Pular para o conteúdo principal

Empresas de bispos são as mais beneficiadas pela Igreja Universal

Relatório de movimentação financeira feita pelo Banco Central mostra que entre março de 2001 a novembro de 2003 as empresas prestadoras de serviço mais beneficiadas com pagamentos da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) são as controladas por bispos da própria igreja.

Entre essas empresas estão a Rádio e Televisão Record, da qual o bispo Honorilton Gonçalves da Costa é um dos sócio, a Record do Rio, a Editora Gráfica Universal, da própria Iurd.

Naquele período a movimentação financeira da Universal foi de R$ 3,76 bilhões, de acordo com o relatório do BC. A informação foi publicada pela Folha.

dinheiro-IurdO  Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda que rastreia lavagem de dinheiro, apurou que a Universal movimentou de 2001 a 2008 cerca de R$ 8 bilhões, incluindo os depósitos bancários em dinheiro de pessoas ligadas à igreja.

Os dados do Banco Central e os do Coaf constam na denúncia (acusação formal à Justiça ) do MPE (Ministério Público Estadual) do São Paulo enquadrando o bispo Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas à igreja como operadores de uma quadrilha de lavagem de dinheiro.

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Anônimo disse…
A ICAR tem um acordo com o governo que, de certa forma, é mais asqueroso que qq trapaça feita por esses edires-da-vida: tira dos cofres públicos o sustento e a preservação do maior patrimônio histórico da humanidade, sem falar no Vaticano. Interessante que nunca ninguém ousar revertar essa famigerada história. Atualmente o papa esteve no Brsil para fazer acordos clandestinos (sim! clandestinos): a tal concordata que garante sua parte vilã nos conchavos do governo.
Gente!!! Edir Macedo é aprendiz da ICAR. Repete os mesmos esquemas que durante séculos deu a essa entidade o rótulo de a mais endinheirada do planeta: acordem!!!
Unknown disse…
É impressionante o quanto as pessoas atéias, materialistas - e é saudável que haja muitas delas, para o equilíbrio, já imaginou se o mundo fosse feito exclusivamente de fundamentalistas crentes e fanáticos? -; junto com os deístas e teístas e agnósticos, formam sem o perceber um bloco único e inconsciente, de devotos piedosos e beirando a ingênuos, do sistema capitalista...A Igreja foi a primeira instituição financeira internacional e transnacional do mundo, nos séculos 12 e 13 era a grande banqueira global! Igreja, Estado, SERVEM AO CAPITALISMO COMO TODA HUMANIDADE e até mesmo todo o planeta, compreendidos o mundo natural. Tudo transforma-se em relação de custo e beneficio, relação material. Não há como VIVER SEM A LÓGICA DO DINHEIRO. E as Igrejas são empresas como quaisquer outras, com seus caixas e relatórios de faturamento...Os próprios indivíduos foram coisificados, os valores invertidos, aniquilaos, por que as Igrejas não? Agora, numa perspectiva de minimalismo ético, se o que é considerado legítimo é a doação voluntária, e os meios de se arrancar estas doações são mais agressivos e até criminosos, aí sim; é o caso de questionarmos até onde vão as ações legais judiciais cabíveis, e devemos sempre apoiá-las e justificá-las, por nossa adesão e evitando nossas omissões. Não há diferença entretanto entre a EXPLORAÇÃO E CHANTAGEM EMOCIONAIS DAS IGREJAS PROTESTANTES E AS DA IDOLATRIA CATÓLICA ROMANA EM QUE AS PESSOAS AO MORRER DEIXAM TERRAS, GADO E DINHEIRO PARA...OS SANTOS. Nem há quase diferença visível entre os apelos eletrônicos midiáticos de clérigos protestantes e sacerdotes papistas; no capitalismo, religião hegemônica universal, cada servidor teórico, cada PROFISSIONAL DA PALAVRA é mais ou menos confrontado com a ética da comunicação...Se é um conscientizador para a libertação do ser humano ou impedidor da sua emancipação pela propagação da ilusão, do engodo, da fraude, de que a religião econômica é a artífice e a vendedora de ocasião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo