Universal comprou imóveis com dinheiro do dízimo, revela Coaf

Pastor pede a fiéis doações de carro,
 apartamento e dinheiro de poupança
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) aplicou parte do dinheiro arrecadado com o dízimo na compra de imóveis. É o que revela relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda que rastreia lavagem de dinheiro.

O dízimo é isento de tributação porque tem de ser aplicado em obras assistenciais, em benefício da população carente.

O relatório do Coaf é uma das provas que levaram o MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo a denunciar (acusar formalmente) Edir Macedo, o fundador da igreja, e mais outras nove pessoas por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

No dia 10 de agosto, o juiz Glaucio Roberto Brittes, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia. Agora, os acusados passam a ser considerados com réus.

O MPE apurou que, para desviar o dinheiro do dízimo, a Iurd também simulou a compra e venda de imóveis e de aeronaves entre empresas.

O relatório do Coaf – informa o Estadão de hoje – mostra que entre 1996 e 2007 a Rádio e Televisão Record, que pertence ao conglomerado de empresas ligadas à igreja, movimentou R$ 25,6 milhões para suposta compra de imóveis com o valor de cada um deles acima de R$ 1 milhão.

MPE investiga o motivo de, no cadastro da Receita Federal, apenas uma empresa, a Rádio Copacabana, estar no nome de Edir Macedo. Não existem também compra de imóveis na declaração do Imposto de Renda do fundador da igreja, nem sequer registro de operações financeiras.

Para o MPE, isso é mais um indício de que os negócios de Edir Macedo estejam em nomes de laranjas, a maioria deles pastores de sua confiança.

Para o Ministério Público, a maior parte da lavagem do dízimo vem se dando por intermédio de depósitos no exterior em paraísos fiscais, de onde o dinheiro volta para o Brasil, em empresas do “Grupo Universal”.




Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.


Comentários

  1. Isso é briga pra cachorro grande. So acho que a Record como emissora evangelica nao deveria estar brigando com a Globo pela audiência. Cadê a programação evangelica prometida ( so na madrugada) porque não dá dinheiro nem ibope.

    ResponderExcluir
  2. Lúcifer disse: Adoro esse meu filho querido. Ele é o melhor de todos os que criei. Aprendeu bem. Está fazendo conforme eu pedi. Continue assim querido filho Edir em breve chegaremos lá. Converta o máximo de fieis possível. Vamos tirar tudo.

    Ass.
    Satanás

    ResponderExcluir
  3. a igreja universal parece mais uma empresa que fabrica e vende fé.
    quando deus vinher ver o que estão fazendo com seu nome...

    ResponderExcluir
  4. cada povo tem o castigo que merece...começa pelo edir macedo e termina no planalto.................ass. um brasileiro com vergonha.!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário


EDITOR DESTE SITE

Paulo Roberto Lopes é jornalista

profissional diplomado. Trabalhou

no jornal centenário abolicionista

Diario Popular, Folha de S.Paulo,

revistas da Editora Abril e

em outras publicações.

Contato