ao Vaticano as acusações ao padre.


Comentários

Anônimo disse…
Eu já sei da fama deste Sr. quando o conheci na Diocese de Ituiutaba-MG. Realmente já tinha visto ele aliciando menores e só não o fez comigo, pq não dei moleza, pois agi com agressão. Hoje vejo seu nome estampado nos noticiários, algo que acredito ser da Providência Divina. A justiça está sendo feita, e este infame será julgado.
Anônimo disse…
No meu estado, certa vez, um padre foi denunciado por abuso e 'etc.', como punição, o arcebispo o transferiu para o interior onde não era conhecido; já imaginaram? um safado transferido para o interior no meio de gente simples e que não conhecia seu caráter...

Wander
Anônimo disse…
Na reportagem da Record, foi observado que este Sr. já foi acusado há 10 anos atrás, sendo acobertado por outros padres da comunidade. Alguém sabe me dizer o nome destes padres, pois moro numa comunidade em que o Padre já pertenceu à esta comunidade de Franca há anos atrás, logo quero saber se não fomos premiados.
Anônimo disse…
Ele tem vários padres formados por ele na Diocese de Ituiutaba-MG e a maioria deles tem fetiche para com garotos adolescentes... são verdadeiros pederastas. é só procurar saber quem são as crias do padre Dé na época em que eles moravam com ele em Ituiutaba.
Anônimo disse…
N adiocese de Franca o melhor amigo que ele tem é tido como filho dele; SE CHAMA PADRE IDAIR. Mas não tenho nem um relato sobre este como suspeito de algo... cabe investigar.
Concí Sales disse…
Essa estratégia de transferir os padres pedófilos de centros urbanos mais desenvolvidos para pequenas localidades, revela uma mão-dupla moralmente contraditória por parte do papismo romano. Trata-se de PUNIR os violentadores com uma espécie de degredo, mas ao mesmo tempo, revela FALTA DE RESPEITO AOS POBRES, aos quais tanto alega defender e propõe-se ajudar. Posto que as sinistras atividades dos pedófilos e pedereastas de batina continuarão, de qualquer forma, sob o manto da ingenuidade e ignorância de populações pouco cultas e desinformadas; PRESERVAM-SE ASSIM OS FILHOS DAS ELITES E DAS CLASSES MÉDIAS ACULTURADAS E ELITIZADAS, do CONTÁGIO COM ESSES DELINQUENTES SOCIAIS...Pois todos sabem que, eles preferencialmente atacam meninos, e adolescentes de famílias economicamente e socialmente desafortunadas;UMA VEZ QUE SE O FIZEREM COM OS DOS RICOS ESTARÃO NO OUTRO DIA NA CADEIA OU ATÉ MORTOS!!! Como dizia certa atriz brasileira, é costume de quem gosta de garotões ir buscá-los nas portas dos colégios...Mas eu digo: NINGUÉM SE ATREVE A FAZÊ-LO NOS COLÉGIOS DOS REMEDIADOS OU RICAÇOS...Os pobres, que já são economicamente explorados, continuam a sê-lo sexualmente. E a Igreja sabe disso, tanto que não faz ocupar seus altos postos, aqueles em que se colocam os seus preceptores infanto-juvenis, por padres de conduta duvidosa e escandalosa...Sabe os riscos que correria judicial e legalmente com isso. Estes presentes ela os dá aos seus preferidos...os pobres.
Anônimo disse…
Quando foi paroco no Santuario Nossa do Rosario em Mococa-SP, aqui tambem,tentou agarrar ele varias vezes em meninos que estava estudando para se tornar sacerdote, eles moravam ao lado do Santuario, inclusive um amigo, me disse que saiu do seminario por causas das safadezas do Padre Dé, cadeia para este pedofelo.
Anônimo disse…
Não consigo entender por que um Garoto de 12 - 14 ou 15 anos, que passa por um vexame desses, que com certesa doi muito (física e moralmente,) consegue ficar calado, só se manifestando em ocasiões como a atual (assunto do momento), quando tudo vem a tona.(Porque será?)
Unknown disse…
Ressalvadas todas as hipóteses ignoradas, creio que questionar o silêncio das vítimas, além de fraturar sua precária integridade, é manter certo preconceito oriundo do autoritarismo perverso hexamilenar do patriarcado totalitarista...DE QUE QUEM CALA CONSENTE. O silêncio dos criminosos, DOS ECLESIÁSTICOS PURPURADOS E DO PAPA, QUE OS APOIAM, VALENDO-SE DA IMUNIDADE DIPLOMÁTICA DO VATICANO E DA IMPUNIDADE DERIVADA DOS ACORDOS COM POLÍTICOS CORRUPTOS...É QUE DEVE SER QUESTIONADO. Todos sabem hoje cientificamente comprovado, que faz parte do quadro psicossomático posterior e da personalidade das vítimas dos abusos, o silenciarem, às vezes, infelizmente, PRA SEMPRE.
Anônimo disse…
Que pena!!!
Adorava a homilia do Pe Dé!Era muito convincente e acabei frequentando a missa da sua paróquia todos os dias !!
Nós meros humanos nos sentimos tão pecadores e buscamos a igreja para nos aproximar de Jesus!!!
Sinto muito mesmo!!Estou triste!!Imagina Jesus ...
Anônimo disse…
A Igreja é a casa de DEUS,e precisa de PADRES com vocaçao,sadios e dispostos a ser verdadeiros sacerdotes.Sinto muito por estes acontecimentos,
-Vamos rezar pela nossa igreja ,pois é lá que nós abastecemos nossa alma.
Anônimo disse…
A igreja não é SÓ a casa de Deus, é casa DO POVO DE DEUS, e este não está sendo respeitado, como aquele nunca foi...Veja, "Deus" mandou amar os inimigos, a Igreja sempre os perseguiu, no caso dos pagãos; assassinou e aprisionou, como os muçulmanos nas cruzadas; torturou e queimou vivos, como no caso dos hereges e das bruxas, pobres mulheres praticantes de farmácia caseira e/ou curandeiras...Hoje, contrariando a ADVERTÊNCIA DE JESUS QUE DIZ..."AI DE QUEM ESCANDALIZAR UM SÓ DESTES PEQUENINOS, MELHOR LHE FORA SER AMARRADO COM PEDRAS E JOGADO AO FUNDO DOS MARES"...(Marcos 9, 42), a "igreja" não só permite que sejam escandalizados, como confunde a opinião pública mundial, com suas estratégias nada "evangélicas" de acobertamento, dissimulação, ocultação e obstrução da verdade...impedindo com falsa misericórdia que perversos venham a julgamento. E misericórdia das vítimas??? Ninguém a tem???
é por estas e outras, que jamais, jamais, em tempo algum, batizarei nenhum dos meus filhos nessa comunidade de perversos, que misericórdia coisa nenhuma, por causa destas pieguices, e outras coisas patéticas, como religião; é que voltamos sempre à barbárie...já não chegam dois mil anos desta mentira, na qual os próprios servidores da instituição nem acreditam? pois se acreditassem, como teriam tanta cara-de-pau e safadeza, sem medo de um julgamento divino, após a morte? ou será que o papa tem o poder de perdoá-los e absolvê-los mediante alguma doação ou oferta , tipo as indulgências?
Anônimo disse…
Este padre já esteve em Capinópolis-MG, onde tinha grupo de vocacionados. Eu mesmo fui testemunha de muitos que desistiram da vocação, por essas coisas absurdas. Era no ano de 1996, e muitos tinham medo de fazer as denuncias porque como sabemos, estes casos de pedofilia e homossexualismo, sempre foram acobertados pela "SANTA MADRE IGREJA". Infelizmente, eu mesmo tive que ficar calado pra não ser perseguido na minha caminhada vocacional, pois tinha o imenso desejo de ser padre, apesar da dor no coração por ver meus colegas serem perseguidos pelos abusos. Também não existiam tantas formas para se proteger contra alguém com tanta influência como tinha o Padre Dé. No máximo que consegui viver lá, com este senhor foi um mês apenas. Pois pedí para ir embora pra outro seminário. Hoje não sou padre, apesar de ter estudado até o segundo ano de Teologia, mas percebi que essa história de celibato é uma bobagem política da Igreja. Por isso fiz como manda a palavra de Deus, me uní a uma esposa e vivo na graça de Deus. Estou feliz, mas penso que, também poderia ser casado sendo padre. Amo minha Igreja, mas condeno a ação dos presbíteros que deturpam os mandamentos e o Evangelho. Deus é maior que todos estes que causam esse transtorno para com os filhos dos fiéis.
jornalista disse…
Somos do Jornal Comércio da Franca, de Franca-SP, onde estouraram as denúncias contra o padre Dé. Estamos apurando todas as histórias passadas sobre o sacerdote e gostaríamos da colaboração de possíveis envolvidos.

Caso alguém se interesse em contar o seu depoimento, mesmo que no anonimato, peço que envie para o email marco@comerciodafranca.com.br ou nelise@comerciodafranca.com.br.

Desde já agradecemos
Anônimo disse…
satanas persegue a igreja de cristo , desde quando jesus veio ao mundo,e hoje ele ataca nossos sacerdotes. sacerdotes ficai vigiando,como jesus disse; aos seus discipulo. nao adianta igrejas de outra denominacao ficar falando da igreja catolica porque falhas existe em todas igrejas .em ves de critcar vamos resar.se for culpado que pague. mais se nao for , apalavra de jesus esta se cunprindo , quando ele disse; sereis julgado e sereis levado ao tribunal por causa do meu nome , cadaigreja refrita , sobre o seu passado, epresente, pra que nem uma delas caia em tentacao da pedofilia, das criticas, dinheiro. pedofilia e idolatria ao dinheiro carroes mansao com o suor dos coitados e um grande pecado tanbem.
Anônimo disse…
É isso aí.... os padres da Igreja na sua maioria só pensam em dinheiro e vida boa. Muitas vezes canalizam seus desejos nos bens materiais. Agora vim dizer que todo mundo só os condena porque são filhos privilegiados de Deus, isso é uma aberração. Tem que pagar na justiça civil como todo mortal. Se quiser ser respeitado, que viva com dignidade e não abuse de crianças. Agora, está na hora de parar com este fundamentalismo e ficar protegendo gente mercenária, que se faz de padre pra ficar tirando proveito dos fiéis.
Anônimo disse…
Chegou a hora de dizer basta pra estes pilantras que usam da bondade do povo pra fazer essas safadezas... Acho que, pra este senhor seria inteiramente necessário, por parte da Diocese e da Igreja, que tirassem dele o direito de exercer suas funções de padre. Pois com essa idade não vejo mais a necessidade de deixá-lo preso. Acredito que tirá-lo da função seria uma perda pra ele. E a Igreja se redimiria perante a sociedade que pede justiça.
Anônimo disse…
Estou perplexa. Conheço o Pe. Dé há muitos anos. Fez a bênção do meu casamento. Se ele jura inocência e a justiça prova a culpa, a pena será aplicada. Mas a verdade, Deus sabe, mesmo que o padre negue.E a justiça divina será aplicada:
ao infrator, se for verdade, e também ao acusador, se for mentira.
Anônimo disse…
Bem que dizem que a igreja de Cristo será perseguida.....infelizmente, talves esteja sendo na figura do Padre Dé....
Conheci este Padre em 1983 ,e posso afimar que eu nunca vi um homem de Deus como ele era....., jamais esquecerei a grande evangelização que ele fez em nossa cidade....
Não se esqueçam que a rede record é do Edir Macedo e este fará de tudo para prejudicar o catolicismo....
Anônimo disse…
Padre Dé,,
Jamais quero deixar me influenciar pelas notícias...as obras que o Sr. plantou em meu coração jamais serão esquecidas.....portanto, vou rezar muito pelo senhor....misericórdia....
Concí Sales disse…
Há uma confusão de termos e conceitos entre as pessoas que "pensam" ser a igreja impropriamente chamada de "católica" e a verdadeira igreja de cristo. Esta, como sabemos, sempre foi minoritária, hoje provavelmente sendo identificada como uma seita. A igreja oficial, denominada impropriamente de "catolica" (na verdade é e sempre foi "romana"); é na verdade um projeto de massa, atrelado desde ao início ao império, consolidada por decretos e estatutos a partir de Constantino, pseudocristão converso em circunstâncias questionáveis e no mínimo suspeitas(para VENCER uma guerra, onde matou inúmeras pessoas, e NA IMINÊNCIA DA MORTE, RECEBEU O BATISMO), pois ao que indicam historiadores era politeísta, adorador do sol e mitraísta. Sempre do lado dos reis e imperadores, essa instituição beneficiou-se das crenças, das superstições, mediante lavagem cerebral, perseguição aos diferentes e divergentes, servindo-se de métodos VIOLENTOS E NADA (!) CRISTÃOS; arquivos históricos nos guardam resquícios dessas repressões violentas como as cruzadas, a inquisição, etc. Posando sempre de boazinha, como toda máfia, ostentando sua (?) caridade hobbynhoodiana (tirar dos ricos para dar aos pobres); mantêm ocultos os seus erros, os seus crimes, os seus ardis, que deverão ser bem piores que os que aparecem. A figura de Cristo nada tem a ver com isso, nem o verdadeiro cristianismo que inspirou tantos homens e mulheres a sacrificarem suas vidas pelo bem da humanidade, referendando tal sacrifício numa idéia ou crença metafísica como a de Deus.
Anônimo disse…
Se ele fosse tão bom deveria ter dado testemunho... Ou será que agora estão aceitando orgias na Igreja? Se isso for permitido, está na hora da Igreja rever os conceitos sobre camisinha, anti-concepcionais, etc. Agora, esta conversa de Padre piedoso, velhinho bom é conversa fiada. Uma pessoa que defende um sujeito assim, só fala mesmo por não ter tido um filho ou um parente vitimada por um caso tão sério, que pode causar transtorno e até mesmo abalos psicológicos profundos. Mas tá certo, continua aí com esta carolice dizendo amém pra esse tipo de gente safada. Sou católico mas não sou bobo.E se for pra denunciar, seja quem for nunca vou me omitir. Pode ser até o bispo... use um pouco a razão, pelo menos um pouco
Anônimo disse…
Eu não acredito em uma só palavra. Ele jurou inocência, é porque tem confiança diante de Deus?
Em quem nós podemos acreditar, nos homens de fé, ou nos servos do diabo? Porque os pastores da igreja universal estão fazendo estragos grandes, os ateus e comunistas, com os maçons e os protestantes, todos os inimigos da igreja católica, resolveram acabar com ela.
Eduardo de capinopolis mg disse…
Eduardo de capinopolis
nao acredito en nenhumapalavra sobre isso ue mesmo comvivi com ele+++5 anos numca vi isto estava senpre com ele Padre Dé sepresisar de eu ai para depor comtra esses decapinopolis eu so primeiroquequeroir ai ficar do seu lado nao admito calunia
Anônimo disse…
Padre Dé, como muitos outros senhores de provecta idade, confunde aqueles que supõem ser a senectude um alívio para paixões reprimidas ao longo dos anos...Elas não arrefecem nem diminuem com a longevidade, porque esta sem a sabedoria e a prudência, é motivo de desonra e vergonha. Um sacerdote, um homem que devia ser necessariamente um disciplinado da oração, exemplo de domínio próprio e autocontrole; descendo tão baixo na imoralidade, na luxúria, na licenciosidade. Pobres almas que se lhe confiaram a virtude, por ele traídas; quantos conflitos, quantas decepções amarguram-lhe as almas...Rezarei por você , Padre, para que o perdão seja um exemplo para quantos hoje escarnecem do ideal sagrado, da boa fé de tantos, da confiança, da crença que são homens de justiça e verdade os que se dizem consagrados ao altar...ao sacrifício; porém, descobrem-se-nos depois rufiões descarados, pedófilos descontrolados, amantes da gula e da sensualidade, descendo mais baixo que a mais rele meretriz...Rezarei mesmo assim. Deus escreve certo por linhas tortas, não permitiu que fossemos para sempre enganados.
Anônimo disse…
é...no caso do padre dé, deus n
ão apenas escreveu com linhas tortas
mas arruinou a caligrafia...
Unknown disse…
Na decada de 80 esse Pe. era reitor do seminario menor diocesano de Apucarana no Pr.E nessa epoca eu era seminarista. E o Pe josé Afonso Dé em uma confissão me colocou em seu colo e me beijou. Havia alguns seminaristas que ja comentavam a respeito de seu comportamento.... Juares Bento, São João do Ivai Pr...
Anônimo disse…
Apesar de passar ja um bom tempo, assisti a uma reportagem a poucos dias em uma emissora também não me lembro qual. Fiquei curioso para saber mais a respeito deste caso do padre Dé. Realmente ele era reitor do seminário diocesano de apucarana no norte do paraná, realmente é um salafrário, engressei no seminário em 84, ele havia saido em 83 com uma tremenda fama de que estava pegando os seminaristas, fiquei tremendamente chocado com a história de que foi transferido para outras localidades e continuou fazendo as mesmas barbaridades. Uma vergonha para a igleja católica. Por estes motivos entre outros é que acabei por perder todo enteresse pela vocação sacerdotal e acabei abandonando a igleja católica e hoje sou evangélico, onde realmente sinto a presença de Deus sem pensar que quem esta dando uma de santo, na verdade é o diabo em carne e osso!
Anônimo disse…
Todos os seminários católicos são(não de hoje ou de ontem) verdadeiros antros de promiscuidade e licenciosidade sexual envolvendo menores e pedofilia(pederastia,homopedossexualidade ou pederastia)e a sacanagem ocorre descaradamente.
Anônimo disse…
Lendo estes comentários fiquei estarrecida com tanto julgamento...falando mal do Padre Dé das igrejas só ai da pra ver como o ser humano é pecaminoso...Quem não tem pecado atira a primeira pedra, esta na Biblia...Devemos esperar na justiça de Deus e dos homens.
Anônimo disse…
que vergonha, eu odeio estas pessoas, por isto msm eu fico na minha casa, faço minhas orações e ensino meu filho a amar a deus e ao proximo como a si msm, tenho certeza q se o padre fosse violentado odiaria a violencia so qm sofreu pode dizer, nunca mais vai se recuperar, eu tinha um amigo q foi violentado, dos 4 aos 12 anos por um hm sujo e porco, infelizmente meu amigo morreu de AIDS, graças ao filho da puta, q violentou ele a vida td, pq msm q parou depois de um tempo, meu amigo ñ vivia mais como um pessoa normal, q este padre receba um puniçao bem ardua, q ele sofra bastante, q apodreça por dentro, alias ele ja é doente msm, vive com uma bolsa de urina espendurada, só falta ter uma morte bem triste...
Anônimo disse…
PAULUS.
EU MESMO FUI TESTEMUNHA OCULAR DE QUE Pe. AFONSO DÉ, É UM PEDÓFILO, POIS FLAGREI UM DOS ADOLESCENTES SENTADO EM SEU COLO BEIJANDO-O NA BOCA.
COMO A POLÍCIA NÃO CONSEGUIU PROVAS SUFICIENTES PARA COLOCÁ-LO NA CADEIA, VAI CONTINUAR ABUSANDO DAS CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM ELE.
Anônimo disse…
Tome padre Dé demorou mais chegou a sua vez.
Anônimo disse…
Padré DÉ como gosta de ser chamado, o todo podero autoritario, nogento, mesquinha,intereseiro, nunca fui com a cara dele,ele nunca me enganou com aquela cara de pau que ele tem, na minha paróquia ele permanenceu graças a Deus e ao Bispo da época ele ficou +- 2 anos e foi embora para bem longe fiquei muito feliz pois ja percebia que ele não era aquilo que aparentava ser, hj desejo que ele reflita tudo de mal que ele fez até hoje.
Fabio, Buritama-sp disse…
aqui em buritama nunca falaram nada do padre dé, a justiça a deus pertençe se quem o acusa ta mentindo , se quem o julga o condena sem provas , tudo sera julgado ,, com tres pregos se cruscifica , padre to com vc se precisar fui seu ministro aqui no setror sao jose força ai e vou estar rezando, obrigado continuo buscando evoluçao espiritual nos principios do cristianismo
nilson.nilton@yahoo.com.br disse…
Esses merdas que se dizem ser padres,mas que são pedófilos,mereciam pena máxima de cadéia porque se não fossem covardes,procuráriam uma zona(bordel)p/ se aliviarem
E numca tocariam em uma criança ou adolescente.isso se eles fossem homens de verdade. (no entanto existem padres gente boa). Devemos tomar cuidado p/ não colocar inoscente na cadéia.
Anônimo disse…
acha correto julgar dessa forma? o lírio pode nascer em um chiqueiro, que não nasce com cheiro de chiqueiro. tem cheiro de lírio. diga-se de passagem que os melhores padres da diocese de ituiutaba são estas "crias". é só vc ir em todas as paroquias que os mesmos estão ou ja passaram. quem nos dera termos mais dessas crias nessa diocese. sao humildes, humanos e acima de tudo obedientes ao bispo e com alma missionaria. a medida q vc medir será medido.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica O prefeito Gilberto Kassab (PSD), na foto,  disse que vai vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo que aprovou o Dia do Orgulho Heterossexual. Trata-se de um recuo porque, na época da aprovação do projeto, ele disse que a nova data não tinha caráter homofóbico. Agora, Kassab disse que se trata de uma medida “despropositada”, conforme entrevista que deu ao jornal Agora São Paulo. "O heterossexual é maioria, não é vítima de violência, não sofre discriminação, preconceito, ameaças ou constrangimentos. Não precisa de dia para se afirmar", disse. O prefeito falou haver somente sentido em datas que estimulem “a tolerância e a paz” em relação, por exemplo, a mulheres e negros e minorias que são vítimas de ofensas e brutalidades. Na campanha de 2008 da eleição municipal, a propaganda na TV de Marta Suplicy (PT) chegou a insinuar que o então seu adversário Kassab era gay, embora ela ti...