Pular para o conteúdo principal

Antônio pegou 15 dias de prisão por tentar furtar 4 xampus

Antônio (nome fictício) tem um déficit mental. Mas isso as autoridades judiciais e promotores descobriram depois. Antes, em abril de 2007, Antônio foi pego em flagrante por um segurança de um supermercado da rede Pão de Açúcar tentando furtar quatro potes de xampu e uma faca.

Ele ficou à disposição da Justiça em uma cadeia por 15 dias, embora não tivesse antecedentes criminais. Foi então que o Ministério Público comprovou o déficit de Antônio e pediu à Justiça que ele fosse encaminhado a tratamento médico por dois anos.

Mas para a juíza encarregada do caso o réu teve Justiça brasileiradiscernimento suficiente para saber o que estava fazendo. “Não é caso de absolvição”, disse. E o condenou a dois meses de prisão em regime aberto, embora ele tenha ficado preso por 15 dias.

A defesa recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo com o argumento de que se tratou de um “crime de bagatela”. Além disso, alegou, foi uma tentativa de um “furto impossível”, porque o supermercado esteve o tempo todo vigiado.

O Ministério Público pediu a absolvição de Antônio com o argumento de que não cabia a condenação nesse caso, considerando que no Brasil “grassa a impunidade” em crimes que lesam os cofres públicos em grande monta.

Agora, os desembargadores da 14ª Câmara Criminal do TJ reconheceram o déficit de Antônio, mas mantiveram a condenação, convertendo-a, porém, a pagamento de 10 dias-multas.

Observo: mobilizou-se toda a estrutura do judiciário e do Ministério público, gastou-se uma fortuna com juízes, funcionários, energia etc, etc, para se julgar uma tentativa de furto de quatro xampus e uma faca. Furto e furto, independente do valor do bem envolvido, claro. Mas este caso de tentativa de furto por uma pessoa com déficit mental demonstra o quanto a máquina brasileira de fazer justiça, por assim dizer, é burocrática, dispendiosa e carente de bom-senso. E os grandes espertalhões sabem muito bem como se livrar dela.

> Rigores da Justiça contra pequenos delitos.

Comentários

Anônimo disse…
Enquanto isso, 1 Maluf da vida tá solto....
viva a justi$$a!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa suspeito abuso sexual e chamam denunciantes de 'canalhas'

Câmaras estão sob a proteção da Constituição, não de divindades, mostra primavera laica do TJ-SP

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco