Pular para o conteúdo principal

STJ mantém preso condenado por bater em empregada

Da Última Instância:

"A 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido para que Júlio Ferreira, condenado por roubar e agredir uma empregada doméstica no Rio de Janeiro, aguardasse o julgamento da apelação em liberdade.

Ferreira foi condenado a seis anos e oito meses de reclusão em regime inicial semi-aberto por participar de roubo e agressões à empregada doméstica Sirlei Dias de Carvalho, em junho de 2007.

Ele e mais quatro rapazes da classe média alta carioca saíram de carro após uma festa e pararam em um ponto de ônibus na Barra da Tijuca, onde agrediram a doméstica e roubaram sua bolsa, que continha um celular e uma carteira com R$ 47. Eles alegaram ter confundido a mulher com uma prostituta.

O crime foi testemunhado por um taxista que anotou a placa do carro de um deles e, assim, os agressores foram presos.

O Ministério Público do Rio de Janeiros denunciou os jovens pelos crimes de lesão corporal grave com concurso de pessoas e em janeiro de 2008 eles foram condenados. A defesa de Ferreira interpôs, então, recurso no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) alegando que ele, condenado a regime inicial semi-aberto e sendo primário com bons antecedentes, teria direito a aguardar em liberdade o julgamento da apelação.

O TJ do Rio negou o pedido, afirmando a necessidade da prisão preventiva para resguardar a ordem pública. “Conclui-se que, nestas circunstâncias, a violência, covardia, crueldade e ousadia verificadas causam, sim, temibilidade social e sentimento de desproteção, passíveis de configurar comprometimento da ordem pública”, afirmou o tribunal na decisão.

A defesa insistiu com o mesmo pedido para o STJ. No entanto, a 6ª Turma, por maioria, ratificou a prisão.

“O paciente, ao que consta dos autos, agrediu e roubou uma mulher indefesa, de madrugada, na companhia de outros réus e o fez com motivação torpe, em circunstâncias de singular crueldade”, observou o relator do caso, ministro Og Fernandes.

Para ele, a prisão está justificada pela crueldade e futilidade do crime e a necessidade de preservação da ordem pública. Ainda segundo o ministro, a manutenção do cárcere é uma conseqüência natural para o réu que permaneceu preso durante todo o processo e terminou por ser condenado, mesmo que tenha sido a regime semi-aberto e não tenha antecedentes criminais."

> Acompanhe o caso.

Comentários

Anônimo disse…
Dá-lhe ministro...

Assim que se faz!!

Gostei de ver!!

Parabéns ministro!!

Ana...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica