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Bradesco ‘suja’ por erro nome de clientes e não assume dano moral

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Advogados do Bradesco afirmam que não há dano moral as cliente cujos nomes foram colocados indevidamente na lista negra do Serasa e do SPC.

Dá para acreditar? Pois acredite, é verdade.

Ocorreu com um casal de comerciantes que emitiu um cheque pré-datado no valor de R$ 73. Embora o casal tivesse fundos na conta, o cheque foi devolvido numa uma vez, mas duas com a alegação de não haver saldo suficiente.

Após a segunda devolução, o banco, sem entrar em contato com o casal, mandou o nome de seus correntistas para a lista negra do SPC (Serviço de Preço ao Crédito) e ao Serasa.

O casal pagou a dívida em dinheiro, resgatou o cheque e constatou que o valor estava assinalado corretamente, tanto por extenso como em numericamente. E ficou desmoralizada a desculpa do banco de que não fez o pagamento porque o cheque era de R$ 773.

O casal de correntistas recorreu à Justiça e o banco foi condenado em primeira instância a pagar indenização de R$ 9.500.

Os advogados do Bradesco recorreram da decisão com o argumento – veja que caras-de-pau—que não ficou provado ter havido dano patrimonial nem moral ao casal, que não houve constrangimento nem exposição a uma situação vexatória e de humilhação. Mas a 14ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) de Minas Gerais confirmou a sentença, de acordo com o site jurídico Última Instância.

A desembargadora Hilda Teixeira da Costa, a relatora do processo, ressaltou que o valor do cheque estava claro, “estando escrito por extenso os R$ 73”.

O que o banco devia ter feito era admitir o erro, chamar os correntistas para o café e pedir desculpas. Se o gerente da agência tivesse um mínimo de sensibilidade, teria dado umas flores à correntista.

Mas isso tipo de coisa não é usual, ainda mais em relação a clientes que emitem cheques de R$ 73; se ao menos fosse de R$ 730 mil, não é mesmo?

Além do mais, os gastos com flores poderiam afetar o lucro líquido da instituição, que no primeiro deste ano foi de apenas R$ 4,105 bilhões.

> Site do Bradesco tinha link de roubo de senha (julho de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
Que beleza. Talvez não queiram pagar o que devem pq o lucro dos Bancos aqui no Brasil é muito pequeno, né. Coitados.
É um absurdo se a justiça não fizer o Bradesco indenizar este cliente.

Abraços
João disse…
Paulo,

O Banco tornou-se uma entidade poderosa demais,o nosso dinheiro depositado parece que é dele,e as relações promiscuas que tem com o poder politico os fazem sentir ainda mais invulneráveis.

Assim episódios destes são cada vez mais comuns,em que o cidadão está á mercê deste monstro financeiro...

Abraço amigo,
joao

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