Pular para o conteúdo principal

Chega ao Brasil ‘visitador’ à ordem fundada por padre devasso

O padre mexicano Marcial Maciel (1920/2008), fundador da ordem conservadora Legionários de Cristo, foi estuprador de seminaristas, viciado em cocaína, promovedor de orgias com homens e mulheres, golpistas de viúvas ricas e pai de filhos cujo número ninguém ainda sabe direito.

Desde março, depois que se divulgou o nome de uma filha do padre, a Legionários de Cristo, que se ramificou por vários países, encontra-se sob intervenção do Vaticano, ou sob ‘visitação apostólica’, no eufemismo usado pela Igreja Católica.

O padre devasso morreu, mas a ordem permanece sob a direção de sacerdotes que são crias dele. Álvaro Corcuera, o diretor-geral, teria sido amante da Maciel.

O arcebispo chileno dom Ricardo Ezzati (foto), um dos “visitadores apostólicos” à ordem, acaba de chegar ao Brasil e aqui permanecerá até o dia 17. Ele disse que veio para ouvir sacerdotes e leigos. A informação é do site espanhol Religión Digital.

No Brasil, a congregação tem seminário em São Paulo, Arujá, Curitiba e Porto Alegre. Ela está presente em várias cidades em atividades ligadas preferencialmente à educação, como Belo Horizonte e Brasília.

Por intermédio de seu braço leigo, o Movimento Regnum Christi, a Legionários de Cristo está em cidades como Fortaleza, Recife, Campinas, Jundiaí, Joinville, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas e Ijuí.

O diretor da Legionários no Brasil é o padre Manuel Aromir.

Outros “visitadores” – no total de cinco - estão percorrendo unidades da congregação nos Estados Unidos, Espanha e países da Europa e as demais unidades da América Latina.

Até o final deste ano, eles apresentarão relatório ao Vaticano, ao qual caberá decidir o futuro da ordem.
Já é dado como certo o afastamento de todos os sacerdotes da atual diretoria.

Há quem defenda que a Legionários de Cristo seja refundada, como única e possível solução para livrá-la do legado torpe de Maciel. 

Seminário Maria Mater Ecclesiae, da Legionários de Cristo
Seminário Maria Mater Ecclesiae, em São Paulo

> Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Como faz a pessoa pra falar com Dom Ezzati?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletei o comentário acima porque foi escrito só com letras maiúsculas. Texto em tal formato, além de dificultar a leitura, é tido pela etiqueta da internet como falta de educação. É como se a pessoas quisesse convencer outros no grito.
Ana Lima disse…
Realmente vemos como hoje em dia qualquer um pode escrever qualquer besteira na internet como verdade absoluta... Onde andará o senso crítico, a busca pela verdade, o zelo pela informação?? Ainda mais vindo de um suposto jornalista!! Eu esperava muito mais... Mas tudo bem, eu estive com o Arcebispo Chileno Dom Ricardo Ezzati em sua visita ao Brasil. Conheço a congregação a fundo por pelo menos 10 anos, conheci o Pe. Marcial Maciel e posso afirmar que todo o escrito acima somente demonstra um incrível despeito e falta do que fazer. Tente ser um pouco mais cuidadoso com as "notícias" que vc publica.
Anônimo disse…
É bastante interessante as críticas e gozações com relação às religiões. Ninguém é perfeito. Cada um deve cuidar de si. Todos os amigos e conhecidos que tenho com certa ligação religiosa, todos os seus filhos tem seus comportamentos educados e respeitados. Qualquer religião que pregue a bondade e respeito é benvinda.
Lamento estes ignorantes, mal-eucados, que se acham perfeitos, fazerem gozações sobre religiões. Tenho certeza que são de certa forma marginais ao comportamento normal e que devem tratar-se nos seus relacionamentos, com belas conversas dignas de prêmios. Lamento.
Anônimo disse…
Religião significa religar-se, é um estado de consciência superior. A chamada religiões exteriores não acrescenta em nada ao ser humano. Qualquer um pode dizer que é um santo ou coisa parecida. Esse chamados discípulos de Cristo são na verdade seres de quinta categoria de um nível muito baixo. Cristo é a personificação da pureza. Para ser seu discípulo temos que ser puros, ter uma reta conduta.

Namaste
Anônimo disse…
Tudo isso é pura inveja, pura despeite, porque os Legionários são um povo na deles, não se mistura,
e teem verdadeira devoção a Nosso Senhor Jesus Cristo Eucarístico, e à Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e Nossa Mãe, que chamamos carinhosamente Nuestra Madre. Querido Nuestro Padre, que Deus o receba com seus santos no paraíso, porque, seus ensinamentos, seus conselhos, suas doutrinas, foram a verdade, da beleza e bondade da virtude, da caridade, do matrimônio e da família. Que importa que humanamente falível, tenha feito o contrário? Todos estes seus juízes também hão de comparecer perante Deus, para prestarem contas de suas dependências químicas, compulsões sexuais, só que ocultas; enquanto as do Senhor foram descobertas, mas Deus poupou-lhe do julgamento execrável da plebe ávida por espetáculo! Levou-o para o julgamento pessoal, individual, que só Ele está autorizado a fazer.
O Senhor levou milhões de pessoas a amar o próximo, a fazer o bem, a perdoar de coração aos ofensores, e em seu nome, eu perdoo todos os seus agressores, todos os seus difamadores, cheios de muita razão e direito, mas não sabemos se diante de Deus estão justificados.
São tão lascivos quanto os luxuriosos que condenam exteriormente, e dependentes do álcool e da maconha, quanto os viciados em cocaína que acusam. São tão obcecados pelo sexo com adolescentes quanto os pedófilos que criticam e que exigem prender e matar. São tão cultuadores da pornografia, da violência simbólica da nudez, quanto os praticantes dos vícios que eles condenam, mas em si mesmos aplaudem. Eu os perdoo, como ao senhor também. Deus tenha piedade de todos eles.
Anônimo disse…
Tenho pessoas da minha família no Movimento Regnum Christi. É impossível ignorar a veracidade do escândalo que assola a instituição. Estamos todos abalados e profundamente entristecidos. Minha expectativa pessoal, e acredito que de muitos ligados ao MRC, é de que, com relação a estes fatos e semelhantes, a igreja seja mais rigorosa e eficaz, assim como, que priorize as investigações, em tudo que ferir a essência do cristianismo. Se é para o MRC ser o instrumento para desencadear uma postura mais rigorosa, pronta e renovadora na Igreja, desejamos que tudo seja revelado e que as dores aumentadas sejam ofertadas a Deus, em prol do estabelecimento de seu verdadeiro reino entre os homens.
Continuo grata a Deus pela vocação de amor, pela qual as pessoas da minha família optaram ao ingressarem na vida religiosa.
Anônimo disse…
Peço ao responsável por este artigo que me envie um e-mail de algum responsável pelos problemas com a Igreja no Brasil. Se o problema é denunciar problemas com a Igreja, eu tenho um dossiê onde mostro toda a farça da CNBB e que o Núncio Apóstolico no Brasil não faz nada. Não consigo denunciar porque não encontro com quem falar. Peço ajuda a voce que lê este artigo. Mas preciso de um e-mail confiável e de preferência que não seja de nenhum religioso brasileiro pois o patriotismo acaba acobertando os erros. Digo que sou brasileira mas minha pátria é o céu, portanto não me incomodo com o desmascaramentos dos meus compatriotas. A Igreja não pode ficar desmoralizada em nome do patriotismo. zithmyr@gmail.com
Que Deus nos abençoe e venha em socorro de nossa Igreja no Brasil inclusive.
Anônimo disse…
E eu que cooperava com essa obra, está nas mãos de Deus, JAVÉ É SENHOR E JUIZ e saberá como fazer em todas as coisas.
DEUS DA PROVIDENCIA PROVIDENCIAI!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...