Pular para o conteúdo principal

Justiça decide que amante fixa tem direito à herança

De Matheus Pichonelli, da Agência Folha:

“Uma moradora de Porto Velho (RO) obteve na Justiça o direito de receber parte dos bens do amante com quem conviveu durante quase 30 anos. Ele era casado e morreu no ano passado, aos 71 anos.

Além da jurisprudência de outros tribunais, o juiz baseou-se em artigo publicado num site jurídico segundo o qual uma teoria psicológica, denominada "poliamorismo", admite a coexistência de "duas ou mais relações afetivas paralelas" em que casais se conhecem e se aceitam em uma relação "aberta". Cabe recurso à decisão.

A amante, hoje com 62 anos, conviveu com um empresário da região de 1979 até a morte dele, em dezembro do ano passado. Ele foi assassinado a tiros, em seu escritório, supostamente a mando de um sobrinho.

O empresário, ligado ao setor agropecuário, deixou cinco filhos: dois do casamento oficial e três com a autora do pedido.

Ele revezava a rotina em duas casas. Com a mulher -que morreu em setembro de 2006-, vivia na fazenda; com a amante, passava os dias em uma casa em Porto Velho.

Segundo Wilson Dias de Souza, advogado da amante, os filhos dos dois relacionamentos -hoje com mais de 18 anos- eram amigos e passavam as férias juntos na fazenda.

As mulheres, embora soubessem uma da outra, não se falavam. A decisão do juiz, afirma Souza, é "inédita na região".

Após a morte do empresário, a amante, que por lei não teria direito à partilha de bens, entrou na Justiça com uma ação declaratória de união estável, dizendo que dependia financeiramente dele e que compartilhou com ele "esforço comum na formação do patrimônio".

Afirma ainda tê-lo acompanhado em viagens para tratamento de saúde fora do Estado.

O pedido era contestado pelos dois filhos do casamento, que pediam a condenação dela por "má-fé" e argumentavam que a lei nacional baseia-se no relacionamento monogâmico.

Segundo trecho do artigo usado na sentença, "as pessoas podem amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo".

A amante e os filhos não quiseram ter os nomes divulgados.”

> Caso de adultério.

Comentários

Anônimo disse…
tem que ter o mesmo direito sim as amantes cuidam menhor deles dq as esposas e acredito nela
Anônimo disse…
deveria tervergonha em expor um comentário desses...vc deve ser uma amante sua sem vergonha!!!!!
Anônimo disse…
Acho que tem todo direito ainda mais com filhos dele, ser amante fixa de um homem que não tem coragem de se separar não é nada fácil. é com as amantes fixas (os que as respeitam como mulher) que os homens encontram conforto e solução dos seus problemas.Sou independente, viúva, tenho 2 filhas Amo o meu amante e faço tudo por ele e sou feliz assim.
Anônimo disse…
sou amante a nove anos tenho direito
Anônimo disse…
esse juiz está certo...amante fixa tem direitos iguais de esposa.Sou amante e cuido do meu amor...melhor que a propria esposa,faço comida,cuido da roupa e da saude dele...nos vemos todos os dias...temos vida de casal.Sou muito feliz.
Anônimo disse…
Se vc sabe que o cidadão é casado, isto é uma atitude de má fé. E a lei não está do lado de quem tem esta postura. É certo que o garanhão tem que pagar por isso também, mas a esposa e os filhos do casamento não tem nada a ver com a sem verginhice dos dois. E de fato, ele já paga enquanto o serviço é prestado! E isso basta! Encerrou o serviço, acabou a mordomia!
Anônimo disse…
amantes nao tem direitos eles sao destruidoras de lares. que moral elas tem sendo amantes elas sao so pra horas vagas elas nao tem moral de ser esposa e se rebachan a se amantes tenha capacidade e arrume um homen que nao seja de outra. idiotas.
Anônimo disse…
sou amante A 10 ANOS E ACHO ISTO HORRÍVEL , APESAR DE AMAR MUITO ELE ,COMO TODO CAFAJESTE ELE SEMPRE DIZENDO QUE VAI SE SEPARAR ,EU AINDA TENHO ESPERANÇA ,MAIS NAO VOU NEGAR QUE JA ESTOU DE SACO CHEIO DESTA HISTORIA ,SEI QUE ESTOU ATRAPALHANDO MINHA VIDA,EU JA ERA PRA ESTA CASADA COM QUEM ME AMASSE DE VERDADE
NINA disse…
E AMIGOS SEI QUE E MUITO DIFICÍLIMO,SAIR DE UM RELACIONAMENTO QUANDO AGENTE AMA,SO QUEM ESTA GANHANDO E ESTES FILHO DA PUTA QUE TEM A MULHER EM CASA E RANJA UMA AMANTE NA RUA,MUITAS DAS VEZES ELA NEM CULPA TEM ,SOFRE A ESPOSA E SOFRE AMANTE ,AINDA ELE SE FAZEM DE VITIMA
NINI disse…
OLHA FUI CASADA E MEU MARIDO ME TROCOU POR UMA AMANTE COM MUITO DINHEIRO,ACABEI FICANDO SOZINHA COM MINHAS FILHAS ,PASSANDO O TEMPO ELA DEU UM PÉ NA BUNDA DELE,ELE FICOU NA MERDA DEPOIS ELE FOI NAMORAR UMA DROGADA ,SO QUE EU NUNCA ACEITEI ELE DE VOLTA JA FAZ 1 ANO QUE ELE FALECEU VINDA DA CASA DA NAMORADINHA QUE A POUCO TEMPO ELA ME COLOCOU NA JUSTIÇA PRA TER PARTE DA PENSAO QUE SOBROU PRA MIM E MINHAS FILHAS VCS ACHAM QUE ELA TEM DIREITO MANDA UM MSN PRA MIM POR FAVOR MEU MSN E X_GOERHING@HOTMAIL.COM FICARIA MUITO FELIZ EM SABER QUE VCS POSSA ME DAR UMA LUZ
Anônimo disse…
As amantes não deveriam ter direito a nada; elas deveriam ser precessadas por danos morais que causam as esposas. Eu tenho sofrido muito com uma vagabunda que meu marido arrumou. Se eu não fosse punida pela justiça, quebrava a cara dela.
Anônimo disse…
Olha só minha cara, eu tenho um amante a dois anos e meio, a mulher dele é uma megera horrivel e gorda ele tem 3 filhas com ela e só não se separa dela pois sua profissão não permite separação, então ele só fica com ela para manter as aparencia, ele me ama e vice versa, e outra ela sabe de mim, sabe que sou bonita e gostosa e só não larga dele porque é comodo para ela, ela é tão sem noção que já até foi na macumba pra nos separar, mas nosso amor é maior, ela que é mal amada.
Anônimo disse…
Amante só serve para trazer a desgraça de uma família honesta que vivia em paz, as amantes deveriam ser processadas por estar invadindo o espaço de quem sempre procedeu de forma correta dentro dos princípios morais, religiosos e jurídicos existentes para a boa formação de uma vida digna e justa. Se um homem quer ter uma vida com outra mulher, separe de sua Esposa e vá viver com quem quiser, ninguém é obrigado a ficar com ninguém, mas é proibido de maltratar a mãe de seus filhos, ou mesmo se não houver filhos, a mulher com quem viveu seus dias de alegrias e tristezas, de saúde e doença... Assim por diante. A amante deveria estar em algum artigo do Código Penal, deveria ser presa e condenada por trazer a desgraça de uma família digna;
Anônimo disse…
Sem vergonha é vc otário mané.
A amante tem mesmo que ter os mesmos direitos e mais ainda, ter direito a tudo.
Anônimo disse…
Em 1998,conheci um cara que tinha separado de sua esposa a 6 meses,sua ex foi pra SP e ele continuou sua vida em MT começamos a sair, nos conhecemos, e essa relação durou ate 2009,durante esses anos tive uma relação estável com o mesmo,onde minha rotina era irmos toda semana para fazenda e retornarmos nos finais de semana,no começo da relação ficava na casa dos meus pais, ate que por pedido dele fomos morar na casa dele que morava com a mãe, graças a DEUS eu e a mãe dele nos dávamos muito bem,ele era muito ciumento devido a nossa diferença de idade que é 25 anos de diferença,quando eu a conheci eu tinha 18 anos e ele tinha 43 anos,ele não era divorciado mais desde quando eu a conheci, nunca mais ela voltou com a ex; sempre vivemos juntos para toda a sociedade,,,sempre tive tudo de bom..ao lado dele sempre fui sua companheira em todos os sentidos, vivíamos juntos 24 horas mais durante todo esse tempo nunca conseguiu administrar o ciúme louco dele, brigávamos muito
Anônimo disse…
continuação...foi quando eu dei um ponto final na situação e acabei saindo de casa voltei pra casa dos meus pais e acabei viajando porque ele sempre ia atrás e eu acabava aceitando, e como eu já tinha decidido viajei e fui pra casa do meu irmão pra dar um tempo, foi quando percebi que nunca tive nada, só tinha as coisas enquanto eu estava com ele,ele me procurou pra voltarmos mais tava certa q não era mais isso que queria pra minha vida,mais sai deste relacionamento sem nada,ele queria q eu voltasse mais em nenhum momento me ofereceu ajuda em nada, e é por isso, q hj entrei com um processo pedindo os meus direitos que final de conta ao meu lado ele conquistou um império ao meu lado e sei que tenho direitos, nunca fui casada mais viviámos juntos pra nossas familias os filhos dele e pra toda sociedade,,,e quero saber se tenho chance..final de conta sempre vivi pra ele esqueci da minha vida não fiz uma faculdade e hoje sofro com essa indignação. alguém por gentileza poderia me orientar, quais seria as minhas chances, ate porque sempre fui de familia simples e ele de familia tradicional. e tem muitas influencias irmãs promotoras , e eu estou na pior. muito obrigada!!! a quem puder me ajudar
Anônimo disse…
A esposa ruim tem mais é que compartilhar marido mesmo, quem manda não saber olhar a necessidade do companheiro, e tem mais são cornas por que gostam, elevam o canalha lá em cima e mesmo com chifre diz que eles são bons para elas e que não conseguem viver sem eles, mulher de malandro tem que ser chifruda mesmo. Amante que é esperta, tem mais é que correr atrás para amar, ser amada e como qualquer esposa espertalhona receber por isso sim.
Anônimo disse…
nossa, é cada comentário de vagabundas safadas aqui que meu Deus !!!
Anônimo disse…
Eu tenho um problema desses em casa tbm!!! mandei mata a amante do meu pai!!!
Anônimo disse…
continuação
esquece. Estamos juntos. Até quando não sei. Ele disse que ela é passado. Não confio mais.. Perdi a inocência de outrora. Amadureci. Não me tornei uma mulher amarga mas nada mais me surpreende. Quanto à notícia do direito das amantes, concordo que a parte dos bens que pertence ao marido é que seja dividida com elas. Seria mais um motivo de reflexão para eles. Esse negócio de dizer que a esposa não cuida bem do marido por isso ele procura amante é a desculpa das iludidas que não conseguem arrumar um homem sem compromisso. Se contentam em satisfazer todos os caprichos deles achando que vão segurá-los. Amantes que se acham especiais, se enganam, pois na verdade elas não passam de passatempo p/ homens casados, que dificilmente deixam suas famílias.
Anônimo disse…
Amantes: mulheres sem amor próprio. Dizem "amar e serem felizes" nesta situação. Acredito que seja a melhor forma de se enganarem. Como alguém pode ser feliz sabendo que seu amor sai do seu lado e vai para os braços de outra mulher?? Então não amam. Aceitam a situação por conveniência (financeira???). Aceitam todas as desculpas dadas pelos homens (filhos, negócios..)para não deixarem a esposa. Amadureçam, mulheres!! Vão estudar, trabalhar, cuidar da vida!!Saibam que envelhecerão e deixarão de ser amantes, serão substituidas. Saibam que são simplesmente brinquedos de homens que não são fiéis à ninguém!! Bjssss
Anônimo disse…
depois de tudo que rola entre nós, duvido que ele vai p os braços da mulher como vc ta dizendo. sem amor proprio sao vcs...sabem que nós existimos e nao sao capazes de largar o osso, até pq a carne já é nossa!!!!!rsrsrsrs.
tina disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Sou amante a meses e não tenho problema nenhum com isso, até pq ele vive em outro bairro, eu não conheço a mulher dele e nem me interessa saber, não sei quanto tempo vai durar, mas por enquanto ta tudo bem, saio pra onde eu quero, ninguem fica no meu pé, faço oq eu quiser e se ele estiver saindo com outra mulher, to nem ai, a mulher dele toma conta por mim.. mas eu não espero ficar nessa situação muito tempo não, espero encontrar pq eu não qero destruir a familia dele e ja conversamos sobre isso.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2008/11/justia-decide-que-amante-fixa-tambm-tem.html#ixzz1zZfz9P8r
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
Anônimo disse…
Você com certeza é uma esposa mal amada e que não sabe tratar um homem direito,meu amor é casado,e só fica feliz quando esta ao meu lado.eu o amo e sei que ele Tb me ama.nao separa pq a esposa é uma coitada,tenho pena dela. Assim como você.
Anônimo disse…
oi eu souamante a 4 anos e agora a esposa dele descobriu e viramos amigas ,ela diz que ja noa ama ela a muito tempo e que nao se importa comigo e ate me apoia
Anônimo disse…
"Sou amante" há 9 anos, conheci ele quando foi trabalha na casa dele e ele morava só realmente. foi assim que eu tive certeza que ele era separado realmente. ela sabe que estamos juntos e que tenho um filho com ele de 6 anos.Na verdade ele é casado com outra espertalhona que diz que não pode dar o odivorcio para ele porque a Igreja dela Não permiter membros divorciados,eles estão separados á 40 anos, e da 2º há 12 anos.Eu o amo muito, e não vou deixar me roubarem ele,No comercio e no amor, funcionam do mesmo jeitos. QUEM NÃO DÁ ASSISTÊNCIA ABRE CONCORRÊNCIA.O homem quer ser tratado com carinho e não ser esculachado, pelas megeras.
Anônimo disse…
sua otaria todos dizem a mesma coisa se realmente ,ele nao amasse a esposa ja teriam largado filhos nem casa prendem homen nenhum
Anônimo disse…
Amantes tb amam, tem sentimento e deveriam ser respeitados, ninguém fica com outro so pra se divertir e sim que há algo mais forte.
Anônimo disse…
tenho um amante há onze anos, ele é casado e eu também, nunca tivemos problemas nem quero destruir familia de ninguém. Mesmo porque moramos em cidades diferentes.
Anônimo disse…
você é chifruda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
lar não se distroi queridinha , ele já está destruído a partir do momento que "seu homem " procura outra , sinal da sua imcopetencia e idiota acaba sendo você hahahaha

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos