Pular para o conteúdo principal

Aposentado terá de dar 15% de seu benefício à ex-amante

Por decisão unânime do Tribunal de Justiça de São Paulo, uma mulher de 60 anos obteve o direito de receber 15% do valor do benefício de um homem hoje aposentado do qual foi amante por 25 anos.

Ela e o aposentado são de Espírito Santo do Pinhal, uma cidade de 42 mil habitantes do interior paulista que fica a 202 km da capital.

A esposa do aposentado morreu em agosto de 2006, mas ele não quis legalizar a relação com a amante. Depois de mais algum tempo de convívio com ela, ele a abandonou, conforme consta nos autos.

justica A ex-amante procurou a Justiça com o argumento de que teve uma união estável, devendo portanto ser indenizada por causa do rompimento, mas o seu pedido foi negado porque, caso contrário, a bigamia seria tida como legal. O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) já firmou jurisprudência de que a união estável não vale para o concubinato.

Mas o aposentado não escapou de suas responsabilidades.

Os desembargadores decidiram que nesse caso cabe a concessão de uma pensão alimentícia à ex-amante, “por dever de solidariedade entre parceiros”, confirmando, em parte, uma sentença de primeira instância.

Até obter essa decisão, a ex-amante teve de lutar na Justiça porque o aposentado negou que tivesse tido  relacionamento amoroso com ela.

Depois, já no âmbito do TJ, ele admitiu o caso extraconjugal diante de provas de que pagava o aluguel e ajudava nas despesas domésticas da amante.

No entendimento do TJ, de acordo com o desembargador Ênio Zuliani, o relator do caso, é razoável que o aposentado garanta a alimentação de sua ex-companheira, hoje doente e impossibilitada de trabalhar, ainda que tenha sido na condição de amante.

> Casos de traição conjugal.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Serviço de Informações da ditadura militar espionou mais de 300 mil brasileiros

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã