Pular para o conteúdo principal

Padre reforma igreja para apagar recados do diabo aos fiéis

Puteie, escreve o diabo.

Na porta principal da matriz de Itajobi há – ou melhor, havia - um recado do diabo aos fiéis: “Não volte mais aqui, e esqueça Deus. Vá, e minta, e fale mal, e roube, e calunie, e tapeie, e odeie, e puteie e fume, e beba, e coma.”

O tinhoso deixou outras mensagens na igreja, inclusive uma próxima do altar que diz: “Mulher de um homem só é mãe. Mulher de vários homens é puta”.

Itajobi é uma cidade paulista de 15 mil habitantes que fica a 400 km da capital.

As mensagens na igreja não foram escritas pelo diabo, como é de se supor, nem por algum pichador ateu, mas nos anos 80 pelo artista espanhol José Sanches, a pedido de Osmar Ticianelli, o pároco de então.

Na época, os fiéis ficaram chocados com os recados do diabo, mas com o tempo se acostumaram. E a igreja se tornou em um ponto turístico. Até saiu no Fantástico.

As mensagens foram apagadas recentemente por uma reforma na igreja.

Preocupado em não alimentar polêmica, José Anderson Rodrigues, 31, o atual pároco, nega que a reforma tenha sido feita para apagar as inscrições.

Ele disse que igreja, construída há quase cem anos, estava com problemas na fiação e com infiltrações na parede.

“Foi preciso quebrar o reboco e pintar de novo. Só pelas imagens [pintadas por Ticianelli com os recados do diabo] eu não apagaria”, disse ele ao jornal Bom Dia Bauru.

O radialista José Cotrin apoia a decisão do padre. “As mensagens eram muitos agressivas.”

Mas há fiéis que discordam. Eles acham que deveriam ao menos ter sido consultados pelo padre antes da reforma, a qual poderia ter poupado as mensagens.

“O projeto de Ticianelli teve como inspiração a basílica de São Pedro, em Roma”, argumenta Júlio Gonçalves, 71.

Um outro fiel disse que tudo que ali estava atribuído ao Satanás foi tirado da Bíblia.

Imagens que incomodavam o padre

O diabo até baba.

O tinhoso se diverte.

Justiça suspende reforma que apagar de igreja recados do diabo.
17 de dezembro de 2009

Coisas do diabo.

Comentários

Anônimo disse…
Acho que o ex-médico Roger Abdelmassih leu esses recados e os praticou na integra!!!!
Teresa Cordioli disse…
Paulo, esse seu post comento com prazer...pois ITAJOBI é minha Cidade Natal, Cidade pequena de gente boa e próspera, fica na Região de São José do Rio Preto.

Padre Osmar Ticianelli, (saudades) muito amigo da minha família, foi ele quem fez a minha primeira Comunhão em uma Vila perto de Itajobi que hoje se tornou Munícipio, "MARAPUAMA".

Na época em que foi pintada a Igreja eu ja não morava mais lá, eu não conhecia a história obrigada pela informação, ri muito ao ler...

(diga-se de passagem, Padre Osmar foi um dos homens mais lindos que conheci)

.
Anos 80, pouco tempo para ser considerado"Arte,historica"e muito tempo para alguem se ligar que aquilo não deveria esta ali(comtradição).ps:por mim acharia um modo de presevar,motivo "exotico".
Anônimo disse…
DEUS VAI CUMPRIR TODAS AS PROMESSAS, DO LIVRO DA VIDA,ELE esta voltando acredite ou duvide,o que estamos fazendo para ajudar uns aos outros?melhorando o mundo como?com essas mensagens maliciosas .cuidado! com o que ler , aprende e ri,tente mudar ao seu redor.DEUS PAI E PURO AMOR,PODE MUDAR O NOSSO DESTINO.
Anônimo disse…
Como a religião deixa as pessoas em delírio...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Secularização avança na Islândia. Casamentos civis superam os religiosos