Pular para o conteúdo principal

Continuam as mortes de bebês em Belém (PA). Basta!

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), foto, é uma incompetente e irresponsável. Alguém precisa dar um chacoalhão nesta mulher, para que ela tome uma iniciativa e detenha as mortes de bebês na Santa Casa de Belém, capital do Pará.Julia_carepa

Até este domingo, a contagem oficial dos óbitos ali desde 20 de junho é de 32. Desde janeiro, o total de bebês mortos chega a 253, bem acima de qualquer parâmetro tido como normal.

A situação precária daquele hospital (faltam médicos, leitos, equipamentos, limpeza, tudo) foi denunciada há meses por médicos e pelo Ministério Público. E nada foi feito.

Recentemente, a imprensa informou que houve a morte de 25 bebês em menos de duas semanas.

Essa informação foi obtida no cemitério da cidade, porque a direção do hospital, pressionada pelo governo da Carepa, estava dificultando a liberação dos dados.

Pois bem, mesmo após a divulgação dessas informações, cuja repercussão foi nacional, a ocorrência de mortes na Santa Casa continua elevada.

A senhora governadora, numa atitude covarde, tem fugido da imprensa, empurrando a Secretária Estadual de Saúde, Laura Rossetti, para dizer o óbvio, que o hospital tem problema de superlotação.

Além de dizer o que tudo mundo sabe, Laura comete disparate: disse, como o fez no Jornal Nacional de ontem (ver abaixo), que os índices de óbitos de bebês “são aceitáveis”.

Ora, isso é um escárnio! Mortes "aceitáveis" para quem? Para os pais é que não são.

Já que a governadora tem de cumprir o seu mandato, porque os parlamentares do Pará não consideram a possibilidade do impeachment da Carepa, que ao menos a dona Laura seja mandada para o olho da rua, a bem do serviço público.

É preciso dar um basta às mortes na Santa Casa de Belém. A dona Carepa afirma que não há recursos suficientes para equipar o hospital e construir outro, de modo a atender toda a demanda.

Pois que ele dê um jeito. Que procure ajuda do seu amigo Lula, o presidente. Que consiga verba de emergência da União, de empresários, de entidades internacionais, que faça alguma coisa, que tire a bunda da poltrona confortável, que demonstre um mínimo de competência. E que tenha um mínimo de coragem para enfrentar as câmeras de tv e admitir que falhou, sim, a negligenciar os problemas da Santa Casa. Que demonstre um pouco de decência.

O que está acontecendo em Belém é um crime, e as vítimas, além dos bebês, são famílias de pessoas pobres e desarticuladas, que se revoltam, mas acreditam que nada conseguem fazer contra o poder do Estado. Se fosse os filhos da classe média que estivessem morrendo, a conversa seria outra.

grafico O Ministério Público tem pressionado a governadora e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente abriu inquérito para saber por que tem havido tantos óbitos na Santa Casa, como se ninguém soubesse das causas.

Isso é pouco. A população do Pará e do Brasil tem de se indignar contra esse infanticídio e exigir da Carepa e das autoridades federais que assumam as suas responsabilidades.

Chega!

 

 

> 25 bebês morrem em poucos dias no hospital de Belém. (28/6/2008)

> Mais sobre Ana Júlia Carepa.

Comentários

Anônimo disse…
Esta situação está cada vez mais absurda, o que eu não entendo e gostaria que alguém me elucidasse é como um hospital nestas condições cada dia matando mais pessoas ainda está em funcionamento, e esta maternidade? Porque ainda está aberta recebendo bebês para fatalmente virem à óbito? Não entendo, o que é necessário ser feito para acabar com isso, transferindo estas crianças e fechando essa maternidade. Acho que tem muita gente observando e não tentando fazer nada de prático e funcional.

Abraço!
Marcelo França
Anônimo disse…
Realmente, está um escândalo essa situação no Pará. É vergonhoso ver os hospitais, que são o último refúgio de uma vida, serem os lixos que são por todo o país. Enquanto isso, a cambada de Deputados, Senadores, Vereadores e todo governo, nas 3 esferas recebendo salários astronômicos para ficarem sentados em cadeiras acolchoadas e com ar-condicionado e motorista no carro zero do Estado. Até quando o Brasil vai continuar elegendo Reis ao invés de servidores?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Serviço de Informações da ditadura militar espionou mais de 300 mil brasileiros