Pular para o conteúdo principal

Chega ao Brasil ‘visitador’ à ordem fundada por padre devasso

O padre mexicano Marcial Maciel (1920/2008), fundador da ordem conservadora Legionários de Cristo, foi estuprador de seminaristas, viciado em cocaína, promovedor de orgias com homens e mulheres, golpistas de viúvas ricas e pai de filhos cujo número ninguém ainda sabe direito.

Desde março, depois que se divulgou o nome de uma filha do padre, a Legionários de Cristo, que se ramificou por vários países, encontra-se sob intervenção do Vaticano, ou sob ‘visitação apostólica’, no eufemismo usado pela Igreja Católica.

O padre devasso morreu, mas a ordem permanece sob a direção de sacerdotes que são crias dele. Álvaro Corcuera, o diretor-geral, teria sido amante da Maciel.

O arcebispo chileno dom Ricardo Ezzati (foto), um dos “visitadores apostólicos” à ordem, acaba de chegar ao Brasil e aqui permanecerá até o dia 17. Ele disse que veio para ouvir sacerdotes e leigos. A informação é do site espanhol Religión Digital.

No Brasil, a congregação tem seminário em São Paulo, Arujá, Curitiba e Porto Alegre. Ela está presente em várias cidades em atividades ligadas preferencialmente à educação, como Belo Horizonte e Brasília.

Por intermédio de seu braço leigo, o Movimento Regnum Christi, a Legionários de Cristo está em cidades como Fortaleza, Recife, Campinas, Jundiaí, Joinville, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas e Ijuí.

O diretor da Legionários no Brasil é o padre Manuel Aromir.

Outros “visitadores” – no total de cinco - estão percorrendo unidades da congregação nos Estados Unidos, Espanha e países da Europa e as demais unidades da América Latina.

Até o final deste ano, eles apresentarão relatório ao Vaticano, ao qual caberá decidir o futuro da ordem.
Já é dado como certo o afastamento de todos os sacerdotes da atual diretoria.

Há quem defenda que a Legionários de Cristo seja refundada, como única e possível solução para livrá-la do legado torpe de Maciel. 

Seminário Maria Mater Ecclesiae, da Legionários de Cristo
Seminário Maria Mater Ecclesiae, em São Paulo

> Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Como faz a pessoa pra falar com Dom Ezzati?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletei o comentário acima porque foi escrito só com letras maiúsculas. Texto em tal formato, além de dificultar a leitura, é tido pela etiqueta da internet como falta de educação. É como se a pessoas quisesse convencer outros no grito.
Ana Lima disse…
Realmente vemos como hoje em dia qualquer um pode escrever qualquer besteira na internet como verdade absoluta... Onde andará o senso crítico, a busca pela verdade, o zelo pela informação?? Ainda mais vindo de um suposto jornalista!! Eu esperava muito mais... Mas tudo bem, eu estive com o Arcebispo Chileno Dom Ricardo Ezzati em sua visita ao Brasil. Conheço a congregação a fundo por pelo menos 10 anos, conheci o Pe. Marcial Maciel e posso afirmar que todo o escrito acima somente demonstra um incrível despeito e falta do que fazer. Tente ser um pouco mais cuidadoso com as "notícias" que vc publica.
Anônimo disse…
É bastante interessante as críticas e gozações com relação às religiões. Ninguém é perfeito. Cada um deve cuidar de si. Todos os amigos e conhecidos que tenho com certa ligação religiosa, todos os seus filhos tem seus comportamentos educados e respeitados. Qualquer religião que pregue a bondade e respeito é benvinda.
Lamento estes ignorantes, mal-eucados, que se acham perfeitos, fazerem gozações sobre religiões. Tenho certeza que são de certa forma marginais ao comportamento normal e que devem tratar-se nos seus relacionamentos, com belas conversas dignas de prêmios. Lamento.
Anônimo disse…
Religião significa religar-se, é um estado de consciência superior. A chamada religiões exteriores não acrescenta em nada ao ser humano. Qualquer um pode dizer que é um santo ou coisa parecida. Esse chamados discípulos de Cristo são na verdade seres de quinta categoria de um nível muito baixo. Cristo é a personificação da pureza. Para ser seu discípulo temos que ser puros, ter uma reta conduta.

Namaste
Anônimo disse…
Tudo isso é pura inveja, pura despeite, porque os Legionários são um povo na deles, não se mistura,
e teem verdadeira devoção a Nosso Senhor Jesus Cristo Eucarístico, e à Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e Nossa Mãe, que chamamos carinhosamente Nuestra Madre. Querido Nuestro Padre, que Deus o receba com seus santos no paraíso, porque, seus ensinamentos, seus conselhos, suas doutrinas, foram a verdade, da beleza e bondade da virtude, da caridade, do matrimônio e da família. Que importa que humanamente falível, tenha feito o contrário? Todos estes seus juízes também hão de comparecer perante Deus, para prestarem contas de suas dependências químicas, compulsões sexuais, só que ocultas; enquanto as do Senhor foram descobertas, mas Deus poupou-lhe do julgamento execrável da plebe ávida por espetáculo! Levou-o para o julgamento pessoal, individual, que só Ele está autorizado a fazer.
O Senhor levou milhões de pessoas a amar o próximo, a fazer o bem, a perdoar de coração aos ofensores, e em seu nome, eu perdoo todos os seus agressores, todos os seus difamadores, cheios de muita razão e direito, mas não sabemos se diante de Deus estão justificados.
São tão lascivos quanto os luxuriosos que condenam exteriormente, e dependentes do álcool e da maconha, quanto os viciados em cocaína que acusam. São tão obcecados pelo sexo com adolescentes quanto os pedófilos que criticam e que exigem prender e matar. São tão cultuadores da pornografia, da violência simbólica da nudez, quanto os praticantes dos vícios que eles condenam, mas em si mesmos aplaudem. Eu os perdoo, como ao senhor também. Deus tenha piedade de todos eles.
Anônimo disse…
Tenho pessoas da minha família no Movimento Regnum Christi. É impossível ignorar a veracidade do escândalo que assola a instituição. Estamos todos abalados e profundamente entristecidos. Minha expectativa pessoal, e acredito que de muitos ligados ao MRC, é de que, com relação a estes fatos e semelhantes, a igreja seja mais rigorosa e eficaz, assim como, que priorize as investigações, em tudo que ferir a essência do cristianismo. Se é para o MRC ser o instrumento para desencadear uma postura mais rigorosa, pronta e renovadora na Igreja, desejamos que tudo seja revelado e que as dores aumentadas sejam ofertadas a Deus, em prol do estabelecimento de seu verdadeiro reino entre os homens.
Continuo grata a Deus pela vocação de amor, pela qual as pessoas da minha família optaram ao ingressarem na vida religiosa.
Anônimo disse…
Peço ao responsável por este artigo que me envie um e-mail de algum responsável pelos problemas com a Igreja no Brasil. Se o problema é denunciar problemas com a Igreja, eu tenho um dossiê onde mostro toda a farça da CNBB e que o Núncio Apóstolico no Brasil não faz nada. Não consigo denunciar porque não encontro com quem falar. Peço ajuda a voce que lê este artigo. Mas preciso de um e-mail confiável e de preferência que não seja de nenhum religioso brasileiro pois o patriotismo acaba acobertando os erros. Digo que sou brasileira mas minha pátria é o céu, portanto não me incomodo com o desmascaramentos dos meus compatriotas. A Igreja não pode ficar desmoralizada em nome do patriotismo. zithmyr@gmail.com
Que Deus nos abençoe e venha em socorro de nossa Igreja no Brasil inclusive.
Anônimo disse…
E eu que cooperava com essa obra, está nas mãos de Deus, JAVÉ É SENHOR E JUIZ e saberá como fazer em todas as coisas.
DEUS DA PROVIDENCIA PROVIDENCIAI!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...