Pular para o conteúdo principal

Igreja Universal é condenada por explorar deficiente mental

edson_mae

Pastores da Igreja Universal em Minas Gerais se aproveitaram da deficiência mental do zelador Edson Luiz de Melo (na foto com a sua mãe, Dulce de Conceição) para explorá-lo com a exigência de dízimo e doações desde 1996. O caso foi parar na Justiça e o Tribunal daquele Estado condenou a igreja a devolver ao fiel o total da quantia que ele pagou desde aquele ano.

O advogado do zelador, Walter Soares Olivera, estima que a devolução deva superar os R$ 50 mil. Além disso, a igreja terá de pagar indenização de R$ 5 mil por danos morais.

A decisão do 13ª Câmara Cível do Tribunal de Minas Gerais foi unânime.

“A instituição religiosa que recebe como doação valor muito superior às posses do doador, sem a devida cautela, responde civilmente pela conduta desidiosa”, afirmou o desembargador Fernando Botelho, relator do processo.

Os pastores aproveitaram-se do zelador sem dó nem piedade. Mesmo após ter sido afastado do emprego por causa do agravamento de sua doença, ele foi induzido a continuar com as contribuições. Emitiu cheques pré-datados, pegou dinheiro emprestado em banco e vendeu um terreno bem abaixo do seu valor. Tudo para beneficiar a igreja do bispo Edir Macedo.

No processo, consta que os pastores prometiam milagres em troca de dinheiro.

Melo foi alertado por parentes e amigos da exploração da qual estava sendo vítima, mas a todos ele chamava de “demônio”, incluindo a sua mãe.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus.
agosto de 2008

Comentários

Anônimo disse…
QUERIA TER O PODER DE FECHAR AS PORTAS DE TODAS AS IGREJAS DA UNIVERSAL E PUNIR TODOS OS RESPONSAVEIS PELA EXPLORAÇAO QUE A MESMA OPERA.PASSOU DA HORA DISSO ACONTECER
João disse…
Paulo,

Salientou bem amigo,porque essa gente não é presa?!
Não compreendo essa passividade das autoridades,irem a tribunal e serem julgados,presos e a instituição ser talvez ilegalizada...
Pois claramente é uma organização criminosa de exploração das pessoas.

Se não forem tomadas estas medidas,estas "empresas" religiosas podem tornar-se um perigo até para a sociedade e democracia...

Abraço amigo,
joao
Anônimo disse…
Noticia estranha! um deficiente mental não pode e não tem capacidade jurítica para vender, comprar,pegar empréstimos etc, é uma questão de nulidade jurítica! ainda mais durante anos! desde 1996!
Anônimo disse…
Não vejo nada de estranho. O fato de uma pessoa com déficit mental não ser reconhecida formalmente, no papel, como tal, não significa que ela na realidade não o seja.
uma incognita... disse…
Quando uma pessoa está mau intencionada, ela consegue tudo.
Anônimo disse…
Tudo recai sobre a IURD, mas temos que parar e notar que não é só a IURD que pratica esse tipo de crime, enganar pessoas, pois há muitas outras denominações evangélicas com esses mesmos propósitos. As igrejas mais processadas, na ordem são: 1°-IURD, 2°- Igreja Deus é amor e 3°- Assembléia de Deus.

Há outras com o mesmo intuito, como o cunhado do Edir Macedo, o RR Soares da igreja internacional da graça e do Pastor Valdomiro ( igreja do poder de Deus), que crescem vertiginosamente.
Anônimo disse…
A IURD E UMA IGREJA DE DEUS, SENAO ELA JA TERIA ACABADO A MUITO TEMPO! MAS NEM TODOS QUE ESTAO EM ISRAEL SAO ISRAELITAS, POR ISSO ESSE TIPO DE COISA ACONTECE... MAS SE A PESSOA CRE MESMO DEFICIENTE ELA PERMANECE FIEL A DEUS. E UMA DAS PROVAS DESSA FIDELIDADE E O DIZIMO
Anônimo disse…
A IURD E UMA IGREJA DE DEUS, SENAO ELA JA TERIA ACABADO A MUITO TEMPO! MAS NEM TODOS QUE ESTAO EM ISRAEL SAO ISRAELITAS, POR ISSO ESSE TIPO DE COISA ACONTECE... MAS SE A PESSOA CRE MESMO DEFICIENTE ELA PERMANECE FIEL A DEUS. E UMA DAS PROVAS DESSA FIDELIDADE E O DIZIMO
Paulo Lopes disse…
A Iurd é uma igreja do Edir Macedo, não de Deus. E quando ele morrer (afinal, ninguém é eterno, não é mesmo?), a organização empresarial-religiosa que montou tenderá se esmorecer. Quando ao dízimo ser uma prova de fidelidade a Deus, bem, isso é conversa mole, papo de pastor vigarista. Fidelidade a Deus não tem nada ver com dinheiro. Aliás, no meu entendimento, não tem nada a ver nem com o próprio Deus, e sim com a consciência de cada um.
Anônimo disse…
Falta de Ética Cristã...

Infelizmente a IURD não deveria ser denominada como uma denominação evangélica ou cristã... Não há beneficio algum a não ser beneficio proprio, uma pessoa como Edir Macedo tinha que pegar prisão perpétua por se aproveitar da ignorancia espiritual, falta de informação de muitas pessoas que adentram os templos na esperança de ouvir uma palavra AMIGA, algo que lhes confortem o coração e em vez disso exploram a boa fé do povo brasileiro, como esse senhor milhares de pessoas foram ludibriadas no intuito de resolverem seus problemas, sóq ue se esquecem de um pequeno detalhe COM DEUS NÃO SE NEGOCIA, DEUS NÃO É OBRIGADO A REALIZAR NADA PRA NINGUÉM, ELE É SOBERANO E NÃO VAI SER PELAS CAMPANHAS E INDULGENCIAS QUE VAI MUDAR ALGUMA COISA, DEUS NÃO É EMPREGADO DE NINGUÉM E COM UMNA AUTORIDADE MÁXIMA COMO É NOSSO DEUS, QUEM SOMOS NOS PRA DIZER O QUE ELE DEVER FZER OU NÃO, TEMOS QUE SER SERVOS E ISSO IMPLICA EM SERVIR, LEVAR A PALAVRA A QUEM PRECISA E NAO EXPLORAR !!!! Porque a IURD não se desenvolveu em paises de 1º mundo??? Porque nos USA ela foi proibida por 48 estados de atuar??? PAREM DE DIZER QUE SÃO EVANGÉLICOS, ESTÃO QUEIMANDO OS VERDADEIROS HOMENS DE DEUS QUE DÃO DURO, SUOR, LAGRIMA E SANGUE PARA AJUDAR... AJUDAR E NAO EXPLORAR QUEM PRECISA!!!! ATÉ EMPRESTIMOS ELES FAZEM PARA OS FIÉIS, OU SEJA O DINHEIRO DO FIEL ESTA SENDO INVESTIDO EM DISFACTORING, COMPRA DE REDE DE POSTOS DE GASOLINA... EMPRESTIMOS ??? EDIR MACEDO... EU AINDA VOU TE VER ATRAS DAS GRADES !!! PELO FATO DE ABUSAR DA BOA FÉ DE UM POVO QUE ESTÁ CANSADO DE SER ENGANADO!!! PERDEU O BRIO??? PERDEU A VERGONHA ??? AS PESSOAS VENDEM O QUE TEM INDIRETMENTE PRA VC SUSTENTAR O SEU LUXO!!! PARE E PENSE EM QUANTAS PESSOAS VC PISOU PRA TER O JATINHO DE LUXO OU O ROLLS ROYCE QUE VC TEM SEM CONTAR NAS COBERTURAS EM MANHATAN NYC... UM DIA ESSE MUNDO VAI ACABAR... CAVE UMA COVA BEM GRANDE MAS NAO É P ENTERRAR SEUS BENS MATERIAIS NAO... É PRA ENTERRAR O TAMANHO DA SUA FALTA DE CONSCIENCIA SEU MALDITO!!! QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DA SUA VIDA SEU IMUNDO!!!
Anônimo disse…
o porque da impunidade é porque o evangélico é sinonimo de voto para os politicos...e a universal esta muito arregada no poder...cabe a nós cidadaõs fazer com que as denuncias cheguem a público,e desmascarar de vez com essa universal do reino de satanas.
Anônimo disse…
Falou certo meu amigo.Se fosse de Deus,fariam doaçoes,procuravam saber quem na igreja estaria passando necessidade para ajudarem .Exploram sem piedade dos coitados que por algum motivo estao ali desesperados com algum problema pessoal,na familia etc,em busca de amparo emocional dos pastores e socorro de Deus.Certo dia, estava eu neste local e fiquei indignada quando o dito cujo falou:nao tem dinheiro para nos dar? entregue seu vale transporte, Deus nao lhe deixara na mão!
Anônimo disse…
KKKKK HOMEM DE POUCA FÉ NE?ELE ERA DEFICIENTE E NAO TEVE FÉ NEM PRA SER CURADO!
TALVEZ ELE DEU O DINHEIRO PRA IGREJA,MAS QUANDO ORAVA ELE PEDIA A DEUS,NAO PRO PASTOR! TENHO PENA DESSE POBRE HOMEM DE "POUCA FÉ"...
INFELISMENTE!
AGORA VC Q TA ESCREVENDO, NAO SE DEE FALAR DE ALGO Q NAO VIU...Q SÓ OUVIU!DEVERIA FREQUENTAR UMA IURD APOSTO Q PERTO DE VC TEM UMA! E ESSA SITUAÇAO DIFICIL Q VC TA ENFRENTANDO SABE?ESSA DAÍ Q TE FAZ PERDER O SONO,C SABE NE?ENTAO...VAI PASSAR!
DEUS ABENÇOE!
Anônimo disse…
O homem acredita no que quer acreditar,e ele acredita no que lhe e necessario e conviniente,seus criterios de julgamento sao emocionais e passivel de erros.Dao testemunhos precipitados e as vezes sem maldade se equivocam;e a quem caberia elucidar estes enganos nao o fazem,pois se beneficiam destes testemunhos equivocados.
Anônimo disse…
JESUS QUE É O PRÓPRIO FILHO DE DEUS,NOS RELATOS BÍBLICOS Ñ AGRADOU A TODOS E NEM POR ISSO DEIXOU DE CUMPRIR SUA META QUE É SALVAR O MUNDO DOS PECADOS. MEUS AMIGOS SE A OBRA É DE HOMENS CONCERTEZA PEREÇA MAIS SE É DE DEUS Ñ PODERÃO DESTRUÍ-LA.VEJAM A IURD TEM MAIS DE 33ANOS JÁ ESTÁ EM MAIS DE 170 PAÍZES SÓ NO BRASIL SÃO MAIS DE 4.000 TEMPLOS.PENSE...
Unknown disse…
tudo é possivel com o dinheiro meu amigo. Essa ceita satanica denominada IURD ainda vai acabar... ceita maldita suja... sera que vocÊS Seguidores dessa ceita não param para raciocinar que vocês trabalham para sustetarem o charlatão do edir macedo e sua corja.. DEUS NÃO PRECISA DE DINHEIRO E SIM DE ATITUDE !!!VOCÊS JA VIRAM ALGUM PASTOR DE VOCÊS COM DIFICULDADE FINANCEIRA.. APOSTO QUE NÃO...
MAS ALGUM "IRMÃO" DE VOCÊS, TENHO CERTEZA QUE SIM... Admiro muito edir macedo, pois esse é o maior EMPREENDEDOR DO BRASIL... CONSEGUIU FAZER UMA EMPRESA (IURD) ONDE O RETORNO VEIO MUITO RÁPIDO!!
ULTIMA COISA... VOCÊS FIES DA IURD, A CEITA DE VOCÊS É TÃO ATRELADA A COISAS ERRADAS, QUE EM TODOS "EVENTOS HUMORISTICO" DENOMINADO FOGUEIRA SANTA A POLICIA FEDERAL CAI EM CIMA E SEUS PASTORES DÃO AQUELE JEITINHO..
Anônimo disse…
NA MINHA OPINIÃO, O QUE ACONTECE NA IGREJA UNIVERSAL É O SEGUINTE: AS PESSOAS CHEGAM DESESPERADAS LÁ E TEM FÉ. MAS ESSAS PESSOAS VÃO COM A FE VERDADEIRA EM DEUS E EM JESUS CRISTO, OS PASTORES COMANDADOS POR EDIR MACEDO SE APROVEITAM DA FÉ VERDADEIRA DAS PESSOAS E COM PALAVRAS BONITAS ARRANCAM O DINHEIRO... MAS ESSAS PESSOAS DE FÉ VERDADEIRA CONSEGUEM ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS POR QUE DEUS VIU APENAS A FÉ DELAS, O DINHEIRO NÃO TEM NADA A VER...SE ELAS, MESMO SEM DAR UM CENTAVO, CHEGASSEM LÁ COM A MESMA FÉ, ALCANÇARIAM O MESMO RESULTADO. ENTÃO ISSO SE TORNA UM CICLO QUE NÃO ACABA, VC ACREDITA QUE AQUELE MILAGRE QUE RECEBEU FOI POR CAUSA DO DINHEIRO QUE DEU E CONTINUA DANDO CADA VEZ MAIS POR QUE QUER RECEBER OUTROS MILAGRES E PROTEÇÃO DE DEUS... É ISSO QUE ACONTECE, SE VC MESMO EM CASA CULTIVAR A MESMA FE E AMOR A DEUS E A JESUS CRISTO, TERÁ A MESMA BENÇÃO. AGORA AS PESSOAS QUE SE DIZEM CATOLICAS TEM UMA FE MUITO SUPERFICIAL, SE DIZEM CRISTÃS, MAS SE DROGAM, TRAEM SEUS CONJUJES, PARTICIPAM DE ORGIAS, DE BEBEDEIRAS, DE PORNOGRAFIAS E COISAS ERRADAS E RECLAMAM QUE DEUS NÃO AS ABENÇOAM... É UMA PALHAÇADA, DEUS NÃO OLHA PARA PLACAS DE IGREJAS, DEUS OLHA O QUE HÁ DENTRO DE NOSSOS CORAÇOES E NOSSOS PENSAMENTOS. UM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS OS ABENÇOEM
Anônimo disse…
ALGUÉM PODE ME EXPLICAR COMO UM DEFICIENTE MENTAL ENTENDE O QUE É VENDER E NÃO ENTENDE O QUE É DOAR?

ESSES ADVOGADOS SABEM COMO GANHAR DINHEIRO COM ESSA GENTE...
Anônimo disse…
enquanto estão perdendo tempo discutindo que é de de Apolo e quem é de Paulo, Jesus esta voltando, parem de se alfinetarem, e se segurem pra que não caiam , ou venha a perder a coroa da Vida
Anônimo disse…
Meu Deus! Como esta Neusa delira! Ela é maluca, como a maioria dos crentes.
Raphaela Marinho disse…
Na universal ninguém é obrigada a nada, se ele deu foi pq ele quis, o dizimo é mas do que obrigação pois estamos apenas devolvendo a DEUS .

As bençãos de Deus sobre os dizimistas é bem maior do que suas ofertas.
Anônimo disse…
Claro que não Universal ninguém é obrigado a dar nada. Depois da lavagem, os coitados dão tudo, como este zelador. Os arrecadadores de dízimos do bispo Edir Macedo não poupam nem pessoas com déficit mental.
Anônimo disse…
digo a todos que criticam o evangelho de JESUS CRISTO,vai pro inferno ficar com o diabo no lago de enxofre;JESUS VIRÁ E voce que critica não é um dos escolhidos.quero dizer que a igrja universal é de DEUS e voces criticadores são filhos do diabo.
Unknown disse…
A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS...
ESTA SENDO CODENADA com seus atos
fui da igreja em1996 ela era uma maravilha mas o tempofoi passando e pastores gananciosos
com ma´ fama e ai vcs sabem
mas nem TODOS QUE DIZEM SENHOR ,SENHOR HERDARA O REINO DOS CEUS...
Anônimo disse…
Fico indignada em ver tais comentários. Se os pastores da Igreja Universal são ladrões, os mesmos seriam os ladroes mais burros da face da terra, porque estariam roubando e não desfrutando disso. Eles dão a vida pelas almas, vivem 24 horas dentro da Igreja. E ainda sim levam o nome de ladrão. Fica aqui minha indignação.
Anônimo disse…
QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS VCS. NÃO ESTAMOS AQUI PARA JURAR, NÃO SE ESQUEÇA QUEM JUGA UM DIA SERÁ JUGADO ISTO É BIBLICO. SE ACHAM ERRADO O QUE FAZEM APENAS OREM, NÃO APONTEM O DEDO. ACREDITO QUE NÃO ESTÃO ERRADO PORQUE TUDO QUE FAZEM DENTRO DA IGREJA NÃO SAI DO QUE ESTÁ ESCRITO NA BIBLIA: "QUEM DA RECEBE, QUEM PLANTA COLHE". É NISSO QUE ACREDITO!!!
Anônimo disse…
Peço aos comentaristas que, para facilitar a leitura, evitem escrever só com letras maiúsculas.
Anônimo disse…
A UNIVERSAL NAO PERDOA NEN OS CENTAVOS KKKKKKKK CAMBADA DE CHARLATAO EOS TROUXAS ACHAM QUE DEUS SE MANIFESTA NAQUELA IMPRESA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
A UNIVERSAL NAO PERDOA NEM OS ULTIMOS CENTAVOS QUE TEM NA CARTEIRA kkkkkkkkk CAMBADA DE CHARLATAO VAMO CONTRIBUI MINHA GENTE SE NAO OS ATORES RUINS DA RECORD FICAM SEM SALARIO EO EDIR VEIACO MACEDO FICA SEM GRANA PRA ABRIR MAIS EMPRESAS BANCOS UNIVERSAIS DO DINHEIRO DOS TROUXAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
Tem gente que cirica outros acham legal e que ninguem é obrigado a entregar nada a ninguem...
Mas gente como nossos brasileiros que estão em desepero: primeiro acreditaram em um grupo que se diziam honestos e éticos e hoje vemos oq se passa pelo nosso pais..
segundo: estão assim sem rumo...e ha os espertlhões que se paroveitam iddso para vender um pedacinho no céu e que o pagamanto seja em forma de dizimo 10% do que ganham mensalmente e que sse dizomo é para agradar Deus
Me diga: o que Deus fará com essa grana?
Segundo: qme disse que devemos entregar 10% como dizimo?
terceiro ninguem fiscaliza isso?
Não ha prestação de contas desse dizimo?
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=rtkhS8nl3Vs

vejam esse vídeo onde o edir macedo xinga e humilha esposas de pastors. Entrem tb no orkut e procurem pela comunidade chamada EX OBREIROS , lá tem diversas pessoas contando suas trágicas experiências dentro da iurd
Anônimo disse…
Como os pastores mesmo dizem durante as reuniões, dá o dízimo quem quiser, mas se não der vai pro inferno!!! Isso q é liberdade de escolha!!! O dá, ou queima!!!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Não mais serão publicados textos só com letras maiúsculas. Por isso motivo, o comentário acima foi deletado.
Tatinha disse…
Bem, não me surpreendi muito com a notícia, pois, em primeiro lugar, TODOS os frequentadores da universal (isto mesmo, "universal" com letra minúscula...)são débeis mentais. São pessoas ignorantes e praticamente iletradas (fato que é facilmente observado pelo assassinato feito à lingua portuguesa nos comentários dos evangélicos que insistem em defender esta quadrilha de mafiosos). E os empresários da universal se aproveitam disso. A universal existe até hoje, não pq é de Deus, como disse um acéfalo (para os evangélicos da universal: acéfalo = sem cérebro)em um dos comentários. Ela existe até hoje pq nosso povo continua sem acesso a educação de qualidade, fazendo com que sejam facilmente enganados e manipulados por estes criminosos. Mas, vejam só que interessante: Se fosse, assim, como disse o "cidadão ou cidadã", o mesmo teria que se curvar à seguinte conclusão (ops... acéfalos não chegam a conclusões...): Pq a Igreja Católica (que os evangélicos tanto criticam) existe até hoje? PQ É DE DEUS!!! kkkkk... E olha que ela existe há MUITO mais tempo do que as empresas evangélicas do "macedão". Pq o Espiritismo, que cresce vertiginosamente a cada dia e que, obviamente tb é bem mais antigo do que as lojinhas do "macedão", mas é tão criticado pelos coleguinhas, existe até hoje? PQ É DE DEUS!!!. E a Maçonaria (caso vcs não saibam tb é MUITO mais antiga do que o comércio do macedão)?. Queridos, a esmagadora maioria das religiões existe há mais tempo do que a universal, só vcs não sabem disso. E, quanto ao comentário imbecil de que ninguém é obrigado a fazer doações para a empresa, pensemos o seguinte: Alguém foi obrigado a votar no Arruda(para os evangélicos da universal: Arruda é aquele político dos "panetones")? Claro que não. Bem, então, não precisamos puní-lo. TADINHO, MINHA GENTE!!! Ele só fez isso pq NÓS DECIDIMOS colocá-lo lá!! O que mais ele podia fazer? ABSOLVIÇÃO TOTAL PARA O ARRUDA!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk...Já pensaram se a moda pega???? Fico muito feliz em ver que, finalmente, essa empresa chamada "universal" está sendo punida pelos seus crimes. E, aguardem, tenho certeza de que Deus não mais tolerará a utilização do seu "Santo Nome em vão", como estes imundos fazem.
Rubens disse…
"pegou dinheiro emprestado em banco"

E o banco vai ser punido também? Onde já se viu emprestar dinheiro a deficiente mental??
José disse…
Absurda falta de respeito e humanidade para com o próximo. É nojento determinadas atitudes de pastores em relação aos fiéis. Tenham consciência antes de iniciarem em determinadas ''seitas''. Não vale a pena e pode custar caro.
Anônimo disse…
Penso que todos os evangélicos podem ser enquadrados em dois típicos específicos: Vigaristas e Doentes Mentais. Somente pessoas com considerável retardo mental para crer em uma instituição dessas. Chega ser patético.
Anônimo disse…
essas pessoas q falam da IURD realmente não tem o q fazer,título de igreja não vai salvar ninguém,e outra porq ninguém fala da igreja católica desses padres imundos bando de pedófilos safados,em todo lugar há pessoas q n presta deixem de falar da universal e se preocupem c a volta de Jesus bando de idiotas...
Anônimo disse…
engraçado iurd e muito perceguida... pois tal nosso senhor jeus foi persseguido . se nao fosse o trabalho espiritual na qual tive e tenho na iurd eu estaria morta e sem salvaçao .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih