Pular para o conteúdo principal

Laboratório é condenado a pagar indenização por erro em exame

A menina de 12 anos estava com excesso de peso, e o endocrinologista lhe solicitou alguns exames de laboratório. No laudo do exame de urina, houve uma surpresa: foi detectada a presença de espermatozóides.

erromedico A família da garota chegou a pensar que se tratava de uma gravidez.  Mas um ginecologista atestou que a menina nunca tinha tido um contato sexual. A família recorreu à Justiça contra o laboratório.

Isso ocorreu em 2003 em Contagem, a maior cidade de Minas, com 618 mil habitantes. E só agora, cinco anos depois, é que saiu a condenação do Tribunal de Justiça de Minas: o laboratório vai ter de pagar uma indenização por danos morais. A informação é do site do TJ.

A defesa do laboratório foi de que um exame pode detectar a presença de espermatozóide mesmo quando a ejaculação ocorre próxima à vulva. Também argumentou que, na época, fez um segundo exame de urina cujo laudo, entregue na casa de menina, nada revelou.

Em primeira instância, foi fixada uma indenização de R$ 5 mil, valor aumentado pelo TJ para R$ 9.300.

Para o desembargador José Antônio Braga, do TJ, o novo valor é mais compatível com os danos causados pelo constrangimento da garota e de sua família.

> Erros médicos?

Comentários

Lucas Dantas disse…
É impressionante como nesse país um processo leva tanto tempo. A garota em questão está hoje com 17 anos, ou seria, se ela precisou de uma ajuda pisquiatrica a família teve que arcar com os custos todo esse tempo.

Tudo bem que talvez nesse caso não chegasse a tanto, mas e em todos os outros que sempre acontecem?
Anônimo disse…
Bom dia! É mais uma vez a indústria do dano moral mostrando a absurda inversão de valores que constatamos no Brasil. O dano moral por si só já é imoral, a moral de uma pessoa pode ser comprada como "mercadoria" e paga em moeda corrente. Na minha opinião de Brasileiro, acredito que isso é derivado da idéia subconsciente dos setores públicos de fazer justiça social com o dinheiro da iniciativa privada. Enquanto o dinheiro público é torrado em Brasília e derivados que não vou citar... ABSURDO!!! "Quer justiça social? então use o dinheiro dos PESADOS impostos para isso"

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

No primeiro dia de julgamento, Breivik fez saudação romana O cristão fanático Anders Behring Breivik (foto), 33, disse nesta quarta-feira (18) em Oslo que a Justiça deveria absolvê-lo ou condená-lo à morte. Em julho de 2011, o norueguês matou 77 pessoas em um protesto contra a imigração na Europa, principalmente a dos muçulmanos. Hoje foi o terceiro dia do seu julgamento.  Ele disse que uma condenação à prisão para ele é “patética”. Na Noruega, não há pena de morte e a condenação máxima é de 21 anos de prisão. Apesar disso, Breivik deverá ficar preso para sempre porque é certo que será considerado formalmente pela Justiça como perigoso para a sociedade. "Se você abraça a morte antes de entrar em ação, você fica dez vezes mais forte", disse Breivik. "Eu abracei a morte." Ele reafirmou que em 2011 foi um dos fundadores do um grupo batizado de Cavaleiros Templários. Quando ele foi preso, disse que o grupo se chamava “Novos Pobres Cavalheiros de Crist