Pular para o conteúdo principal

Entra em vigor a nova Lei do Inquilinato

da Agência Brasil

Os proprietários de imóveis e os inquilinos que pagam o aluguel em dia contarão com mais garantias em lei. Entram nesta segunda, 25 de janeiro de 2010, as modificações na Lei do Inquilinato.

Com mais maior rigor em relação aos inadimplentes e mais agilidade nos despejos, a expectativa é que a  nova legislação reduza o valor dos aluguéis.

A principal mudança está nos despejos, cujo tempo médio deve cair de 14 meses para sete meses em decorrência da simplificação dos trâmites legais.

Nova lei deverá reduzir os conflitos. Pela antiga lei, o inadimplente precisava ser notificado duas vezes antes de ser despejado. Caso o devedor consiga evitar o contato com o oficial de justiça, a desocupação era adiada. E bastava a comunicação do inquilino sobre a sua a intenção de pagar o aluguel atraso para impedir a remoção.

Pelas novas regras, logo na primeira notificação a Justiça dará 30 dias para o inquilino deixar o imóvel.

Nos contratos sem fiador ou seguro-fiança, o prazo cai para 15 dias. Até agora, os aluguéis sem garantia estavam sujeitos aos mesmos procedimentos que os demais tipos de contratos.

A cobrança de multa de mora em caso de atraso no aluguel também mudou.

Pela norma que estava em vigor, o inquilino podia  atrasar o pagamento duas vezes a cada 12 meses sem pagar mora e ter ganho de causa na Justiça. Agora, o locatário só contará com o benefício uma vez a cada 24 meses.

Com a nova legislação, as multas por rescisão de contrato ficarão vão diminuir de valor. Agora, a multa será proporcional ao tempo restante do contrato, e não mais integral.

Passou a ser permitido a mudança de fiador na renovação do aluguel. Com isso, segundo o setor imobiliário, o número de pessoas dispostas a serem fiadoras tende a aumentar.

A cobrança de caução volta a ser permitida.

A renovação dos contratos comerciais também foi simplificada.

Pela nova lei, o proprietário poderá dar 30 dias para o inquilino deixar o imóvel caso receba uma proposta melhor de aluguel ao fim do contrato.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo