Pular para o conteúdo principal

Delegada Renata conta como conduziu o caso Isabella

delegadaRenataPontes3 Embora tenha passado pela sua mesa casos de grande impacto emocional, como o do empresário Manfred von Richthofen e sua mulher, Marísia, assassinados a pauladas, crime que teve a participação da filha do casal, a Suzane, a delegada Renata Pontes (foto) descontrolou-se em um momento no caso Isabella: chamou Alexandre Nardoni, pai da menina, de assassino. Ela foi criticada pela imprensa pelo seu pré-julgamento.

Em depoimento ao juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, Nardoni queixou-se da delegada. Anna Jatobá, a madrasta, disse ao juiz que foi pressionada pela Renata a denunciar o marido, porque, se não o fizesse, pegaria prisão provisória.

Na semana passada, em entrevista ao repórter Valdir Sanches, de Época, Renata Helena da Silva Pontes, delegada-assistente da Delegacia do Carandiru (zona norte de São Paulo), se apresentou serena e tranqüila. Uma tranqüilidade de quem tem a consciência leve porque sabe que cumpriu a sua obrigação: Alexandre e Anna estão presos e serão levados ao Tribunal do Júri como réus pelo assassinato de Isabella, 5, que na noite de 29 de março deste ano foi espancada, esganada e jogada pela janela do 6º andar do apartamento do seu pai, conforme denúncia que o Ministério Público fez à Justiça.

À revista, a delegada contou que desconfiou de Alexandre e Anna desde o começo, já na primeira e longa conversa que teve com os dois, após a morte da menina.

Ela estranhou o fato de o pai e a madrasta estarem  tranqüilos, e não abalados. Alexandre, inclusive, chegou a comentar com Anna: “Olha, eu vou sair na Rede Globo”.

Alexandre nem sequer desconfiava que por semanas o caso Isabella ia mobilizar toda a imprensa, numa  extensa cobertura jamais vista, e que ele e sua mulher ficariam famosos, de não poderem sair às ruas, até porque correriam o risco de serem linchados.

A delegada disse que, naquela conversa, os dois falavam com insistência que um “ladrão” tinha invadido o prédio e matado a Isabella, embora nada tenha sumido do apartamento.

Eles pareciam estar conformados com a morte da menina pelo suposto ladrão, e não se perguntavam por que alguém faria crueldade de jogar a menina da janela, se poderia ter fugido do apartamento.

O casal tinha mais certeza do que dúvidas e estavam afinados no que diziam -- não havia, entre eles, nenhum ponto de vista diferente. Isso chamou a atenção de Renata. E a história do ladrão lhe pareceu inverossímil. A delegada se perguntava: por que um ladrão, que estaria com uma cópia da chave do apartamento, na versão do casal, se preocuparia em trancar a porta quando fugiu?

Renata disse que comentou com Alexandre e Anna que o normal seria o ladrão ter fugido ao perceber que Isabella estava acordada.

Nardoni contra-argumentou: “Então ela [Isabella] pode ter reconhecido ele [o ladrão]”.

Mas a delegada questionou-o: “Nesse caso, por que criar tanta dificuldade? Se ele tem uma faca, dá uma facada. Sabendo que o pai ia à garagem e voltava, o que demora dois minutos, ele não teria todo esse trabalho de procurar a tesoura, a faca, asfixiar a menina, jogar, guardar a faca e a tesoura, sair e ainda trancar a porta”.

Ao perceber que a história do ladrão não estava convencendo a delegada, Alexandre e Anna falaram da possibilidade de o crime ter sido por vingança, embora admitissem não ter inimigos. “Mas ontem o zelador [do prédio] ficou olhando de uma maneira estranha para Isabella e para mim”, disse Anna.

Além do zelador, o casal apontou com suspeitos um pedreiro que instalou uma antena no prédio e o porteiro.
 
Anna_Alexandre Renata Pontes revelou que decidiu pedir a prisão temporária de Alexandre e Anna (foto) no dia 29 de abril, depois de ter colhido, entre outros, o depoimento de duas pessoas que não se conheciam que disseram ter ouvido, do apartamento do casal, o grito de uma criança: “Papai, papai, papai, pára!” A criança seria Pietro, filho de 3 anos do casal. A delegada concluiu que o menino chamou a atenção do pai, para impedir que Anna esganasse Isabella.

No texto final de 46 páginas do inquérito, Renata escreveu que Alexandre foi “um homem inerte e abobalhado diante da fúria de Anna Carolina Jatobá, que asfixiava a pequena Isabella na sua presença”.

A delegada chegou a essa conclusão a partir dos depoimentos, porque não há um laudo da perícia que comprove que foram mãos femininas, as da Anna, no caso, que asfixiaram a menina. Mas no pescoço de Isabella as marcas de aperto são inquestionáveis, embora um perito contratado pela família Nardoni conteste que a menina tenha sido submetida a essa violência. 

Solteira, Renata reza todos os dias na capela da delegacia. Gosta de pintar paisagens serenas e adora a investigação policial, o que implica por vezes suportar emoções fortes, como no caso Isabella, um constraste às suas pinturas. 

A delegada disse que, depois de longo expediente de trabalho, angustiava-se em sua casa ao pensar que Anna Carolina de Oliveira, a mãe de Isabella, não tinha mais a filha para beijar.

Renata se emocionou também quanto ajuntou fotos da menina para anexá-las ao inquérito. De uma professora da escola da Isabella, ela obteve cem fotos. Montou um álbum com 20 delas: a primeira é do nascimento da menina, a última, da morte.

Ela tinha esperança de que Alexandre também se emocionasse ao ver as fotos e assumisse o crime em seu depoimento ao juiz Fossen. Mas Alexandre e Anna continuaram sustentando que foi um ladrão, “um monstro”, que matou a sua filha. E até um certo momento, conforme diálogo flagrado pela tv entre Nardoni e seus advogados, ele acreditava que ia  conseguir escapar ileso “desta” [enrascada].

isabella_closeDurante o período das investigações e da coleta dos depoimentos, Renata  mantinha em sua mesa, na delegacia, uma foto de Isabella, para lhe dar forças no trabalho. Agora, essa foto está em seu apartamento.

> Caso Isabella.    > Gente.

Comentários

João disse…
Paulo,

Acompanhei com interesse este caso na Record Internacional,todos os dias ele era dissecado exaustivamente.
Desde o inicio era claro para mim e para todos,que tinha havido assassínio dos pais,em que os motivos deixavam todos estupefactos e chocados.
Era fácil perceber que a teoria dos pais era falsa,não tinha sentido.

Os especialistas de criminalidade e policias de investigação,costumam afirmar que o crime tem uma lógica simples e prática,ele é comum e não tem nada de fantástico ou espantoso,são situações banais do dia a dia que o fazem despoletar,basta haver as certas condições para tal acto.

Ninguem é de ferro,nem juízes ou advogados,a maioria talvez seja pela frieza,desinteresse e controle,é compreensível que a Renata Pontes tenha sentido com sensibilidade a situação,e em algum momento tenha perdido o controle.

Que eles dois sejam punidos,acho que são um perigo em especial para seus filhos e crianças,e a Anna Jatobá parece-me ser uma mulher psicotica.

Abraço amigo,um bom fim de semana,tranquilo e seguro,
joao
disse…
esse crime foi horrendo coisa de monstros.Sabe temos um caso aqui em S.catarina,menina Gabrielli,caso julgado e condenado um inocente,pura sujeira de polícia incompetente.Fiquei muito abalada com o caso da Isabela,nossa são assassinos que não sabem da furia de DEUS.Mas é assim mesmo temos que orar bastante para que não aconteça mais eese tipo ou todos em geral de crimes,depois desse aconteceram vários outros casos,foi muito bom que a imprensa divulgou e que fiquem presos.Que a Justiça seja justa não a que temos aqui,puro circo armado.deveria ajudar a divulgar t/bém o caso aqui pois ajudaria muito.nada tenho a ver com as pessoas parentes e adventistas envolvidas .Odeio injustiça.A justiça é a maior das caridades.Fique com DEUS e que a justiça prevaleça.anjo isabeli e gabrilli estão agora juntas no céu.
Anônimo disse…
A delegada foi até calma, pois a vontade do povo era de esganar aqueles dois que fizeram aquele teatrinho mediocre, é uma pena a nossa vontade não prevalecer pois a minha vontade era que tivesse pena de morte para esse tipo de caso e tbm no caso de pedofilia que é uma das coisas mais nojentas que já vi.
Um grande abraço a todos e muito calma para o juiz desse caso para que prevaleça a pena máxima
Unknown disse…
RENATA VC FOI USADA POR DEUS, P/ FAZER JUSTIÇA A ISABELLA, AMO ELA SUA MAE SUA FAMILIA! SE PASSARAM 5 MESES E CHORO, IMAGINANDO A AGONIA DELA, SENDO ESPANCADA SABENDO QUE O MONSTRO DO PAI, O UNICO Q/PODERIA AJUDÁ-LA ESTAVA AJUDANDO ACABAR C/ELA.EU N/CONSIGO ACEITAR ACREDITAR COMO Q/UM PAI TEM A CORAGEM DE FAZER C/UMA FILHA TAO LINDA!MEU DEUS E ANGUSTIANTE ESTOU CHORANDO AGORA... PENA MAXIMA P/ELES, PELO AMOR DE DEUS N/DEIXA ELES APENAS 10,20 ANOS E DEPOIS TER REDUÇAO DE PENA.SAO MONSTROS CAPAZES DE MATAR OS OUTROS DOIS FILHOS,SOBRINHOS,VIZINHOS ETC... TEM QUE FICAR PRESO O RESTO DA VIDA, SAIR DE LÁ MORTOS! PENA MAXIMA!PENA MÁXIMA!PENA MÁXIMA!
Fabiany disse…
sinceramente é um crime que ainda
me comove da mesma forma ou até mais do que antes.olho as fotos da isabella ,e penso na carolina,o quanto essa mulher sofre.
a dor dela sempre existirá ,pois a peerda será irreparável,mas que bom que existem pessoas como a doutora renata e o cembranelli que dedicaram e ainda dedicam suas vidas em busca de justiça .mas o principal que espero que deus sempre esteja com a ana carolina dando-lhe força e paz!!!!1
Anônimo disse…
Eu só epero que esse caso ñ seja esquecido mesmo!Esses dois''montrons'' que dizem seres humanos e o pior inocentes,paguem pelo horror que fizeram com uma criança tão bela.Impossível acreditar que um pai seja capaz de tanta crueldade,e ainda se fazer de vítima querendo enganar a todos dizendo que ñ são culpados.Chega de tanta palhaçada!Vcs vão pagar na cadeia...
Anônimo disse…
Espero que esses montros fiquem por muito tempo na cadeia, o que eles fizeram foi um ato desumano, horrível, não tiveram nem um pouco de piedade daquela criancinha, e o pior sua filha. Achei a atitude dessa delegada excelente, Deus te proteja Renata continue assim, é de policiais dessa categoria que o país estar precisando.
Anônimo disse…
Renata eu me comovi muito com esse caso e imagino vc,vc foi brilhante uma excelente profissional adorei mesmo seu trabalho para com o caso,eu no seu lugar dava uma surra em cada um deles,mais você foi ponderada e apenas disse o que todos estavam dizendo,só que você teve a bela oportunidade que todos queriam que foi a de manda-los para a prissão,achei lindo essa historia da foto,ela realmente era linda demais.Que Deus continue iluminando você nessa abençoada profissão que é combater a violencia,que ele te proteja sempre.Um abraço e até mais,espero que seje rapido a condenação porque pra falr a verdade nem vejo a hora de acontecer.
Anônimo disse…
ASSISTAM O VÍDEO "ISABELLA FELIZ COM O PAI E TIA CAROL".
Marilena Chauí fala do discurso da autoridade como aquele que é ouvido como verdade. Quem está no poder diz o que bem entende e as pessoa simples acreditam, por que nada entendem, outros com escolaridade e visão de mundo mediana repetem o que ouvem para aparecer. E na verdade não se perguntam, não param para analisar eles mesmos, não são capazes de ver que a história da reconstituição absolutamente se encaixa. Não têm escrúpulos em acusar, mas acusam porque se acham prestigiados ao repetirem a última besteira, escamoteação e idéias de prejulgamento publicadas. Se a história se encaixasse, em primeiro lugar, se eles brigaram lá pelas 11 ou 11:20, como o GPS do carro foi desligado às 11:36? Se fosse o menino que tivesse presenciado a cena e gritado como ele não contaria isso até agora? Se então sobra a menina para ter pedido socorro do pai, como ela entraria desacordada? Você estava lá para ver? Então como você tem tanta certeza do que dizem?
Se a delegada ao invés de pedir as fotos à mãe, pedisse as fotos ao pai e ao restante da família, talvez pudesse ter outras conclusões. Mas há uma idéia preconceituosa gerindo tudo isso com base nos contos de fada: "mães são boas, madrastas são más" com base nisto tudo foi norteado, e não só havia o desejo de destruir uma família que tinha vencido na vida. Havia ameaça à família Nardoni caso não dessem dinheiro, um ano e meio antes, com boletim de ocorrência, mas isto não foi investigado... Isto é um absurdo.
Anônimo disse…
Ei, você aí em cima: sim, existe o preconceito de que "mães são boas, madrastas são más". Todos sabemos que existem madrastas boas. Mas também existem as madrastas más, igualmente como há as mães más. A existência de um preconceito não deveria servir de argumento para absolver ninguém.
Anônimo disse…
Sem filigranas. Como ser humano é difícil acreditar que um pai possa participar ou mesmo assistir passivamente alguém agredindo um filho seu. Matando então, nem pensar. Resisti à conclusão de que o pai teria praticado ato tão pérfido. Entretanto, as provas que incriminam o casal nardoni (minúsculo mesmo) não foram contestadas sequer medianamente. A DELEGADA (maiúscula mesmo) apresenta, serenamente, uma linha de raciocínio irrefutável. Ela sentiu o caso. Ana Carolina Jatobá, pelo semblante que apresenta e pelos fatos conhecidos sobre sua conduta passada, é uma mulher voluntariosa e possessiva. O avô da pequena Isabela, advogado, quebra o ditado popular de que os avós amam mais os netos que os filhos. E, pior, se conbhecer a verdade e ocultá-la da justiça. Assim, que a JUSTIÇA seja feita. Elementos processuais não faltam. A JUSTIÇA É CEGA MAS O JUIZ NÃO.
Anônimo disse…
Notaaa 10 Paraa Delegadaaa ...
Anônimo disse…
Se você registrasse um boletim de ocorrência e não obtivesse resposta, e lhe acontecesse isto o que você acharia? Por que a polícia é tão acreditada, acho que poderiam parabenizar o delegado que mandou prender o tenente pedófilo que comandou as buscas. E por que não isolaram o prédio? Talvez para que a 3a. pessoa pudesse sair. E quem disse que a 3a.pessoa não estaria ainda no apartamento quando chegou, escondido,...É o único caso que conheço que exigem que as vítimas tenham solução para o caso. Se não sabem quem foi, então foram elas... Será que o papel da polícia é soltar boatos na imprensa...dar entrevistas...E o pedreiro onde anda que não compareceu e o juíz não fez nada... Será que mudou a versão por ameaças de terceiros...É o mesmo povo que achava que comunista comia criancinha agora acha que foi a madrasta... Por que há tarja em cima da foto do pescoço da menina... Não há consenso dentro do próprio Instituto de criminalística... E o povo não quer ver...
Anônimo disse…
Conheço muito bem a Renata Pontes. Lamento que tenha sido ela a delegada desse caso. Sei que de mentira e enganação ela é mestre. Lamento pela Isabela. A verdade nunca saberemos...
Anônimo disse…
Digo mais. Caso ela tenha acesso a esta informação e queira saber com quem falar, é só procurar sua cidade de origem São José do Rio Preto, e falar com uma de suas grandes amigas do passado. Pense bem Renata. Nada acontece por acaso...
Anônimo disse…
Tantas Vaidades envolvidas... E o corpo de uma criança de 5 anos estendido no chão. De um lado dois acusados, de outro, o avô que parece não ter perdido a neta e no meio disso tudo? Teorias absurdas sendo construídas e pagas. Tenente Pedófilo? Pedreiro Sumido? Terceira Pessoa? Falta de profissionalismo ao isolar o prédio? um ladrão limpo e educado que entrou no apto somente para jogar Isabella, guardar a tesoura e trancar a porta? É muito triste ver o que acontece quando não se impõe limites a um filho... quando se é permissivo ao extremo... pensem bem ... uma menina estendida no chão e até agora nenhuma lágrima do avô paterno! É revoltante! Mas eis que aparecem do nada médicos, legistas e escritores querendo fazer justica com o pobre casal açoitado pela mídia... a palavra é ESCÁRNIO... isso é o que eles fazem com a família da menina morta, compram laudos, livros, depoimentos e tudo isso para quê? Para que o filho não seja punido exemplarmente pela justiça pelo crimes que cometeu; o de ter sido um pai ausente, omisso, um homem subjugado pelo poder de uma mulher voluntariosa e ciumenta. e além disso, o pior de tudo, nem um lampejo de sinceridade no olhar.é Triste de se ver. Família vencedora... Faça-me rir...
CLAUDIO disse…
Horrendo este crime, só quem não tem sensibilidade pode considerar a inocência destes psicopatas, a dona renata pontes fez um bom trabalho, não vamos deixar que ele se desfaça só porque o alexandre e a amada podem pagar um bom advogado.
Anônimo disse…
Alexandre Nardoni tem muita razão ao afirmar que um monstro matou sua filha. Mas ele seria melhor compreendido se afirmasse: "alguém matei, não sei quem fui". Cara de páu é esse cara. Mas também, pudera! Quem tem um pai como o dele, que rí ao dar uma entrevista e não demonstrando nenhuma sensibilidade pela perda da netinha, certamente é frio mesmo. Esse Antonio, que sempre acobertou o filho, superprotegendo-o, criou o tal monstro. Mas DEUS, que não permite que nada seja encoberto para sempre, fará com que, no momento certo, esses canalhas todos paguem pela morte da inocente Izabella, e pelo sofrimento à família materna que são as únicas vítimas nesse caso que abalou todo o Brasil

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento