Os proprietários do Saciperere.com.br, de venda de brinquedos, ficaram intrigados em 2004 com o sistema de busca do MSN: quem procurasse pelo site acabaria tendo na mesma tela de resultados o endereço da Americanas.com
Verificou-se que o mesmo ocorria quando se buscava por lojas concorrentes da Americanas, como Casa &Vídeo e Ponto Frio.
Constatação óbvia: o resultado da busca do MSN estava sendo manipulado de modo a beneficiar as Americanas.
Os donos da Saci recorreram naquela época à Justiça e agora o juiz Luiz Roberto Ayoube, da 1ª Vara Empresarial do Rio, condenou a Microsoft e a Americanas por serem desleais na publicidade on-line.
Em 2005, a Justiça já tinha decidido em caráter provisório (liminar) que a Microsoft deveria pagar multa de R$ 10 mil por dia, enquanto não fosse mudado o algoritmo da ferramenta da busca, o que só ocorreu três meses após decisão judicial, informa o Globo Online. E ainda assim porque a empresa recorreu da decisão e perdeu.
O juiz Ayoube não fixou o valor de uma indenização a ser paga pelo Microsoft e Americanas.com porque antes é preciso haver uma perícia no contrato publicitário entre as duas empresas.
Gustavo Serra, advogado da Saci, estima que a indenização possa chegar a R$ 3 milhões.
Luis Enrique Galdamez Echeverria, diretor da empresa, contou que descobriu por acaso a manipulação, ao ser indagado por clientes em que loja da Americanas havia um departamento da Saci Pererê.
COMENTO
A manipulação do resultado da busca foi, claro, um burrada, para não ter de usar uma palavra chula.
O sujeito da Microsoft que autorizou a fraude colocou em risco a credibilidade da ferramenta de busca, em troca de uns trocados da Americanas.com. E a credibilidade é fundamental para esse tipo de serviço. Ele devia saber disso.
Fico imaginando o que mais tem sido manipulado, não de maneira tão tosca, como foi a deste caso, mas de modo sofisticado e imperceptível. E não me refiro somente à Microsoft, mas a Google e demais empresas do setor.
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