Pular para o conteúdo principal

João Paulo II se flagelava com frequência, revela livro

Livro cita duas
testemunhas
O papa João Paulo II se flagelava com frequência, revela Santo Subito, livro do vaticanista Andrea Tornielli. O livro cita duas testemunhas do autoflagelo: a Irmã Tobiana, que cuidava dos aposentos papais, e o bispo africano Emery Kabongo, que foi secretário de JP.

“Com frequência [ele] se infligia penitências corporais. O meu quarto ficava muito próximo do dele”, disse Tobiana ao autor do livro. “Se ouvia perfeitamente o som dos golpes quando se flagelava.”

Kabongo informou que o papa se flagelava principalmente antes das ordenações episcopais ou sacerdotais.

A origem da autoflagelação se perde nos primórdios da civilização. Sempre fez parte de ritos religiosos, geralmente como meio de se obter a purificação do espírito.

A tradição se firmou na Igreja Católica na passagem do terceiro para o quarto século, quando a religião obteve o reconhecimento oficial do Império Romano. Os fiéis, que já tinham a penitência como um atalho para o céu, se inspiraram no sacrifício de Jesus na cruz.

Até hoje, em alguns países, como a Filipinas, os fiéis mais devotos se flagelam durante a Semana Santa, ficando com as costas em carne viva. Lá, alguns pedem para que sejam pregados na cruz.

O Vaticano não incentiva tal primitivismo, mas não se empenha para proibi-lo.

Com informações do site espanhol Periodista Digital.





março de 2008


Comentários

Anônimo disse…
Cada loco com sua mania
Anônimo disse…
Que os católicos se inspirem no Papa e se mortifiquem, para viver de forma mais pura!
Anônimo disse…
O Vaticano poderia lançar o kit flagelação, com chicotes de vários tipos e instruções como usuá-los, com destaque para as técnicas usadas pelo João Paulo 2º. Não faltariam compradores.
Anônimo disse…
RELIGIÃO É A DECADÊNCIA DA HUMANIDADE. DECLINA O HOMEM AO RIDICULO.
Anônimo disse…
a religião remete o homem a decadência, ao mais rídiculo q possamos imaginar. lastimavel. mas...vamos celebrar a estupidez humana!
Queira Deus que mais pessoas estejam dispostas a usar das mortificações carnais, para sentir o peso do próprio pecado e alcançar pela misericordia de Deus a salvação da própria alma.
Anônimo disse…
É lamentável que tal gesto seja visto como primitivismo por parte de algumas pessoas.
Anônimo disse…
No dia que faltar papel higiênico aqui em casa eu imprimo a página desse blog.
Anônimo disse…
primitivismo é ter que ler uma asneira como essa! Viva o Papa!
Lucio Ferro disse…
Este papa era só mais um imbecil fanático religioso. Eu proponho que todos os cristãos deveriam flagelarem-se uns aos outros e assim poderem viver felizes para sempre.
Anônimo disse…
ELE SE AUTOFLAGELAVA sim !! mas de VERGONHA e de medo do INFERNO !!! por que ele criou uma lei diretiva pra ser executada pelo então BISPO ALEMÃO JOSEF RATZINGER chamada :

´´CRIMEN SOLICITATIONIS´´

que nem SATANÁZ não teria sido tão cruel ??? a LEI secreta pune com EXCOMUNHÃO SUMÁRIA o fiel que tivesse sido abusado sexualmente por um padre católico e que contasse para o publico ou imprensa seu sofrimento..............


AGORA EU TE PERGUNTO ? A ICAR É DIVINA MESMO ???

DETALHE : não sou crente , sou AUTO DIDATA a mais de 18 anos em história das religiões....
Anônimo disse…
Lucio Ferro, é de doer este teu FANATISMO.
Sim, porque tu es um Ateu completamente fanatico.
Tu näo vives a tua vida, tu só se preocupa com a vida dos que tem religiäo e nem ao menos se interessam com a tua existencia, ou melhor... nem sabem se tu realmente existe.
Tu chegas a ser deprimente com o teu Fanatismo Doentio vai se tratar homem.
Lucio Ferro disse…
Vá se tratar voce, seu retardado. Sou ateu , uso o meu cérebro, trabalho, sou honesto, pago meus impostos, sou feliz com a minha família, não me escondo atrás de anonimato, só me preocupo com os religiosos cretinos que vivem querendo impor seu ridículo modo de vida a quem não dá a mínima para deuse de contos de fadas. A religião católica estúpida pedófila romana impingiu sofrimento e atraso no desenvolvimento da humanidade, e eu SEMPRE vou combater o lixo religioso, inclusive usando o espaço que o Sr Paulo Lopes democraticamente dispõe neste blog.
Anônimo disse…
Lucio quando leio seus comentários sinto que vc é um homem triste infeliz e mal resolvido penso que só um tratamento pode te libertar
Juca disse…
anônimo das 07:59 ele não é fanatico ele é louco pode acreditar se vc observar seus comentários vai perceber que ele não bate bem e é um cara do mal
Anônimo disse…
Então tá certo: o normal, o equilibrado, era o papa que lascava um chicotinho nas costas.
Anônimo disse…
LUCIO e ANONIMO parem com a BRIGA e leiam minha OPINIÃO :

O ATEISMO é tão facil de se derrubar como o TEISMO se brincar ? mais facil ...um grande filosofo ILUMINISTA disse :

´´ A maior infelicidade dos ATEUS que eles so tem 2 dos 3 tempos , o presente e o passado , mas eles não tem futuro...e o futuro sempre vai existir´´

Eu fui ateu depois de estudar sobre religioes por 18 anos , mas me reconverti , acredito em DEUS sim , mas nao naquele DEUS RIDICULO é imbecil de BIBLIA , ALCORÃO ou JUDAISMO ??
DEUS que é :
. assassino
. cruel
. vingativo
, burro
. inimigo dos animais
. indeciso
. invejoso
. inseguro
. que erra varias vezes inclusive no GENESIS
. pessimo aluno de historia , biologia , etc
. que diz que MORCEGO É AVE na BIBLIA
. que incentiva estupros e pedofilia
. que incentiva e apoia a escravidão
. que é preconceituoso e escolhe seu povo
. racista
. que mata mais que o capeta infinitamente ...


Acredito no DEUS INUMANO de TOMAZ DE AQUINO

de LEMAITRE [ padre suiço fisico e astronomo que formulou toda a teoria que depois foi usada por HUBBLE no BIG BANG pra explicar a criação do universo...]


DEUS NÃO É UMA PESSOA mas sim uma ENERGIA INATA


simpatizo com o BUDISMO ZEN e TIBETANO e com as religiões naturais e primitivas ...

as 3 primas [ CATOLICISMO , JUDAISMO E ISLAMISMO] deveria ser MULTADAS POR DEUS por plagiarem de forma tão vergonhosa o ZOROASTRISMO-ZARATUSTRISMO-MAZDEISMO que muitos acreditam que possa ter até 12 mil anos de idade...

e segundo a BIBLIA o mundo tem +- 6 mil anos...
José Lobo disse…
Se Deus é energia, um dia vai se acabar. Porque uma das definições de energia é que ela se consume, tem fim. Ou seja, também por esse raciocínio Deus não existe.

Portanto, anônimo da 01:21, tente outra argumentação mais convincente.
Lucio Ferro disse…
Ao Sr juca e ao retardado anonimo que me criticam: Só porque eu não sou estúpido para acreditar em seres imaginários voces me julgam(o que é pecado segundo a sua religião ridícula) uma pessoa infeliz. Talvez voces achem que feliz é quem se chicoteia e vive com medo de um inferno imaginário, ou então a felicidade é privativa dos cristãos. Eu não estou nem aí para voces ou outras ovelinhas ou camelinhos do senhor, eu só não quero que pessoas incapazes de raciocinar como voces tentem IMPOR as suas crenças ao resto da humanidade.
Dr. Juca disse…
Po lucio vc é feio de nome e sobre nome se deve ter muitos problemas (consigo te consultar daqui vc quer? doidão)
Anônimo disse…
ASSIS CABELELEIRO

TUDO BEM EU Ñ CREIO NO DEUS DA BIBLIA MAS CREIO QUE EXISTI UM SER SOBRE NATURAL O UNIVERSO É UMA OBRA DE UM GRAU DE UMA CONPRECIDADE ACIMA DE QUALQUER OBRA FEITA OELO HOMEM POREM EU Ñ SEI SIM ESSE SER TEM RELAÇÃO COM OS HOMEMS
Unknown disse…
Ele se chicoteava pra esfriar os ardores das concupiscentes missivas com a tal senhora casada polonesa, no mínimo um sacrílego adultério, ou será adúltero sacrilégio??? Quem duvidar do quanto essa corja da ICAR gosta de dinheiro acesse os posts desse blog no link CASO DO PADRE MACIEL O DEVASSO, hehehe...vai-te cano!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová