Pular para o conteúdo principal

Google recorre ao STF contra abertura de dados do Orkut

da Folha Online

“O Google entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra uma decisão da Justiça do Rio que determinou que a empresa forneça diretamente ao Ministério Público e à Polícia Civil do Estado os dados dos usuários que cometerem crimes no Orkut, sem necessidade de decisão judicial caso a caso.

A decisão, tomada em 2007 pela 26ª Vara Cível do Rio, obrigou o Google a enviar dados como IP (o endereço de um computador, quando se conecta à internet) de criadores de perfis e comunidades diretamente a esses órgãos, em caso de solicitação. A empresa entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Rio, que não aceitou o pedido.

Na ação impetrada no STF, o Google afirma que não se recusa a fornecer esses dados --inclusive repassa essas informações ao Ministério Público e à Polícia Civil--, mas exige uma decisão judicial para tomar esse tipo de medida.

De acordo com o Supremo, a empresa quer que o STF analise uma possível violação do artigo 5º da Constituição, nos incisos 10 (direito à intimidade e à vida privada) e 12 (sigilo de mensagens).

No ano passado, o Google assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) para combater a pedofilia na internet. Uma das cláusulas do termo determina que a empresa preserve os dados sobre criminosos da rede social e os envie mediante decisão judicial.”

> Google ameaça fechar o Orkut aos brasileiros.
outubro de 2008

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos