Pular para o conteúdo principal

Jornal diz que brasileiros criaram clone do PCC em Portugal

mafiafavela_Portugal

O jornal de maior circulação de Portugal, o Correio da Manhã, publicou em sua edição de sexta (19) que o crime organizado brasileiro, com o nome de PCP (Primeiro Comando Português), se instalou por lá, na margem sul do rio Tejo. Trata-se, diz o jornal, de um clone do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que nasceu em presídios do São Paulo no início da década de 90.

“O PCP é formado por jovens provenientes das favelas brasileiras, para quem a violência é um modo de vida. Têm hino no Youtube e agregam-se na internet, onde mostram alguns dos produtos do crime. Desafiam as autoridades e congregam o gosto pelas armas”, relatou o jornal.

A reportagem, com o título “Máfia das Favelas entra em Portugal” na primeira página [reprodução acima], ocupa quatro páginas do jornal. Ela foi escrita por Tânia Laranjo, que contou à BBC Brasil que, com um perfil falso, foi aceita como amiga de Orkut por integrantes do PCP.

No Orkut, há (ou havia até o começo da noite de sexta) o perfil de uma pessoa que se assina PCP – Primeiro Comando de Portugal [reprodução abaixo].

No espaço do “quem eu sou”, ele escreve, entre outras coisas: “respeita pois o comando chegou!! Eu sou do pcp. [...] o comando ta formando nos já se reunimos pra sair.” Ele cita nomes que seriam de participantes do grupo. Também há uma comunidade com o nome de Primeiro Comando de Portugal, com 17 membros e criada no dia 1º de agosto de 2007.

Esses brasileiros estariam morando em Setúbal, distrito que é uma espécie de cidade-dormitório de Lisboa.

Escreveu Tânia: “Nas conversas entre estes grupos de brasileiros, a palavra de Deus é evocada com muita frequência, para o bem e para o mal. Quase todos se assumem como cristão e alguns fazem referência a Igreja Universal do Reino de Deus. O bispo Edir Macedo reúne muitos admiradores nesta comunidade brasileira de Setúbal. Também escrevem pensamentos e música rap com referência a Jesus e a Deus”.

A jornalista disse que descobriu a existência do PCP a partir da prisão de um brasileiro acusado de cometer vários crimes que faria parte da facção.

Autoridades policiais portuguesas mininizaram a suposta existência do PCP. Afirmaram que não se pode comparar qualquer cidade portuguesa com as grandes cidades do Brasil.

Os brasileiros constituem a maior comunidade de estrangeiros em Portugal. Os legalizados são 66, 4 mil. Os clandestinos seriam de 20 mil. Em Setúbal, tanto de um como de outro grupo, o número seria de 30 mil – uma grande concentração, portanto.

De uma parte da população portuguesa, sempre houve preconceito contra os estrangeiros e em especial contra os brasileiros. Episódios como o da recente tentativa de assalto a um banco de Lisboa por dois brasileiros alimentam esse preconceito.

Aliás, observa-se, ao se julgar pela manchete espalhafatosa do Correio da Manhã, o Brasil tem exportado para lá também a estigmatização de que as favelas são, preferencialmente, lugares de bandidos, e não de pessoas honestas. 

PrimeiroComandoPortugal

> Brasileiros se tornam o maior grupo de estrangeiros em Portugal. (julho de 2008)

Brazucas.

Comentários

João disse…
Paulo,

Ontem foi um dia em que os médias,jornais e televisões,falavam desta noticia,ela deixou todos surpreendidos,pois não sabia-se de tal situação.
Foi minimizada pela policia,pois é uma noticia como diz bem "espalhafatosa" e sensacionalista,e de facto há uma certa razão nisso pois não é um grupo mafioso e criminal de grande expressão,mas jovens perigosos e exibicionistas que querem assemelhar-se aos seus "heróis".

O que mais despertou-me o interesse foi constatar esta "cultura" da violência e marginalidade como heróica e trágica,sem outro rumo na vida melhor.
A página do Orkut revela também isso,de como a criminalidade é um fim de vida,em lugar de uma existência em busca da felicidade.

Abraço amigo,um bom sábado,
joao
Anônimo disse…
isto e uma grande besteira!
Anônimo disse…
Brazileiro ou Português, se é criminoso deve apenas ser morto, sem nenhuma piedade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes